SILVA, Luma Terezinha Oliveira da Silva. Escola de Educação Infantil em Tempo Integral para Tupi Palista-SP. 2020. 137 fls. Trabalho Final de Graduação (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Filadélfia - UniFil, Londrina, 2020.
Orientador: Prof. Me. Rinaldo Zanatto
Local: Tupi Palista - SP
Ano de conclusão: 2020
O presente trabalho diz respeito a uma pesquisa teórica e proposta para elaboração de anteprojeto de uma escola municipal de ensino integral para a cidade de Tupi Paulista. No campo teórico estudou-se temas como a evolução da arquitetura escolar, incorporação do ensino integral no Brasil e a dimensão lúdica na arquitetura. Também analisou-se nesse estudo. Os projetos de diferentes estabelecimentos de ensino tais como as escolas parque e centros educacionais, por meio de analises de obras correlatas ao tema. Além disso, foram estudadas, mais especificamente, escolas municipais de ensino integral, visando compreender quais são as principais características destas, seus pontos positivos e aqueles que precisam ser melhorados. Ainda para dar subsídio para a proposta projetual foi discutido neste trabalho a influência das cores e do lúdico na arquitetura escolar e, consequentemente no processo ensino-aprendizagem. Por fim, na segunda parte do trabalho há o desenvolvimento da proposta projetual da referida escola desde a sua concepção (conceito/partido) até a proposta gráfica e composição visual. Apresenta-se ainda um memorial descritivo de anteprojeto contendo as diretrizes e justificativas das soluções adotadas na proposta.
Palavras-chave: Educação integral; Arquitetura escolar; Lúdico.
“É no brincar das crianças que o espaço adquire uma dimensão essencial: não há possibilidade alguma de brincar sem que haja disponibilidade de um espaço e de um tempo adequados, ambos, ao tipo de movimento e atividade que uma determinada brincadeira exige”
(Mayumi W. Souza Lima)