O Homem Integral (Livro)

Perguntas e Respostas

1) Quando foi editado o livro “O Homem Integral”?

O Homem Integral, pelo Espírito Joanna de Ângelis, é um livro psicografado por Divaldo Pereira Franco, copyright 1990.

2) Quem é o biótipo do Homem Integral? Por que?

Jesus Cristo é o biótipo do Homem Integral porque, superando os limites do conhecimento, desenvolveu todas as aptidões herdadas de Deus, na condição de ser mais perfeito de que se tem notícia.

3) De que trata este livro?

Joanna de Ângelis, neste livro, procura transcender a fragmentação da realidade experimentada pela Psicologia e pela Filosofia, subsidiando-nos com os princípios doutrinários espíritas, postos na sua Psicologia espírita.

4) Como está dividido o livro?

São 9 capítulos, abrangendo diversos tópicos. Os nove capítulos são: "Fatores de perturbação", "Estranhos rumos, seguros roteiros", "A busca da realidade", "O homem em busca do êxito", "Doenças contemporâneas", "Maturidade psicológica", "Plenificação interior", "O homem perante a consciência" e "O futuro do homem".

5) Qual a tarefa primordial de Joanna de Ângelis?

Procura expor a síntese espírita dos diversos aspectos do pensamento psicológico, pois estuda o homem na sua condição de espírito imortal, e apresenta proposta de um comportamento filosófico idealista, imortalista, tendo como base a reencarnação.

6) Qual o seu principal objetivo?

Apontar os diversos fatores de perturbação psicológica, procurando oferecer terapias de fácil aplicação, fundamentas na análise do homem à luz do Evangelho e do Espiritismo.  

7) Cite-nos alguns dos problemas tratados?

Rotina, ansiedade, medo, insegurança, doenças físicas e mentais, evasão, problemas sexuais, sofrimento, poder, ambição, entre outros.

8) Qual a razão das novas doenças?

À medida que a Ciência descobre a cura de uma doença, outras surgem. Isto se dá, porque, à evolução tecnológica e científica da sociedade não se apresenta, em igual correspondência, o mecanismo de conquistas morais. 

Para refletir

"A fé cega substituída pela ditadura da razão, destruiu ou substituiu os mitos nos quais se sustentavam os homens, apresentando outros, igualmente frágeis, que novamente sofrem a agressão dos valores contemporâneos."

"A verdade é o encontro com o fato que deve ser digerido, de modo a retificar o processo, quando danoso, ou prosseguir vitalizando-¬o, para que se o amplie a benefício geral."

(Reunião de agosto de 2023)

https://sites.google.com/view/aprofundamentodoutrinario/homem-integral-o-livro


Texto Curto no Blog

O Home m Integral (Livro)

O Espírito Joanna de Ângelis, pela psicografia de Divaldo Pereira Franco, escreve "O Homem Integral", em 1990. Na sua apresentação, destaca que o momento mais eloquente de seu caminho evolutivo deu-se quando, pela consciência, consegue discernir o bem do mal, a verdade da mentira, o certo do errado, prosseguindo essa marcha rumo à angelitude.

Em termos históricos: Protágoras afirmava que o "homem é a medida de todas as coisas"; Sócrates tinha-o como o objeto mais direto da preocupação filosófica; no estoicismo e no neoplatonismo, preocupava com "dissolução do homem em a Natureza"; no cristianismo, ele transcende o mundo; no racionalismo de Descartes, é o “ser pensante por excelência, como a razão que compreende e explica o mundo e a si mesma.”; no espiritualismo, o espírito tem primazia; no materialismo, a matéria sobrepõe ao espírito.

Sócrates e Platão afirmavam que o homem era o resultado do Espírito imortal. Os filósofos atomistas reduziram-no ao capricho das partículas. "Jesus, superando todos os limites do conhecimento, fez-se o biótipo do Homem Integral, por haver desenvolvido todas as aptidões herdadas de Deus, na condição de ser mais perfeito de que se tem notícia. Toda a Sua vida é modelar, tornando-se o exemplo a ser seguido, para o logro da plenitude, de quem deseja libertação real".

A Filosofia e a Psicologia, mediante as suas diversas escolas, oferecem caminhos múltiplos para o desenvolvimento do ser humano. A Psicologia, inicialmente confundida com a Filosofia, buscando estudar a psique, alcançou expressão de relevo para a compreensão do homem, dos seus problemas e seus desafios psicológicos. Os psicólogos tentam libertar o indivíduo de seus problemas e de suas dificuldades. 

