Colônias e Fraternidades do Espaço

Perguntas e Respostas

1) O que são as fraternidades do espaço? 

As Fraternidades do Espaço são agrupamentos de Espíritos que têm a finalidade de auxiliar os encarnados. 

2) De que forma o Comandante Edgar Armond classificou as fraternidades?

Ele anotava o nome da Fraternidade, o seu dirigente, a sua finalidade e o número de Espíritos a ela ligados. Depois, consultava o grupo de médiuns para confirmação. 

3) Cite algumas dessas fraternidades.

Fraternidade dos Cruzados (Proteger os trabalhos da FEESP, na década de 40); Fraternidade do Trevo (Auxiliar na organização e direção da FEESP); Fraternidade dos Essênios (Esclarecimento evangélico para auxiliar a Reforma Íntima).

4) Onde está situado o Instituto de Confraternização de São Paulo?

O Instituto de Confraternização, em São Paulo, está na mesma dimensão que a Colônia "Nosso Lar", situada sobre a Zona Norte do Estado do Rio de Janeiro.

5) Qual a sua descrição? 

O Instituto é um edifício de cinco andares e se encontra no meio de um grande jardim, formando uma cruz, tomando-se como ponto de referência Santo Amaro ─ Vila Maria e São Caetano ─ Freguesia do Ó.

6) Qual a função Departamento de Reencarnação na Colônia Correcional Maria de Nazaré? 

No Capítulo V “Prelúdios da Reencarnação” do livro Memórias de um Suicida, de Yvonne A. Pereira, o Departamento da Reencarnação tinha as seguintes sessões de auxílio: Recolhimento; Análise (Gabinete secreto, inacessível aos visitantes); Programação das recapitulações; Pesquisas; Planejamento dos envoltórios físico-terrenos.

7) Qual a tarefa da “Mansão Paz”? 

"Mansão da Paz" é uma instituição destinada a receber Espíritos infelizes ou enfermos, mas decididos a trabalhar pela própria regeneração. Está sob a jurisdição de “Nosso Lar”. (livro Ação e Reação, de André Luiz) 

8) Qual a missão do “Campo da Paz”?

“Campo da Paz” é um posto de socorro que recebe Espíritos enfermos, mais desequilibrados do que maus. (livro Os Mensageiros, de André Luiz)

9) Qual a finalidade do Posto de Auxílio Móvel: “Casa Transitória de Fabiano”?

A Casa Transitória de Fabiano é um Posto de Auxílio móvel, que se desloca quando se faz necessário, ao longo das regiões umbralinas. Presta socorro aos sofredores, condenados pela própria consciência à revolta e à dor. (livro Obreiros da Vida Eterna, de André Luiz) 

Perguntas 1 a 5 foram extraídas de O Instituto de Confraternização Universal e as Fraternidades do Espaço, de Martha Gallego Thomaz, editado pela FEESP. (https://sites.google.com/view/aprofundamentodoutrinario/col%C3%B4nias-e-fraternidades-do-espa%C3%A7o?authuser=0)


Texto Curto no Blog

Colônias e Fraternidades do Espaço

As Fraternidades do Espaço são agrupamentos de Espíritos que têm a finalidade de auxiliar os encarnados. O Comandante Edgar Armond, no tempo que colaborou na FEESP (Federação Espírita do Estado de São Paulo), catalogou e classificou as fraternidades. Ele anotava o nome da Fraternidade, o seu dirigente, a sua finalidade e o número de Espíritos a ela ligado. Depois, consultava o grupo de médiuns para confirmação. 

Vejamos algumas delas: Fraternidade dos Cruzados (Proteger os trabalhos da FEESP, na década de 40); Fraternidade do Trevo (Auxiliar na organização e direção da FEESP); Fraternidade dos Essênios (Esclarecimento evangélico para auxiliar a Reforma Íntima); Fraternidade dos Humildes (Orientação dos trabalhos de cura na FEESP); Fraternidade dos Egípcios (Fortalecer o psiquismo dos Médiuns); Fraternidade dos Hindus (Elucidar o desenvolvimento Mediúnico); Fraternidade do Cálice (Apoio aos doentes). 

