ANDRÉ, Larissa Bettin Pires. Centro de Pesquisas e Estudos em Genética em Foz do Iguaçu-PR. 2019. 154f. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Centro Universitário Filadélfia, Londrina, PR. 2019.
Orientador: Profa. Ma. Lucy Ana Vilela Staut
Local: Foz do Iguaçu - PR
Ano de conclusão: 2019
Frente às mudanças e avanços tecnológicos, um novo modelo de laboratórios surgiu visando responder às necessidades de demandas futuras na área da pesquisa, que é uma atividade intensamente social e dinâmica. O crescente aumento da colaboração nas pesquisas confirma que o trabalho em equipe é necessário para compartilhar informações de maneira eficiente e acelerar o processo de descoberta, tornando-se uma tendência global na ciência moderna. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver e aplicar através do exercício projetual todos os conhecimentos adquiridos sobre o tema, considerando o contexto local, a problemática, funcionalidade dos espaços, tecnologias, solução formal e, por fim, a concepção de um centro de pesquisas e estudos, como um espaço de apoio para pesquisadores e cientistas, que propicie ambientes de qualidade para o desenvolvimento de pesquisas, projetado para atender as necessidades dos usuários, a qual deve apresentar ambientes colaborativos para que ocorra a transmissão de conhecimento. Para a realização do trabalho, as pesquisas realizadas deram enfoque na arquitetura dos centros de pesquisa, nas tendências da arquitetura educacional do século XXI e nos princípios humanizadores do espaço. Foram analisadas cinco obras correlatas que possuem similaridade com o anteprojeto e que se relacionam com o tema, a fim de contribuir com as diretrizes do processo projetual, além de uma análise do contexto da problemática, programa arquitetônico e viabilidade do projeto. Por fim, todas as etapas de análises, levantamentos e observações relacionados a temática auxiliaram na resolução da proposta projetual apresentada. Espera-se criar, com este estudo, uma discussão acerca da influência da arquitetura nestes espaços destinados à pesquisa, tanto no comportamento profissional, no intelectual quanto no social, buscando a construção do conhecimento associada a socialização e cooperação.
Palavras chave: Arquitetura de Centros de Pesquisa; Arquitetura de Laboratórios; Espaços colaborativos; Humanização; Flexibilidade; Pertencimento.
“Quem nunca cometeu um erro,
nunca tentou algo novo.”
Albert Einstein