DUARTE, Laura. Centro de Convivência Intergeracional para a cidade de Botucatu - SP. 2021. 169 páginas. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Centro Universitário Filadélfia - UniFil, Londrina, 2021.
Orientador: Prof. Me. Ivan Prado Junior
Local: Botucatu - SP
Ano de conclusão: 2021
Devido ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros e consequentemente o aumento no número da população idosa, a discussão a respeito das necessidades do idoso se fazem mais atuais pela busca de novas alternativas afim de elevar a qualidade de vida deste. A partir disso, o presente Trabalho Final de Graduação busca discutir sobre a relação de convívio entre a população idosa e a infantil, onde juntas, podem contribuir para um melhor desenvolvimento das crianças e um aumento na qualidade de vida destes idosos. Sendo assim, o trabalho analisa tópicos referentes às relações intergeracionais e seus benefícios, discorre sobre demais centros de convívio onde tal relação se faz presente, realiza o diagnóstico da realidade do local a ser a implantação de um Centro de Convivência Intergeracional de modo a objetivar o desenvolver projetual deste equipamento onde acontece a relação idoso-infantil. Por fim, descreve as justificativas tomadas como decisão arquitetônica, onde apresenta diretrizes tomadas e recursos gráficos para tal entendimento, a fim de alcançar o como objetivo final uma proposta arquitetônica.
Palavras-chave: Convivência. Intergeracional. Idosos. Crianças. Relação.
“Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.”
Paulo Freire