CORAZZA, Giovana Villas Boas. Cemitério Parque e Memorial para a cidade de Presidente Prudente / SP. 2021. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Filadélfia - UniFil, Londrina, 2021.
Orientador: Profa. Ma. Esther Encinas Audibert
Local: Presidente Prudente - SP
Ano de conclusão: 2021
O tema desenvolvido pelo seguinte Trabalho Final de Graduação analisa o histórico das necrópoles brasileiras, levanta a importância da humanização do espaço para o enlutado e aborda a respeito de um novo formato de necrópole, preocupada com impactos ambientais e da paisagem urbana. Para isso discute as problemáticas ambientais e físicas que envolvem as atuais necrópoles, as tipologias de espaços fúnebres e as legislações em âmbito federal, estadual e municipal que normatizam estes espaços. O trabalho aprofunda em torno da humanização dos espaços das necrópoles contemporâneas e no paisagismo fúnebre; realiza diagnóstico de realidade que justifica a implantação de um Cemitério Parque e Memorial em Presidente Prudente – SP, de forma a objetivar o desenvolvimento de anteprojeto em torno deste tema. Apresenta também memorial justificativo, o qual descreve diretrizes que guiaram o projeto para que fosse possível alcançar o objetivo final.
Palavras-chave: Arquitetura Fúnebre. Necrópoles Brasileiras. Humanização do Espaço. Espaço do Enlutado. Paisagismo Fúnebre.
“[...] É preciso amar as pessoas Como se não houvesse amanhã Por que se você parar pra pensar Na verdade, não há [...]”
(LEGIÃO URBANA, 1989)