Lei do Trabalho

Perguntas e Respostas

1) O se entende por trabalho?

É toda a atividade pela qual o homem, no exercício de suas forças físicas e mentais, direta ou indiretamente, transfigura a natureza para colocá-la a seu serviço.

2) Que significado o trabalho assume para cada ciência?

Na Física, é a produção de movimento ou de atividade a um corpo que resiste por meio de uma força outra; na Fisiologia, é  o desgaste de energia na ação muscular ou mental; na Economia, é a atividade produtora de bens ou serviços; na filosofia, que faz uma síntese de todas as ciências, envolve, além disso, a criação e evolução do ser. 

3) Quais são as concepções históricas do trabalho?

Na Antiguidade, a concepção de trabalho é pessimista; na revelação greco-romana, o trabalho ajuda na obra de Deus; na era moderna, torna-se fator de produção. Há, também, a crescente mecanização da mão de obra. A partir do séc. XVIII, destaca-se a crescente mecanização, motorização e racionalização, culminando no progressivo alargamento da automação.

4) No que se funda a lei do trabalho?

A lei do trabalho se funda na necessidade. A civilização obriga o homem a trabalhar mais, porque aumenta as suas necessidades e os seus prazeres.

5) Que raciocínio está por trás da necessidade?

Por que trabalha o homem? Para atender à sua necessidade. O que é uma necessidade? É a consciência de que nos falta algo. Por que nos falta algo? Porque a necessidade, sendo um estado de espírito e um atributo do homem subjetivo, impõe ao homem este ou aquele desejo.

6) Só devemos entender por trabalho as ocupações materiais? (Pergunta 675 de O Livro dos Espíritos)

— Não; o Espírito também trabalha, como o corpo. Toda ocupação útil é trabalho.

7) Por que o trabalho é imposto ao homem? (Pergunta 676 de O Livro dos Espíritos)

Serve como expiação e aperfeiçoamento. Sem o trabalho, o homem permaneceria na infância intelectual.

8) Nos mundos mais aperfeiçoados o homem é submetido à mesma necessidade de trabalho? (Pergunta 678 de O Livro dos Espíritos)

A natureza do trabalho é relativa à natureza das necessidades; quanto menos necessidades materiais, menos material é o trabalho. 

https://sites.google.com/view/aprofundamentodoutrinario/lei-do-trabalho 


Texto Curto no Blog

Lei do Trabalho

O conceito de trabalho varia de acordo com a ciência que o estiver analisando. Na física, é a produção de movimento ou de atividade a um corpo que resiste por meio de uma força outra. Na fisiologia, é o desgaste de energia na ação muscular ou mental. Na economia, é a atividade produtora de bens e serviços. Na filosofia, que faz uma síntese de todas as ciências, envolve, além disso, a criação e evolução do ser.

O trabalho é considerado uma lei natural porque traz implícito o elemento necessidade. Trabalha-se porque se tem que satisfazer às necessidades, que se ampliam conforme a civilização se torna mais complexa e dinâmica. Necessidade é a consciência de que nos falta algo. Conforme formos progredindo, vamos tendo necessidade de uma quantidade maior de bens para atender à nossa demanda pessoal. Hoje, incorporamos ao nosso dia-a-dia diversos bens e serviços que no passado eram considerados supérfluos. Exemplo: informática. Quer queiramos ou não, temos de nos adaptar à nova civilização.

A disposição ao trabalho varia para cada um de nós. Muitas vezes, a má escolha da profissão, por não atender à nossa vocação, é causa de muitos dissabores. Optamos por uma profissão que nos dá mais dinheiro e esquecemo-nos de que devemos construir no trabalho a nossa própria personalidade. Independentemente de termos feito a escolha segundo a nossa vocação, a psicologia adverte-nos que devemos fazer esforços por gostar daquilo que estivermos fazendo.

A maioria de nós vê somente o lado material do trabalho, ou seja, o dinheiro ganho que poderá ser utilizado na compra de bens que nos propiciarão mais conforto. Importa não nos iludirmos com essa facilidade aparente. Muitas vezes, se não soubermos utilizá-los com racionalidade, ao invés de ser um bem é um mal. Observe o automóvel: se o utilizarmos em tudo, deixamos de andar a pé e poderemos vir a ter problemas cardíacos. Do mesmo modo é a televisão. A facilidade da notícia cria a mentalidade da notícia. Se não prestarmos atenção, raras vezes estaremos visitando a nós mesmos.