O Instituto de Confraternização, em São Paulo, está na mesma dimensão que a Colônia "Nosso Lar", situada sobre a Zona Norte do Estado do Rio de Janeiro. O Instituto é um edifício de cinco andares e se encontra no meio de um grande jardim, formando uma cruz, tomando-se como ponto de referência Santo Amaro ─ Vila Maria e São Caetano ─ Freguesia do Ó. (Thomaz, Feesp)

No Capítulo V “Prelúdios da Reencarnação” do livro Memórias de um Suicida, de Yvonne A. Pereira, há o Departamento de Reencarnação na Colônia Correcional Maria de Nazaré. Este Departamento tinha as seguintes sessões de auxílio: Recolhimento; Análise (Gabinete secreto, inacessível aos visitantes); Programação das recapitulações; Pesquisas; Planejamento dos envoltórios físico-terrenos.

Mais colônias espirituais: 

"Mansão da Paz" é uma instituição destinada a receber Espíritos infelizes ou enfermos, mas decididos a trabalhar pela própria regeneração. Está sob a jurisdição de “Nosso Lar”. (livro Ação e Reação, de André Luiz).

“Campo da Paz” é um posto de socorro que recebe Espíritos enfermos, mais desequilibrados do que maus. (livro Os Mensageiros, de André Luiz)

A Casa Transitória de Fabiano é um Posto de Auxílio móvel, que se desloca quando se faz necessário, ao longo das regiões umbralinas. Presta socorro aos sofredores, condenados pela própria consciência à revolta e à dor. (livro Obreiros da Vida Eterna, de André Luiz)

THOMAZ, Martha Gallego. O Instituto de Confraternização Universal e as Fraternidades do Espaço. São Paulo: FEESP. (http://sbgespiritismo.blogspot.com/2020/09/colonias-e-fraternidades-do-espaco.html)


Notas do Blog

Organização Espiritual

A Colônia "Nosso Lar", que é essencialmente de trabalho e realização, divide-se em seis Ministérios, orientados, cada qual, por doze Ministros. Os quatro primeiros, ou seja, os Ministérios da Regeneração, do Auxílio, da Comunicação e do Esclarecimento, aproximam-se das esferas terrestres; os dois últimos, isto é, o da Elevação e o da União Divina, ligam-se ao plano superior, visto que a cidade espiritual é zona de transição. (http://sbgespiritismo.blogspot.com/2011/12/organizacao-espiritual.html)

Moradas na Casa do Pai

A casa do Pai é o Universo. As moradas são os diversos mundos que circundam no espaço infinito, servindo de habitação apropriada ao adiantamento dos diversos Espíritos, espalhados por todo o Cosmo. Por Universo, entende-se o conjunto de tudo quanto existe (incluindo-se a Terra, os astros, as galáxias e toda a matéria disseminada no espaço). Tomado como um todo; o cosmo, o macrocosmo. Em filosofia, diz-se de tudo quanto existe no espaço e no tempo. Embora não haja uma classificação absoluta, Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, divide-os em cinco tipos: (http://sbgespiritismo.blogspot.com/2008/09/moradas-na-casa-do-pai.html)


Sites e Blogs

As Fraternidades do Espaço

 Desde os anos 1940, os grupos chamados Fraternidades do Espaço vêm atuando mais claramente em nosso planeta, a partir de planos espirituais elevados, procurando ajudar a humanidade e preparando a Terra para a evolução que virá.

O que são as Fraternidades do Espaço sobre as quais os espíritas tanto falam? Para alguns pesquisadores e estudiosos do esoterismo e do misticismo mais ligado à chamada Nova Era, pode existir pouca diferença entre essas fraternidades e os mestres ascensionados – os seres espiritualmente elevados que compõem os diferentes grupos têm em comum sua atuação junto à humanidade, sempre com o objetivo bem claro de proporcionar a melhoria da vida no planeta.

Isso vale mais no aspecto da elevação das condições espirituais existentes na Terra. Para os espíritas, por exemplo, a Terra é um planeta de “provas e expiação”, passando para um estágio superior, de “planeta de regeneração”.

Muitos dos que canalizam mensagens dos mestres ascensionados também dizem que a Terra está passando para um estágio espiritualmente mais elevado, e as mensagens dos mestres confirmam isso. Já nos anos 1960, antes da Nova Era se instalar de vez na sociedade norte-americana (e, de lá, para o mundo), falava-se da Era de Aquário, que estava chegando para mudar a forma como vivemos e organizamos nossa sociedade e nossas relações.