Em 1966, nos Estados Unidos, surgiu a quarta força em Psicologia, ou seja, a Psicologia Transpessoal, ampliando o campo de investigação além do Behaviorismo, da Psicanálise e da Psicologia Humanista, fornecendo mais amplos esclarecimentos sobre o homem integral... Neles, há uma visão espiritualista do ser humano em maior profundidade. 

O Espiritismo, sintetizando as diversas correntes do pensamento psicológico, estuda o homem na sua condição de Espírito imortal, fundamentando suas teses na imortalidade da alma, no sentido de auxiliar a sua evolução, com base na reencarnação, apontando-lhe os rumos felizes que deve seguir.

Este livro trata de diversos temas da atualidade, entre os quais, citamos: rotina, ansiedade, medo, solidão, homens-aparência, fobia social, ódio, suicídio, consciência ética, religião, religiosidade, crise, conflitos e problemas neuróticos. Todos esses temas são tratados sob a ótica da Psicologia, da Filosofia, do Espiritismo e do Evangelho de Jesus. 

http://sbgespiritismo.blogspot.com/2019/09/homem-integral-o-livro.html


O Homem

A filosofia é uma forma de compreensão da vida e do mundo. Podemos especular sobre o mundo, sobre o ser, sobre a verdade e sobre a justiça; podemos perscrutar e elaborar análises sobre os mais variados temas; podemos tentar apreender o que é o bem e o que é mal. Contudo, no fundo de tudo isto está o homem. Devíamos, assim, pedir à filosofia que nos ajude a compreender o mundo humano, apontando-nos os caminhos que possam nos afastar do mal. Diante desta colocação filosófica, pergunta-se: Que é o homem? Qual sua função? Qual sua natureza? E seu destino?

Na Antropologia física, o homem é classificado como Vertebrado, pertencente à classe dos Mamíferos, subclasse dos Placentários, ordem dos Primatas, família dos Hominídeos, gênero Homo, que se encontra representado na atualidade por uma única espécie, o Homo Sapiens. Define-se também como o único animal mamífero de posição normal ou vertical, capaz de linguagem articulada, constituindo entidade moral e social.

O termo homem presta-se a muitos significados. Há o homem das cavernas, o homem da antiguidade, o homem medieval, o homem moderno e o homem contemporâneo. Há, também, o homem econômico (Marx), o homem instintivo (Freud), o homem angustiado (Kierkegaard), o homem existente (Heidegger), o homem utópico (Bloch), o homem falível ( Ricouer), o homem hermenêutico (Gadamer), o homem problemático (Marcel) Há, ainda, o homem autêntico, o homem solitário, o homem de fé e o homem virtuoso.

Ao fazermos uma análise filosófica do homem, deparamo-nos com o seu duplo mistério, ou seja, ele é ao mesmo tempo sujeito e objeto do conhecimento. A gnosiologia ou teoria do conhecimento instrui-nos que todo conhecimento é uma relação entre o sujeito e o objeto. O sujeito apreende o objeto e dele extrai um conhecimento, que pode ser verdadeiro ou falso. No caso específico do homem, ele tem que apreender a si mesmo. É como o pensamento analisando o próprio pensamento, enquanto está pensando. Quer dizer, o pensamento não pode parar de pensar para analisar o próprio pensamento.

O homem está no mundo, mas não é do mundo. Há a sua corporeidade, mas também a sua espiritualidade, que o faz transcender o mundo da matéria. Além de ser cultural, social, familial, o homem é único e uno. O ser-único pode ser vislumbrado na impressão digital, no tom de voz, no estilo literário etc. Não há outro igual. O ser-uno diz respeito à sua constituição física e espiritual. Ele é um corpo que tem um espírito, de modo que ele não é só corpo nem só espírito, mas a junção dos dois.

Cada ser humano é diferente do outro, quer fisicamente, quer espiritualmente. Saibamos desenvolver as nossas potencialidades, evitando invejar o progresso já alcançado pelos outros seres viventes.

Fonte de Consulta

ENCICLOPÉDIA LUSO-BRASILEIRA DE CULTURA. Lisboa: Verbo, [s. d. p.]

