ZENDRINI, Maria Júlia Zamaia. Intervenção no Hotel Sahão em Londrina-PR. 2021. 151.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Filadélfia - UniFil, Londrina, 2021.
Orientador: Profa. Ma. Carla de Barros Caires Greve
Local: Londrina - PR
Ano de conclusão: 2021
Tendo em vista que em muitas cidades do país, principalmente nas áreas centrais, existe um processo de abandono de imóveis, que estão sofrendo degradação, decorrente do crescimento urbano, da alteração no padrão de consumo, mudanças de comportamento. O trabalho tem como finalidade desenvolver e aplicar conhecimento de arquitetura para recuperar o imóvel em desuso, sendo esse um hotel. Este trabalho também apresenta a importância de dar uso adequado para edificações históricas, como meio de prevenir sua deterioração. Para que isso aconteça, realizou-se pesquisas bibliográficas, para embasamento teórico, como também o histórico do edifício de intervenção e seu entorno, análise de obras correlatas e estudo da realidade do entorno. Com a análise das referências, concluída, propõemse recuperar o imóvel(hotel), ainda remanescente na malha urbana de Londrina, reverter o processo de degradação do mesmo. O objetivo do projeto é a reabilitação do imóvel, fazendo com que o hotel que passará por intervenção, leve os moradores a se reintegrar ao espaço, o usuário, elemento primordial, se sinta acolhido, adquira novos conhecimentos e participe das atividades na área central, da cidade, assim como do hotel. Conclui-se então que a obra de recuperação do Hotel Sahão, trará novos usuários levando-os a conhecer a história, não só da cidade, assim como do local que passará por intervenção, motivando-os a se inserirem em um novo espaço com múltiplas atividades.
Palavras-chave: Desuso. Deterioração. Reabilitação. Intervenção. Hotel.
“Há uma linha tênue entre elegância e vulgaridade, beleza e feiura. Acho que um trabalho radical pode ser belo e horrível, embora ninguém deseje fazer coisas feias. O verdadeiro desafio da arte são as ideias.”
Zaha Hadid.