É interessante notar, também, que alguns nomes que surgem nas Fraternidades também são constantes entre as atividades dos mestres ascensionados, com destaque bem claro para Hilarion, dirigente da Fraternidade dos Essênios e também citado como um dos principais mestres ascensionados. Mais uma vez, os detalhes das atividades podem ser diferentes, mas a base dos ensinamentos e, especialmente, das obras que pretendem realizar em nosso planeta, é praticamente a mesma.

Para uns, as semelhanças são maiores do que as diferenças. Para os espíritas, os laços fraternos entre os encarnados são formados da mesma forma (https://sites.google.com/site/eae8antoniobernardes/as-fraternidades-do-espaco)

Conheça as 20 Colônias Espirituais que estão sobre o Brasil

As Colônias Espirituais são de diversos tipos. Por exemplo: socorristas, correcionais, estudo e de desenvolvimento das artes, pesquisas no conhecimento científico e muitas outras. O que rege a formação das Colônias Espirituais é a Lei de Afinidade.

1. COLÔNIA DAS ÁGUAS

Próxima à entrada do rio Amazonas, em terras do Brasil, ainda com o nome de Solimões, estendendo-se no sentido em que correm as águas do grande rio, no seu encontro com o mar. Sua especialidade: receber os desencarnados por problemas circulatórios e que são afetados no perispírito, pela impressão da doença. 

5. COLÔNIA NOVA ESPERANÇA

Poderia ser chamada de “Colônia da Estatística Planetária”, devido à sua importantíssima função, na catalogação de todos os espíritos que entram, saem e que permanecem no Orbe planetário, o que, hoje, equivale a aproximadamente 30 bilhões de espíritos. Ela se localiza bem próximo à cidade de Palmelo/GO (na direção de leste a norte), estendendo-se nas direções das localidades de Pires do Rio, Ipameri e Caldas Novas, respectivamente.

É grande a quantidade de espíritos que chegam para os primeiros socorros, devido à sua potente irradiação planetária. Após o tratamento inicial, vários espíritos são encaminhados a outras colônias, para o prosseguimento de tratamentos específicos ou por afinidade e vontade, ou, ainda, por solicitação de espíritos familiares, com méritos para isso.

Possui vários postos de socorro e atendimento espalhados por vários lugares da Crosta Terrena, e estes postos recebem todos o nome de “Boa Esperança”.

As atividades espirituais são intensas e possui muitos emissários de luz. Todo trabalho de serviço prestado na Colônia recebe-se “bônus-hora”.  (https://www.mensagemespirita.com.br/md/ad/conheca-20-colonias-espirituais-que-estao-sobre-o-brasil)

Colônias no Mundo Espiritual além de Nosso Lar

Na questão 234 de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec formulou a seguinte pergunta aos Espíritos Instrutores, no item Mundos Transitórios, quando aborda questões relativas à “Vida Espírita”: – “Há de fato, como já foi dito, mundos que servem de estações ou pontos de repouso aos Espíritos errantes?” E a resposta dos Instrutores da Humanidade: “Sim, há mundos particularmente destinados aos seres errantes, mundos que lhes podem servir de habitação temporária, espécies de bivaques de campos onde descansem de uma demasiado longa erraticidade, estado este sempre penoso. (...)”

É claro que como são graduais as revelações dos Espíritos Superiores à humanidade, eles não poderiam, em 1857, falar de comunidades de Espíritos errantes, isto é, de espíritos que aguardam novas reencarnações até chegar à perfeição espiritual, habitando cidades estruturadas em edificações de natureza sólida na atmosfera terrestre sobre terreno fértil à vegetação, e em tudo com estreita semelhança ao que conhecemos na crosta. Seria bem possível que os adversários do Espiritismo, diante dessa revelação, e de tamanha heresia, mandassem reacender certamente uma fogueira inquisitorial para queimar Allan Kardec como herege.

Ora, nos idos de 1980, quando estive pessoalmente com Chico Xavier em sua casa em Uberaba, ele me contou que quando estava psicografando o livro Nosso Lar na década de 30, foi taxado de “médium fascinado”, e que ele mesmo ficou muito confuso com toda aquela situação.

