RAMOS, Beatriz. Penitenciária Feminina de Segurança Média: A Arquitetura como instrumento de ressocialização. 2021.189 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Filadélfia - UniFil, Londrina, 2021.
Orientador: Prof. Esp. Alessandro Souza Cavalcanti
Local: Cambé - PR
Ano de conclusão: 2021
O presente trabalho enquadra-se na temática sobre arquitetura prisional, especificamente uma Penitenciária Feminina de Segurança Média, cujo objeto de estudo se apoia na relação harmônica entre humanização e segurança. O projeto arquitetônico localiza-se na cidade de Cambé-PR, visando atender toda a região metropolitana de Londrina e oportunizando um local adequado às mulheres sentenciadas ao regime fechado. O estudo e elaboração do anteprojeto segue as diretrizes projetuais impostas a tal padrão arquitetônico, considerando as questões de direitos humanos, integração com o entorno, conforto ambiental e, sobretudo, a segurança das internas e funcionários/agentes penitenciários. Através de pesquisas acerca da situação arquitetônica prisional atual, análises de obras correlatas e observação do contexto local, foi desenvolvido um projeto funcional, que viabiliza atividades laborais, estudo, lazer e acompanhamento médico, sendo essas práticas primordiais para uma futura e assertiva ressocialização das usuárias. O papel da arquitetura na reintegração social das internas é o ponto central do trabalho, propondo uma edificação antagônica ao paradigma atual das penitenciárias e apresentando um novo olhar ao referido tema.
Palavras-chave: Penitenciária Feminina de Segurança Média. Humanização. Estudo Arquitetônico. Ressocialização. Arquitetura Prisional.
“[...] a violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano”
(Papa João Paulo II).