São Paulo, 27/9/2006 (http://sbgfilosofia.blogspot.com/2008/07/o-homem.html)


Notas do Blog 

O Homem

O termo homem presta-se a muitos significados. Há o homem das cavernas, o homem da antiguidade, o homem medieval, o homem moderno e o homem contemporâneo. Há, também, o homem econômico (Marx), o homem instintivo (Freud), o homem angustiado (Kierkegaard), o homem existente (Heidegger), o homem utópico (Bloch), o homem falível (Ricouer), o homem hermenêutico (Gadamer), o homem problemático (Marcel) Há, ainda, o homem autêntico, o homem solitário, o homem de fé e o homem virtuoso. (http://sbgfilosofia.blogspot.com/2008/07/o-homem.html)

O Homem Segundo Alguns Filósofos

Para Descartes, o homem se resume no penso, logo existo. “Depois de ter duvidado de tudo, só uma coisa permanece não discutível: quem duvida pensa, é um ser pensante” (http://sbgfilosofia.blogspot.com/2012/02/o-homem-segundo-alguns-filosofos.html)


Joanna de Ângelis

De acordo com o livro A Veneranda Joanna de Ângelis, pelos médiuns Celeste Santos e Divaldo Pereira Franco, Joanna de Ângelis teve as seguintes vivências passadas, a saber: Joana de Cusa, uma discípula de Francisco de Assis, Sóror Juana Inés de la Cruz e Joana Angélica de Jesus.

Joana de Cusa. Segundo Humberto de Campos, viveu na época de Jesus, e morreu queimada por ser fiel ao mestre Jesus.

Discípula de Francisco de Assis. Quando Francisco de Assis reorganiza o "Exército de Amor do Rei Galileu", ela se candidata a viver com ele a simplicidade do Evangelho de Jesus.

Sóror Juana Inés de la Cruz. Essa existência deu-se no México. Desde criança dedicou-se às letras. Em dado momento de sua vida, aos 16 anos de idade, entra no convento Carmelitas Descalças. Depois, transferiu-se para ordem de São Jerônimo da Conceição, onde tomou o nome de SÓROR JUANA INÉS DE LA CRUZ.

Joana Angélica de Jesus. Reencarna no Brasil e, aos 21 anos de idade, ingressa no Convento da Lapa, como franciscana, com o nome de SÓROR JOANA ANGÉLICA DE JESUS. Foi assassinada por soldados que lutavam contra a Independência do Brasil.

Joanna na espiritualidade. Na metade do século passado, Joanna de Ângelis integrou a equipe do Espírito de Verdade, para o trabalho de implantação do Cristianismo redivivo, do Consolador prometido por Jesus. No mundo Espiritual, Joanna estagia numa bonita região, próxima da Crosta terrestre.

Mansão do Caminho. Foi um planejamento dos Espíritos de luz, no sentido de ajudar muitos Espíritos enfermos que nasceriam órfãos. Por que Mansão do Caminho? É uma semelhança com a “Casa do Caminho” dos primeiros tempos do cristianismo.

Fonte de Consulta

SANTOS, Celeste e FRANCO, Divaldo Pereira. A Veneranda Joanna de Angelis.

(http://sbgespiritismo.blogspot.com/2023/06/joanna-de-angelis.html)


O Homem Integral: Notas do Livro

A cisão decorrente do pensamento cartesiano, na dicotomia do corpo e da alma, ensejou uma radical mudança nos hábitos da sociedade, dando surgimento a uma série de conflitos que irrompem na personalidade humana e conduzem a alienações perturbadoras. [¨Rotina” — Capítulo 1]

A sociedade, que fala em nome das pessoas de sucesso, estabelece que a liberdade é o direito de fazer o que a cada qual apraz, sem dar­-se conta de que essa liberação da vontade, termina por interditar o direito dos outros, fomentando as lutas individuais, dos que se sentem impedidos, espocando nas violências de grupos e classes, cujos direitos se encontram dilapidados. [“Liberdade — Capítulo 1]

A falta de uma consciência idealista, na qual predomina o bem geral sem os impulsos egoístas que trabalham em favor do imediatismo, torna difícil a realização da liberdade. ["Homens-aparência" — Capítulo 2]

O homem livre, sonha e trabalha, confia e persevera, semeando, em tempo próprio, a feliz colheita porvindoura. ["Homens-aparência" — Capítulo 2]

Homens-­aparência, tornam-­se quase todos. Calmos ou não, fortes ou fracos, ricos ou pobres enxameiam num contexto confuso, sem liberdade, no entanto, em regime político e social de liberdade, atulhados de ferramentas de trabalho como de lazer, desmotivados e automatistas, sem rumo. Prosseguem, avançando — ou caminhando em círculo? — desnorteados na grande horizontal das conquistas de fora, temendo a verticalidade da interiorização realmente libertadora. ["Homens-aparência" — Capítulo 2]