Porém, para desfazer tudo isso, o Benfeitor Espiritual André Luiz levou-o, em desprendimento, a um ponto bem acima de “Nosso Lar”, para que ele visse de cima a cidade, e pudesse constatar a realidade do que estava psicografando. Nesse momento, Chico esclareceu-me, ainda, que o que ele viu naquela noite está exatamente desenhado no mapa da planta baixa da colônia pela médium Heigorina Cunha, apresentado no livro Cidade no Além. 

COLÔNIA EM ISRAEL

No livro Quando se pretende falar da vida, o jovem de formação israelita Roberto Muszkat, desencarnado em 14 de março de 1979, apresenta 22 mensagens psicografadas através do médium Chico Xavier, endereçadas aos seus pais e familiares. Na mensagem de 16 de novembro de 1979, ele, relatando para a mãe o seu desligamento do corpo, diz da ajuda de seu avô Moszek Aron, o qual, ao pronunciar as palavras “Leshaná Habaá bi-Yerushalayim” (era um adeus, significando - o ano que vem em Jerusalém), tranquilizou-o, e fê-lo dormir como uma criança.

Quando acordou, viu-se num leito alvo com a sua avó Rachel velando por ele. Depois de algum tempo, o seu avô Moszek foi ao seu encontro, levando-o ao encontro de outros espíritos amigos para um recinto dedicado à oração, no amplo educandário-hospital. Esses amigos cantaram o hino Shalom Aleichem (hino que dá as boas-vindas aos anjos da paz, cantado na sexta-feira à noite) e o avô em seguida o abençoou. As lágrimas banharam seu rosto, enquanto o avô promovia o Seder (reunião festiva na primeira e segunda noite da Páscoa judaica), em cuja reunião teve a oportunidade de fazer muitas perguntas.

Diz ainda textualmente na mensagem o espírito Roberto Muszkat: “Vim, a saber, então, que me achava em Erets Israel (Terra de Israel), ou Terra do Renascimento, cuja beleza é indescritível. Ali, naquela província do Espaço Terrestre, se erguia uma outra cidade luminosa dos Profetas (...). Com estes apontamentos não quero dizer que estava numa cidade privilegiada, porque outras nações as possuem nas esferas que cercam o Planeta, mas aquele recanto era o meu coração pulsando com milhares ou milhões de outros corações, consagrados ao Pai Único”. (https://www.correioespirita.org.br/categorias/artigos-diversos/1971-colonias-no-mundo-espiritual-alem-de-nosso-lar)

As Colônias Espirituais Existem?

Há no meio espírita muitas controvérsias com relação as colônias espirituais. Debates acalorados são travados e, não raro, discussões que acabam por provocar animosidades acontecem por conta do assunto.

Alguns espíritas dizem que sim, as cidades espirituais existem.

Médiuns também corroboram com a tese. Há diversos livros psicografados pelos mais diferentes médiuns em que são relatadas cidades no mundo dos espíritos.

Aliás, médiuns em épocas mais recuadas do que o próprio Espiritismo já falavam das cidades espirituais.

Cidades semelhantes as da Terra, com prédios, móveis, objetos de todos os tipos.

Já outros autores e estudiosos do Espiritismo afirmam que as colônias não existem, porquanto Kardec nada fala sobre isto em suas obras.

Estuda daqui, reflete de lá e eis que aqui me encontro para dar meu pitaco sem, contudo, a pretensão de convencer A, B ou C.

Kardec não fala disto abertamente em sua obra, mas em minha interpretação é possível que as colônias existam.

Tomo como base uma passagem em O livro dos Médiuns. No capítulo VIII, Laboratório do Mundo Invisível, Kardec e São Luis travam curioso diálogo sobre a aparição do espírito de uma pessoa viva e que portava uma tabaqueira.

Foquemos no objeto: a tabaqueira.

Kardec esmiúça o assunto. Como sempre ele quer saber tudo de tudo. Seria uma cópia da tabaqueira que havia no mundo físico a que apareceu junto com o Espírito?

Seria uma ilusão para dar veracidade a aparição?

Teria alguma coisa de material a tabaqueira?

São Luis responde que a tabaqueira não é uma ilusão e tem algo de material. Informa, ainda, que os Espíritos exercem enorme poder sobre a matéria, um poder, aliás, que não podemos imaginar.

