TORMENA, Alessandra. Instituição para deficientes com Síndrome de Down: para a cidade de Londrina. 2022. 121 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Filadélfia - UniFil, Londrina, 2022.
Orientador: Profa. Ma. Tatiana Vettori Ferreira
Local: Londrina - PR
Ano de conclusão: 2022
O estudo arquitetônico da Instituição para deficientes com Síndrome de Down para a cidade de Londrina-PR tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento dos usuários através da estimulação por exercícios, para que a partir de um ambiente educador e qualificado, consigam potencializar sua autonomia e conquistar oportunidades, integrando-se cada vez mais na sociedade. Trata-se de uma Instituição de apoio sem fins lucrativos conveniados com o poder público, que reúne os pais e acompanhantes, crianças e adultos com Síndrome de Down e profissionais especializados. A pesquisa teórica e o anteprojeto foram estruturados a partir das questões nas quais influenciam ao longo da vida de uma pessoa com Síndrome de Down, e suas necessidades dentro de suas limitações. Os espaços educacionais para receber essa parcela da população muitas vezes não é especializado para atendê-los, pensando nisso, o estudo da Instituição propõe ambientes qualificados voltados diretamente à essas pessoas. Para a elaboração do presente trabalho, foram utilizadas referências bibliográficas, estudo do conceito de arquitetura sensorial, análises de obras e parâmetros arquitetônicos similares ao projeto proposto e a análise da realidade local, considerando critérios urbanos e sociais. Portanto a elaboração de um anteprojeto arquitetônico qualificado e humanizador é o foco deste trabalho, se tornando acolhedor para os usuários através dos espaços preparados.
Palavras-chave: Instituição. Estimulação. Arquitetura Sensorial. Síndrome de Down. Inclusão Social. Ambientes Educadores.
“Enquanto existir amor não haverá diferenças”
David Seleeby