COSTA, Gabriela Soares. CENTRO DE TREINAMENTO EQUINO PARA REGIÃO DE LONDRINA. 2019. 110 pág. Trabalho Final de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Centro Universitário Filadélfia, Londrina, PR.
Orientador: Profa. Me. Camila Silva de Oliveira
Local: Londrina - PR
Ano de conclusão: 2019
Este trabalho final de graduação tem como tema de pesquisa um Centro de Treinamento Equino na área rural do município de Ibiporã, região metropolitana de Londrina - PR, sendo esse um local para doma, iniciação e treinamento do animal para variadas modalidades esportivas realizado por profissional. Além da sua principal atividade o centro também traz como suporte ao melhoramento do desenvolvimento do animal piscina e salas terapêuticas, no qual enfoca a importância da abrangência quando se trata de arquitetura. O trabalho foi desenvolvido por meio de bibliografias, estudos de caso, visitas em haras e centros de treinamento como objetivo discutir como a arquitetura pode trazer uma melhor qualidade de vida não apenas os usuários do edifício, mas aos animais. Deve-se começar a pensar em como a arquitetura pode contribuir com a economia da região, além do espaço urbano, utilizando os espaços rurais como suporte em serviços que não se enquadram a realidade das cidades, ajudando e interferindo de forma positiva nos outros meios como na Medicina Veterinária e no Agronegócio. A escolha correta do uso de novas tecnologias dentro da arquitetura, na escolha de materiais regionais, no pensamento da ventilação e iluminação natural do ambiente, na funcionalidade da edificação, e na relação do meio com o usuário, pode trazer grandes benefícios, e melhores desempenhos aos serviços prestados no local, interferindo de forma mais amena o possível no meio inserido. Um centro de treinamento equino além de ampliar e contribuir com o desenvolvimento e profissionalização no esporte, também amplia o turismo de negócios e eventos da região, ampliando economicamente todas as cidades que são apoio em equipamentos urbanos, comércio, serviço, entre outros, desta área rural.
Palavras-chave: Arquitetura Equestre; Agro Arquitetura; Turismo de Eventos e Negócios; Regionalismo Critico; Arquitetura Sustentável.
“La arquitectura es una mezcla paradójica de poder e impotencia.”
(Rem Koolhas)