O Espírito, portanto, a depender de sua vontade pode concentrar objetos e dar-lhes forma, inclusive tornando-os tangíveis ao homem encarnado.

Diante do diálogo de Kardec com São Luis, suponho, então, que os Espíritos podem construir as colônias espirituais e demais objetos no mundo dos Espíritos se assim o quiserem.

Ou minha suposição está errada?

De qualquer modo, cedo ou tarde saberemos o que se passa…  (https://espirito.org.br/artigos/colonias-espirituais-existem/)

As Colônias Espirituais

Colônias Espirituais, também chamadas de Comunidades Espirituais, Cidades Espirituais ou Mundos Transitórios, são locais onde grupos de Espíritos errantes (ou desencarnados) se estabelecem, transitoriamente, enquanto aguardam novas encarnações. Esses locais, porém, não possuem uma rigidez geográfica como acontece nas colônias dos vivos (ou encarnados); estão na verdade, mais ou menos próximos da Terra, segundo o grau de evolução dos seus componentes. O que rege a formação das Colônias Espirituais é a Lei de Afinidade.

Ao longo da história da humanidade, vários Espíritos vieram trazer notícias a respeito das Colônias Espirituais. Relembremos o Mestre Jesus que nos ensinou: “Há muitas moradas na casa de meu pai. Se assim não fosse, eu vo-lo teria dito; pois vou preparar-vos o lugar” (João, XIV :1/3).

Na resposta à questão 234, em O Livro dos Espíritos, os Espíritos são contundentes: “Sim, há mundos particularmente destinados aos seres errantes, mundos que eles podem habitar temporariamente, espécie de acampamentos, de lugares em que possam repousar de erraticidades muito longas, que são sempre um pouco penosas. São posições intermediárias entre os outros mundos, graduados de acordo com a natureza dos Espíritos que podem atingi-los, e que neles gozam de maior ou menor bem-estar” (Kardec, 1857). (http://www.cejoannadeangelis.org.br/portal/as-colonias-espirituais/)

Colônias espirituais: a vida após a morte e a certeza do acolhimento

A codificação espírita ensina um código de conduta que são as verdadeiras leis da natureza, às quais todos estão submetidos: as leis morais. Assim, no processo evolutivo, o ser humano se vê condicionado à lei de causa e efeito e à lei do progresso, que, por vezes, trazem aprendizados e provas dolorosas. Todavia, impera igualmente a lei do amor, de modo que a misericórdia divina está em todos os lugares, inclusive no mundo espiritual, onde existem verdadeiras organizações em que a caminhada evolutiva do ser tem continuidade: as colônias espirituais.

Deus, sendo justo, dá a todos os desafios e trabalhos necessários para que, através do esforço, tenham o mérito pelas suas conquistas. Todos os Espíritos foram criados simples e ignorantes¹ para que pudessem se esclarecer gradativamente. Na origem, seriam como as crianças inexperientes, só adquirindo pouco a pouco os conhecimentos necessários através das dificuldades vivenciadas na existência corporal¹. Ao concluir uma prova, o Espírito permanece na sua memória com o aprendizado que ela lhe trouxe. No final, quando percorrerem as diferentes fases da jornada, todos os Espíritos se tornarão perfeitos¹. 

Essa perfeição deve ser entendida de forma relativa, considerando-se o que se pode conquistar no plano evolutivo da Terra¹ e nos mundos muito mais perfeitos. Deus possui a perfeição infinita em todas as coisas e é perfeito de forma absoluta. Nós temos as possibilidades e devemos realizar todo esforço em alcançar a perfeição relativa, a de que a Humanidade é suscetível. Isso nos vai aproximando mais da Divindade4.

Quando do retorno à esfera de carne, o Espírito pode melhorar seus valores através do esforço próprio ou enterrar-se ainda mais nos débitos para com o próximo por menosprezar as oportunidades que lhe foram conferidas², mas, independentemente das escolhas feitas e atitudes tomadas, Deus olha de igual maneira para os que se transviaram e para os outros e a todos ama com o mesmo coração, assistindo-os em todos os momentos¹ através dos emissários que trabalham na seara do Bem. (https://paulodetarso.org.br/colonias-espirituais-a-vida-apos-a-morte-e-a-certeza-do-acolhimento/)


Notas de Livros

Livro 1

O Departamento de Reencarnação localizava-se no extremo da Colônia Correcional Maria de Nazaré, limitando com as regiões propriamente consideradas espirituais, ou zona educacional. E isso será facilmente compreendido ao raciocinarmos que, tanto da zona inferior como da regeneradora da Colônia, batiam à sua porta, freqüentemente, grupos de pretendentes aos grandes testemunhos do estágio na carne, isto é, da reencarnação planetária.

