FERRAREZI, Gabrielly Aparecida Fernandes. Centro de Saúde da Mulher: Para a cidade de Londrina. 2019. 138 f. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Centro Universitário Filadélfia, Londrina, PR. 2019.
Orientador: Profa. Ma. Raquel Salla Morato Leite
Local: Londrina - PR
Ano de conclusão: 2019
O presente trabalho é um trabalho de final de graduação, que aborda o tema de um centro de saúde feminina, a relação das usuárias com o espaço e a influência que a arquitetura da saúde tem em um paciente. Dentro da área de projeto, constando na subárea de projetos de edificações, a pesquisa visa fornecer uma base de como funcionaria a arquitetura de um centro de saúde, que é uma pequena parte da arquitetura hospitalar. Também são apontados alguns pontos sobre a humanização de espaços, e qual a sua interferência no usuário. É de grande importância a aplicação dos conceitos de humanização em espaços de saúde, a fim de promover um local acolhedor e de qualidade aos pacientes, não fugindo das necessidades reais dos usuários, mas visando impactar positivamente os mesmos. A metodologia utilizada foi através de respaudos bibliográficos, da mesma forma, foram realizadas pesquisas “in loco” e análise de obras de relevância ao projeto. Contudo, propõe-se uma possibilidade de projeto, levando em consideração as normas de projetos voltados a área da saúde, a humanização de espaços e as características funcionais, para a concepção do espaço, sem deixar de lado a estética e adoções de medidas construtivas, capazes de acrescentar futuramente uma possibilidade de solução para espaços de saúde e de saúde feminina.
Palavras-chave: Arquitetura da Saúde; Saúde Feminina; Arquitetura Hospitalar; Humanização; Humanização em espaços de Saúde.
“Eu conheço o preço do sucesso: dedicação,
trabalho duro e uma incessante devoção às
coisas que você quer ver acontecer”
(Frank Lloyd Wright)