A história do homem é a consequência dos mitos e crendices que ele elaborou para a sobrevivência, para o seu pensamento ético. [“Mitos” — Capítulo 2]

O pensamento cartesiano, com o seu “senso prático”, deu­-lhes o primeiro golpe e lentamente decretou a morte dos mitos e das crenças. [“Mitos” — Capítulo 2]

Se, de um lado, favoreceu ao homem que abandonasse a tradição dos feiticeiros, dos bichos­papões, das cegonhas trazendo bebês, eliminou também as fadas madrinhas, os gênios bons, os anjos­-da-­guarda. E quando já se acreditava na morte dos mitos, considerando­-se as mentes adultas liberadas deles, eis que a tecnologia e a mídia criaram outros hodiernos: os super­-homens, os He­man, os invasores marcianos, os homens invisíveis, gerando personagens consideradas extraordinárias para o combate contra o mal sem trégua em nome do bem incessante. [“Mitos” — Capítulo 2]

Édipo, na tragédia de Sófocles, deseja conhecer a própria origem. Levado mais pela curiosidade do que pela coragem, ao ser informado que era filho do rei Laio, a quem matara, casando-­se com Jocasta, sua mãe, desequilibra­-se e arranca os olhos. Cegando­-se, foge à sua realidade, ao autodescobrimento e perde-­se, incapaz de superar a dura verdade. [“Autodescobrimento” — Capítulo 3]

A verdade é o encontro com o fato que deve ser digerido, de modo a retificar o processo, quando danoso, ou prosseguir vitalizando-­o, para que se o amplie a benefício geral. [“Autodescobrimento” — Capítulo 3]

No caleidoscópio do comportamento humano há, quase sempre, uma grande preocupação por mais parecer do que ser, dando origem aos homens­-espelhos, aqueles que, não tendo identidade própria, refletem os modismos, as imposições, as opiniões alheias. Eles se tornam o que agrada às pessoas com quem convivem, o ambiente que no seu comportamento neurótico se instala. Adota­-se uma fórmula religiosa sem que se viva de forma equânime dentro dos cânones da religião. É a experiência da religião sem religiosidade, da aparência social sem o correspondente emocional que trabalha em favor da auto-­realização, O conceito de Deus se perde na complexidade das fórmulas vazias do culto externo, e a manifestação da fé íntima desaparece diante das expressões ruidosas, destituídas dos componentes espirituais da meditação, da reflexão, da entrega. Disso resulta uma vida esvaziada de esperança, sem convicção de profundidade, sem madureza espiritual. [“Religião e Religiosidade” — Capítulo 3] 

Velhos dogmas, nascidos e cultivados no caldo da ignorância, são esquecidos e nascem as ideias liberais revolucionárias, que instigam o homem fraco contra o seu irmão mais forte gerando ódios, quando deveriam amansar o lobo ameaçador, a fim de que, pacificado, pudesse beber na mesma fonte com o cordeiro sedento, que lhe receberia proteção dignificadora. [“Insegurança e Crises” — Capítulo 4]

Cada pequeno grupo dentro do grupo maior, sem consenso, busca atrapalhar a ação do adversário, mesmo quando benéfica, porque deseja demonstrar­ lhe a falência, movido pelos interesses personalistas, em detrimento do processo de estabilidade e crescimento de todos. [“Conflitos Degenerativos da Sociedade” — Capítulo 4]

A Organização Mundial de Saúde elucida que a falta de doença não significa necessariamente um estado de saúde, antes, porém, esta resulta da harmonia de três fatores essenciais, a saber: bem-­estar psicológico, equilíbrio orgânico e satisfação econômica, assim contribuindo para uma situação saudável do indivíduo. [“Conceito de Saúde” — Capítulo 5]

A fé cega substituída pela ditadura da razão, destruiu ou substituiu os mitos nos quais se sustentavam os homens, apresentando outros, igualmente frágeis, que novamente sofrem a agressão dos valores contemporâneos. [“A Tragédia do Cotidiano” — Capítulo 5]

Habituada, a criança, a ter as suas necessidades e anseios resolvidos, imaturamente, pelos adultos — pais, educadores, familiares, amigos — ou atendidos pela violência do clã e da sociedade, nega-­se a crescer, evitando as responsabilidades que enfrentará. [ “Mecanismos da Evasão” — Capítulo 6]

A Psicologia profunda vai às raízes deste ser resgatando-­o do lodo da terra e erguendo­-o da lama do sepulcro, para conceder-­lhe a dignidade que merece no concerto universal, como parte integrante do mesmo. [“A Controvertida Comunicação dos Espíritos” — Capítulo 9]