Para o marxismo, a felicidade estaria relacionada com os proventos materiais do trabalho. Para o Espiritismo e algumas doutrinas espiritualistas, a felicidade iria além dos proventos materiais, pois implicaria também a evolução espiritual do ser. Dessa forma, ao produzir um bem, deveríamos ver se tem utilidade para a sociedade, depois produzi-lo o mais perfeitamente possível. Exemplo: se tivermos de escrever uma carta, escrevamo-la o mais perfeitamente possível.

Lembremo-nos de que entre os trabalhos, o mais difícil é o trabalho interior, ou seja, o trabalho de reformulação de nossos hábitos e atitudes negativos. Assim, os nossos maiores esforços deveriam ser direcionados para esse mister, pois é o único bem que nenhum ladrão nos roubará. Importa metermos mão à obra.

Fonte de Consulta

SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. Ed., São Paulo, Editora Matese, 1965.

KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. São Paulo, FEESP, 1972.(http://sbgespiritismo.blogspot.com/2008/07/trabalho-e-espiritismo.html) 


Em Forma de Palestra

Lei do Trabalho

1. Introdução

O objetivo deste estudo é analisar as concepções do trabalho elaboradas pelos pensadores da terra, comparando-as com as concepções trazidas pelos amigos espirituais.

2. Conceito

O termo trabalho origina-se do lat. vulgar tripalium, instrumento de tortura composto de três paus ou varas cruzadas, ao qual se prendia o réu. Significa, em geral, qualquer atividade do homem que tem por finalidade um resultado útil e, nessa medida, dotado de valor econômico. (Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura)

É toda a atividade pela qual o homem, no exercício de suas forças físicas e mentais, direta ou indiretamente, transfigura a natureza para colocá-la a seu serviço. O trabalho é um dever inelutável de todo o homem, qualquer que seja a concepção moral e religiosa que o inspira. (Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo)

Para cada ciência assume um significado particular.

Assim:

a) na Física — é a produção de movimento ou de atividade a um corpo que resiste por meio de uma força outra;

b) na Fisiologia, é  o desgaste de energia na ação muscular ou mental;

c) na Economia, é a atividade produtora de bens ou serviços;

d) na filosofia, que faz uma síntese de todas as ciências, envolve, além disso, a criação e evolução do ser. (Santos, 1965)

3. Concepções Históricas do Trabalho

O trabalho está intimamente ligado ao progresso científico e técnico e às estruturas sócio-culturais que influenciou poderosamente. Sobretudo a partir do séc. XVIII, verifica-se impressionante aceleração caracterizada por crescente mecanização, motorização e racionalização, culminando no progressivo alargamento da automação.

Em termos históricos, as suas concepções podem ser resumidas:

a) na Antiguidade, não apenas a greco-latina, domina a concepção trágico-pessimista refletida na etimologia.

b) A Revelação Judaico-Cristã tem do trabalho uma concepção simultaneamente grandiosa (colaborar na obra de Deus, essencialmente por ser o homem "imagem" de Deus, chamado a "senhorear" ou reinar sobre a natureza, precisamente graças ao trabalho) e realista (o egoísmo pecador desvirtua muitas vezes o trabalho, tornando-o desumanizante; daí, sobretudo, todos os aspectos penosos do trabalho, os quais se podem, contudo tornar "redentores" por participação na "cruz" — "nos trabalhos de Jesus".

c) A Reforma trouxe algumas aportações importantes sobretudo com Calvino, mesmo que se tenham de pôr de reservas à tese de Max Weber sobre a contribuição do calvinismo puritano para o nascimento do capitalismo.

d) Com os tempos modernos e o grande desenvolvimento dos estudos econômicos, evidencia-se o aspecto do trabalho como fator de produção, seu papel na formação do valor das mercadorias.

e) Hegel e Marx apresentam as últimas doutrinas globais do trabalho, com muitos pontos de acordo mas profundamente diferentes. Marx, combinando elementos dos economistas ingleses clássicos (sobretudo o que se refere à divisão do trabalho e suas implicações e ao papel do trabalho como medida e fonte de valor dos bens) e da filosofia de Hegel (em particular a "abstração" alienante que o trabalho representa) elabora a sua concepção global da sociedade e da história, dentro do qual se situa, como superação da alienação que o sistema capitalista introduziu, a revolução do proletariado e a implantação do comunismo no qual terminarão todas as alienações, e o trabalho será apenas fator de realização do homem. Engels foi mais longe, considerando-o mesmo fator de "humanização": "a mão não é só órgão do trabalho, mas também seu produto." (Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura)

4. Necessidade

Por que trabalha o homem? Para atender à sua necessidade.