Compunha-se o importante núcleo de serviços das seguintes seções, todas exercendo funções destacadas, conquanto interdependentes:

1 - Recolhimento.

2 - Análise -- (Gabinete secreto, inacessível aos visitantes) .

3 - Programação das recapitulações.

4 - Pesquisas.

5 - Planejamento dos envoltórios físico-terrenos.

6 - Laboratório de restringimento - (Gabinete secreto, inacessível aos visitantes).

Resolvido o primeiro problema, acudirão os técnicos da seção de Análises, os quais deverão estudar, naqueles internos, as tendências características, fazendo-lhes pormenorizadamente a psicologia. Sua alma, seu ser, os refolhos mais remotos da sua consciência serão perscrutados por esses criteriosos operários do Senhor, os quais, invariavelmente, por serem iniciados superiores da falange brilhante, se encontram à altura da delicada incumbência. Para isso, servindo-se das faculdades magnéticas superiores que possuem, obrigam o paciente a desdobrar as páginas do livro imenso da Alma, nele recapitulando o pretérito, e assim se revelando tal como realmente é, pois, ficai sabendo - caso o ignoreis ainda - que todas as criaturas trazem a história de si mesmas impressa em caracteres indeléveis nos labirintos do ser, sendo capazes de, em determinadas circunstâncias, revivê-la em minúcias e dá-las a outrem para igualmente examinar, quer se encontrem presas aos laços carnais, quer estejam deles libertadas... (PEREIRA, Yvonne A. Memórias de um Suicida (Obra Mediúnica). Rio de Janeiro: FEB, 1980. [Capítulo V — Prelúdios da Reencarnação]

Livro 2

Cecília comparando “Nosso Lar” com “Campo da Paz”: 

– Vocês conhecem lá muitos Espíritos sofredores, mas, em “Campo da Paz”, conhecemos muitos Espíritos obsessores. Lá poderá existir muita gente que ainda chora; mas em nosso meio há muita gente que se revolta. É mais fácil remediar o que geme, que atender ao revoltado. Nas câmaras a que se refere, vocês retificam erros que já apareceram, dores que já se manifestaram; mas aqui, meu amigo, somos compelidos a lutar com irmãos ignorantes e perversos, que se sentem absolutamente certos nas fantasias perigosas que esposaram, e vemo-nos obrigados a atender a doentes que não acreditam na própria enfermidade. 

– Aliás, é natural que assim seja. Estamos a pouca distância dos homens, nossos irmãos na carne. E sabemos que, na Crosta, a situação não é diferente. Quantos materialistas se fantasiam, por lá, de filósofos? Quantos demônios com capa de santos? Quanta má fé a fingir generosidade e boas intenções? A influência da Humanidade encarnada em nosso núcleo de serviço é vigorosa e inevitável. 

Vicente, que ouvia atencioso, obtemperou: 

– Deduzo de tudo isso manifestações sacrificiais muito grandes, mas o trabalho em “Campo da Paz” deve ser altamente meritório. 

– Meu pai, há mais de cinquenta anos, foi socorrido pelos benfeitores de “Campo da Paz” e, restabelecida a saúde espiritual, fixou-se na colônia, com razoável impulso de amizade e gratidão. Mais tarde, minha mãe reuniu-se a ele e, faz precisamente vinte anos, Aldonina e eu fomos atraídas amorosamente por ambos, a fim de continuarmos, ali, no santuário familiar. Desse modo, trabalhamos ao lado deles, desde a primeira hora. 

– E tem muitos programas para o futuro? – indaguei. 

Cecília fez um gesto que lhe caracterizava o coração de moça sonhadora, e redarguiu: 

– Tenho muitos projetos e problemas a resolver, mas estou aguardando a chegada de alguém que ainda se encontra na Terra. (XAVIER, Francisco Cândido. Os Mensageiros, pelo Espírito André Luiz. [Capítulo 29 — Notícias Interessantes])