ANDRIOLO, Ana Carolina Sian. Arquitetura ferroviária em Assis-SP: Espaço Galpão Cultural. 2018. 180 páginas. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Centro Universitário Filadélfia, Londrina, 2018.
Orientador: Profa. Ma. Raquel Salla Morato Leite
Local: Assis - SP
Ano de conclusão: 2018
O presente trabalho apresenta uma proposta de um Centro Cultural de pequeno porte para a cidade de Assis-SP, que possui grande potencial cultural, porém é desprovida de espaços adequados. A intervenção realizada no Galpão Cultural, antigo armazém de depósito da estação ferroviária, teve seu espaço adaptado para o uso cultural, mas sem as infraestruturas necessárias. Localiza-se em uma área de grande importância histórica para a população, porém, devido à desativação da linha férrea, o acesso à área envoltória da estação ferroviária entrou em decadência, perdendo seu potencial de atração. Este trabalho apresenta o desenvolvimento da pesquisa teórica relacionada ao surgimento das estradas de ferro até o momento de sua estagnação. Destaca a influência da linha férrea nas cidades e as transformações geradas, além da compreensão da dinâmica de áreas centrais e seu potencial cultural, apresentando, como resultado final, o projeto de um espaço com qualidade arquitetônica que resgata a memória da cidade e sua identidade cultural, ressaltando a importância da valorização desses espaços, melhorando a qualidade de vida dos usuários que já se apropriam do local e incentivando o uso por aqueles que ainda não o fazem.
Palavras-chave: Arquitetura; Centro Cultural; Patrimônio; Estação Ferroviária.
"Eu conheço o preço do sucesso: dedicação, trabalho duro e uma incessante devoção às coisas que você quer ver acontecer."
Frank Lloyd Wright