O que é uma necessidade? É a consciência de que nos falta algo.

Por que nos falta algo? Porque a necessidade, sendo um estado de espírito e um atributo do homem subjetivo, impõe ao homem este ou aquele desejo.

Daí, três postulados econômicos básicos:

a) nossas necessidades e desejos são ilimitados;

b) os bens que estão à nossa disposição são escassos;

c) para adquiri-los, procuramos empregar o melhor esforço possível, usando o nosso critério de escolha. 

As necessidades podem ser:

a) prioritárias: comer, beber, dormir etc.

b) secundárias: vestir-se bem, passear, cinema etc.

5. Remuneração do Trabalho: o Salário

O salário constitui um direito natural de poder aquisitivo, cuja medida está relacionada à cooperação que cada um presta à sociedade.

Na sociedade atual, a procura de mão de obra repousa predominantemente na produtividade, e não sobre a sua eventual utilidade. Processa-se nos moldes da análise de preços, isto é, resume-se a uma análise da oferta e procura.

Assim sendo:

Quanto maior o número de empresas que procura trabalhadores, maior será o salário.

De acordo com o Espírito André Luiz, a remuneração, no Plano Espiritual, refere-se ao "bônus-horas", ou seja, uma ficha de serviço individual, funcionando como valor aquisitivo. Lá, cada um deve dar oito horas de serviços, mas há horas de esforço extraordinário em que a remuneração aos serviços sacrificiais prestados é duplicada e, às vezes, triplicada.

Diferença de concepção: no Plano Espiritual, o salário é fundamentado na utilidade e no esforço que cada um emprega, independentemente da oferta e procura. (Xavier, 1978, cap. 22)

6. A Utilidade do Trabalho

Na pergunta 675 — Só devemos entender por trabalho as ocupações materiais? — Não, o espírito também trabalha, como o corpo. Toda a ocupação útil é trabalho. Aqui, temos que considerar a relação entre o útil e o inútil. Há muitas atividades que não trazem ganhos materiais e até dão prejuízo. Mas é preciso ver que todos ansiamos por valores artísticos, criativos, religiosos etc. No âmbito da atividade espírita, não devemos visar lucros materiais, pois, se assim o fizermos estaremos sendo mercenários com as coisas do Espírito. É por isso que Allan Kardec chama-nos a atenção que a mediunidade deve ser gratuita. Dar de graça o que de graça recebeste. (Kardec, 1995)

7. Trabalho e Lazer

O repouso serve para reparar as forças do corpo. É também necessário para deixar um pouco mais de liberdade à inteligência que deve elevar-se acima da matéria. O lazer funciona como um antídoto à depressão e ao estresse. Acontece que muitas vezes a escolha de nosso lazer cansa mais do que trabalhar. Precisamos ponderar as coisas e colocá-las no seu devido lugar.

8. A Felicidade

Marx afirmara que os fatores econômicos são os que impulsionam a arte, a religião e outras atividades de nossa vida.

Assim:

Para o Marxismo, a felicidade do indivíduo estaria presa aos proventos materiais do trabalho (salários).

Para o Espiritismo, porém, a felicidade do indivíduo vai além dos proventos materiais do trabalho (salários), pois implica em evolução espiritual.

Por isso, não basta dar trabalho ao homem, sendo também necessário dar-lhe educação moral, ou seja, orientação espiritual para que ele possa tirar do trabalho todos os proventos que este lhe possa dar. Um mundo socialista, de trabalho e abundância para todos, mas sem perspectivas espirituais, seria tão vazio e aborrecido como um mundo espiritual de ociosidade, segundo o prometido pelas religiões. (Kardec, 1995, p. 267)  

9. Conclusão

Lembremo-nos de que entre os trabalhos, o mais difícil é o trabalho interior, ou seja, o trabalho de reformulação de nossos hábitos e atitudes negativos. Assim, os nossos maiores esforços deveriam ser direcionados para esse mister, pois é o único bem que nenhum ladrão nos roubará. Importa metermos mão à obra.

10. Bibliografia Consultada

ÁVILA, F. B. de S.J. Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo. Rio de Janeiro, M.E.C., 1967.

Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura. Lisboa, Verbo, s. d. p.

KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. ed., São Paulo, FEESP, 1995.

SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. Ed., São Paulo, Editora Matese, 1965.

XAVIER, F. C. Nosso Lar, pelo Espírito André Luiz. 19. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1978.


