CASTELLAR, Polyana Santiago. PARQUE URBANO, VOLTADO A ARQUITETURA RELIGIOSA, PARA A CIDADE DE BANDEIRANTES - PR. 2017. 129p. Trabalho Final de Graduação – Curso de Arquitetura e Urbanismo, Centro Universitário Filadélfia, Londrina, 2017.
Orientador: Prof. Juliana Alves Pereira Tomadon
Local: Bandeirantes - PR
Ano de conclusão: 2017
O meio urbano está em constante evolução e crescimento, dessa forma planejar e intervir se torna necessário, a fim de conduzir de forma precisa este desenvolvimento, garantindo um espaço adequado a todos. Dentre uma das formas de conduzir esse crescimento, está a implantação de parques urbanos, que traz consigo características como, preservar áreas de proteção ambiental, proporcionar refúgio e lazer a população e servir como apoio a determinadas áreas. E é em cima dessas diretrizes que o projeto está embasado, implantar um parque com o intuito de direcionar o crescimento da cidade e trazer maior qualidade e conforto para a população e para os peregrinos que visitam o Santuário São Miguel Arcanjo na cidade de Bandeirantes. Para este fim realizar pesquisar e viver o ambiente em si se fez necessário, para entender suas necessidades, com o objetivo de guiar o meio urbano e proporcionar aos usuários espaços de lazer, contemplação e descanso.
Palavras-chave: Parque Urbano; Área de apoio; Santuário São Miguel Arcanjo; Bandeirantes.
“Arquitetura é arte e ciência ao mesmo tempo, é traçar as linhas de um sonho, é enxergar o invisível, é fazer com paredes e escadas o que o poeta faz com palavras, é o que define épocas, é o que alinha eras, é o que ergue monumentos, é o oficio do criador, é o artista de esquadros e prancheta, são as entranhas de uma nação.”
“a arquitetura é música petrificada”
João Doederlei