SANTOS, Bruna Caroline dos. Corredor Cultural: Intervenção urbana no Centro Histórico de Londrina-PR. 2017. 192 f. TFG (Graduação) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Centro Universitário Filadélfia - Unifil, Londrina, PR, 2017.
Orientador: Profa. Ma. Ana Flávia Galinari
Local: Londrina - PR
Ano de conclusão: 2017
As intervenções em centro histórico são recorrentes devido o processo de descentralização e reestruturação das cidades contemporânea. Muitas dessas intervenções utilizam da cultura para proposta, com intuito de integrar esta a cultura do espaço. Também defendem a multifuncionalidade para as áreas de intervenção, unindo diferentes atividades e classe social, visando evitar um dos problemas recorrentes em intervenções urbanas, a gentrificação e criação de áreas cenários que não se enquadram as necessidades locais. Defendendo os ideais de que as intervenções têm também como objetivo evitar que esses processos ocorram, não apenas a capacidade reversiva, e são fundamentais para auxiliar nos problemas sócio-espaciais, o trabalho proposto visa à intervenção no Centro Histórico de Londrina com um Corredor Cultural. A proposta está fundamentada na preservação e valorização do patrimônio histórico e cultural, a manutenção da diversidade e resolução das problemáticas físicas e ambientais, acreditando no potencial das áreas centrais históricas e com o objetivo de promover maior qualidade, para uma cidade dinâmica e democrática.
Palavras-chaves: Centro Histórico; Descentralização; Intervenção urbana; Patrimônio Histórico Cultural; Diversidade.
“É na tensão entre lógicas heterogêneas que devemos operar uma interseção capaz de permitir a coexistência entre termos que, em princípio, não poderiam coexistir. Isto implica um tipo de operações de coesão capazes de possibilitar “compor em situação”, termos de lógicas aparentemente incompatíveis. Trata-se sempre da conexão entre fatores em tensão, buscando articular o espaço dos fluxos com o espaço dos lugares, favorecendo novos “encontros” e “alianças”, se movimentando entre produção estética e transformações sócio-espaciais...
É sempre uma questão de re-imaginar as relações entre a nossa subjetividade e o mundo...
Como toda representação, contém uma parte visível, e outra, invisível...”
Jorge Mario Jáuregui
“Cities have the capability of providing something for everybody, only because, and only when, they are created by everybody.”
Jane Jacobs