A aquisição da consciência é o resultado de um processo incessante, através do qual o psiquismo se agiganta desde o sono, na força aglutinadora das moléculas, no mineral; à sensibilidade, no vegetal; ao instinto, no animal; e à inteligência, à razão, no homem. Nesta jornada automática, funcionam as inapeláveis Leis da Evolução, em a Natureza, defluentes da Criação. [“Reencarnação” — Capítulo 9]


Frases do Espírito Emmanuel

"O homem incoerente não procura saber se possui o menos para a vida eterna, porque está sempre ansioso pelo mais nas possibilidades transitórias. Geralmente, permanece absorvido pelos interesses perecíveis, insaciado, inquieto, sob o tormento angustioso da desmedida ambição." (XAVIER, F. C. Caminho, Verdade e Vida, pelo Espírito Emmanuel, capítulo 29  — Contentar-se)

"O homem costuma gastar grandes patrimônios financeiros nos inquéritos da inteligência. O parecer dos profissionais do direito custa, por vezes, o preço de angustioso sacrifício." (XAVIER, F. C. Caminho, Verdade e Vida, pelo Espírito Emmanuel, capítulo 43  — Consultas)

"Deveria existir, por parte do homem, grande cautela em emitir opiniões relativamente à incorreção alheia." (XAVIER, F. C. Caminho, Verdade e Vida, pelo Espírito Emmanuel, capítulo 46  — Quem és)

"Na qualidade de político ou de varredor, num palácio ou numa choupana, o homem da Terra pode fazer o que lhe ensinou Jesus." (XAVIER, F. C. Caminho, Verdade e Vida, pelo Espírito Emmanuel, capítulo 47  — A grande pergunta)

"O discípulo de Jesus, porém aquele homem que já se entediou das substâncias deterioradas da experiência transitória , pede a luz da sabedoria, a fim de aprender a semear o amor em companhia do Mestre..." (XAVIER, F. C. Vinha de Luz, pelo Espírito Emmanuel, prefácio  — Brilhe vossa luz)

"O homem que se internou pelo território estranho dos discursos, sem atos correspondentes à elevação da palavra, expõe-se, cada vez mais, ao ridículo e à negação." (XAVIER, F. C. Vinha de Luz, pelo Espírito Emmanuel, capítulo 7 — Aos discípulos)

"O homem não possui ainda qualidades para registrar a verdadeira luz. Daí, a necessidade de prudência e vigilância." (XAVIER, F. C. Vinha de Luz, pelo Espírito Emmanuel, capítulo 33 — Vê, pois)

"Cada homem tem o mapa da ordem divina em sua existência, a ser executado com a colaboração do livre-arbítrio, no grande plano da vida eterna." (XAVIER, F. C. Vinha de Luz, pelo Espírito Emmanuel, capítulo 94 — Escritura individual)

"O homem comum está rodeado de glórias na Terra, entretanto, considera-se num campo de vulgaridades, incapaz de valorizar as riquezas que o cercam." (XAVIER, F. C. Fo nte Viva, pelo Espírito Emmanuel, capítulo 23 — Ante o sublime)

"O homem enxerga sempre através da visão interior." (XAVIER, F. C. Fonte Viva, pelo Espírito Emmanuel, capítulo 34Guardemos o cuidado)

"Ah! se o homem reparasse a brevidade dos dias de que dispõe na Terra!"  (XAVIER, F. C. Fonte Viva, pelo Espírito Emmanuel, capítulo 42 — Por um pouco)


Conceito de Homem Integral 

O conceito de  homem integral deve ser entendido como um processo, que tem como meta o aperfeiçoamento espiritual da criatura.  Em termos filosóficos, é um vir-a-ser. O aperfeiçoamento implica numa relação, ou seja, uma comparação com algo menos evoluído.  Em outras palavras, o homem integral tem consciência de si mesmo, em sua dimensão física, mental e espiritual.  (https://www.sbee.org.br/homem-integral/)


Pensamentos

"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo." (Confúcio)

"Os homens de poucas palavras são os melhores." (William Shakespeare)

"Não tentes ser bem-sucedido, tenta antes ser um homem de valor." (Albert Einstein)

O homem superior atribui a culpa a si próprio; o homem comum, aos outros." (Confúcio)

"A principal tarefa na vida de um homem é a de dar à luz si mesmo." (E. Fromm)

"As grandes naturezas produzem grandes vícios, como também grandes virtudes." (Platão)

"Ser grande significa ser incompreendido." (R. W. Emerson)