Pensamentos

"A ociosidade é mãe de todos os vícios, mas também de todas as virtudes." (Alain, Considerações II)

"Um trabalho regular e vitórias após vitórias, eis sem dúvida a fórmula da felicidade." (Alain, Considerações II)

"Um filme célebre (A nós, a liberdade) mostra-nos o patrão e o operário fugindo juntos da fábrica e começando a alegre aventura de dois vagabundos; dizia-me ao vê-los na estrada: 'Não irão longe sem viver do trabalho dos outros, portanto, sem persuadir ou enganar os outros. Ei-los completamente burgueses.'" (Alain, As artes e os deuses)

"E disse o eterno Deus ao homem: Como escutaste a tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei: Não comerás dela!, a terra será maldita por tua causa. Com cansaço conseguirás teu alimento todos os dias de tua vida, ele para ti produzirá espinhos e abrolhos, e comerás a erva do campo. Com o suor de teu rosto comerás o pão até que voltes para a terra, de onde foste tomado; pois és pó, e ao pó hás de voltar." (Bíblia, Antigo Testamento)

"Dificilmente, encontraremos quem, depois de grandes trabalhos e de suportar ameaçadores perigos, não deseje ardorosamente a glória como prêmio dos empreendimentos realizados." (Cícero)

"O trabalho é o melhor meio de fugirmos da vida." (Gustave Flaubert)

"Se durmo, durmo apenas para mim; se trabalho, não sei para quem será." (Goethe, Pensamentos)

"O prazer que acompanha o trabalho faz esquecer a fadiga." (Horácio)

"Uma das desvantagens de não se ter nada para fazer é que não se pode ter um descanso." (Franklin P. Jones)

"De trabalho não há quem morra. De ociosidade sim, porque o homem nasceu para trabalhar, como a ave nasceu para voar." (Lutero)

"Não são os homens mais notáveis pelo vigor de espírito e pelas capacidades naturais que logram os maiores resultados, senão os que, no uso das faculdades, empregam a maior assiduidade, e, sobretudo, a habilidade metódica que só se adquire à força de trabalho, experiência e aplicação." (Samuel Smiles)

"Isto se passa num mundo, onde é reconhecida a máxima científica de que só o trabalho é riqueza; que beneficiar-se com o trabalho de outrem é injustiça, um delito punido pelas leis; num mundo que professa a doutrina de Cristo, segundo a qual somos todos irmãos e não reconhece outro mérito no homem senão o de auxiliar o próximo em vez de explorá-lo." (Leon Tolstoi)

"O homem que mais lamento é o que não tem trabalho." (Voltaire) 


Frases do Espírito Emmanuel 

"Cada criatura foi chamada pela Providência a determinado setor de trabalhos espirituais na Terra". (Vinha de Luz, Lição 2 — "Vê como Vives")

"É por isto que, em todos os tempos, quase todo o trabalho das criaturas é dispersivo e enganoso. Em geral, cuida-se de obter a qualquer preço as gratificações e as honras humanas". (Vinha de Luz, Lição 4 — "Em Silêncio")

"O mundo está cheio de trabalhos ligados ao estômago". (Vinha de Luz, Lição 10 —"Levantai os Olhos")

"A ansiedade é inimiga do trabalho frutuoso. A precipitação determina desordens e recapitulações consequentes". (Vinha de Luz, Lição 19 — "Executar Bem")

"É necessário guardar a fé, contudo, se não a testemunhamos, nos trabalhos de cada dia, permaneceremos na velha superfície do palavrório". (Vinha de Luz, Lição 25 —"Apliquemo-nos")

"Apresentemos nosso trabalho ao Senhor, diariamente, e peçamos a Ele destrua as particularidades em desacordo com os seus propósitos soberanos e justos, rogando-Lhe visão e entendimento". (Vinha de Luz, Lição 71 — "Em nosso Trabalho")

"Se te afeiçoas, assim, aos ideais de aprimoramento e progresso, não te afastes do trabalho que renova, do estudo que aperfeiçoa, do perdão que ilumina, do sacrifício que enobrece e da bondade que santifica..." (Palavras da Vida Eterna, Lição 7 — "Melhorar para Progredir")

"Ensinarás com o teu exemplo que o Evangelho não é oficina de vantagens na experiência material, mas sim templo de trabalho redentor para que venhamos a consertar nós mesmos, diante da Vida Eterna". (Palavras da Vida Eterna, Lição 25 — "Ouvirás Decerto")

"Aceitar os problemas do mundo e superá-los, à força de nosso trabalho e de nossa serenidade, é a fórmula justa de aquisição do discernimento". (Fonte Viva, Lição 107 — "Renovemo-nos Dia-a-dia")

São Paulo, julho de 2021.