FIGUEIREDO, E. S. "Espaço de Habitar": Infraestrutura Verde como ferramenta de planejamento em Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) em Londrina/PR. 2021. 163 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Filadélfia - UNIFIL, Londrina, 2021.
Orientador: Profa. Dra. Joseane Pivetta
Local: Londrina - PR
Ano de conclusão: 2021
As cidades crescem territorialmente por meio da modalidade de parcelamento do solo, e o loteamento é um dos instrumentos da expansão territorial urbana. Planejar e projetar um loteamento como "um espaço de habitar", em atendimento às questões sociais, econômicas e ambientais, se torna fundamental para o futuro das cidades e para a conservação do planeta. A crise habitacional que atinge a população carente torna explícita a exclusão social e a segregação espacial nas cidades, marcadas pela informalidade e precariedade de moradias localizadas em assentamentos precários, sem infraestrutura ou com infraestrutura inadequada, geralmente com riscos tanto à vida das pessoas quanto ao meio ambiente. Não distante dessa realidade, a cidade de Londrina, localizada no norte do Estado do Paraná, sofre os impactos associados ao seu rápido crescimento populacional e processo de urbanização. As políticas habitacionais não suprem a crescente necessidade de moradia para atendimento às famílias com condições adequadas de habitabilidade. O deficit habitacional em número de domicílios de Londrina coloca o município no segundo lugar no ranking de deficit habitacionar°dos municípios do Estado do Paraná. O presente trabalho propõe o projeto de intervenção em um loteamento urbano como um "espaço de habitar". em uma área definida como Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) localizada no bairro Chácara São Miguel no município de Londrina. Teve como objetivos específicos, aprofundar os conhecimentos nas áreas de arquitetura, urbanismo e paisagismo, enfatizar a infraestrutura verde como ferramenta necessária para a discussão sobre as principais condicionantes projetuais, considerando o mínimo de impacto no ecossistema natural da gleba prevendo a melhor ocupação do espaço urbano para as Habitações de Interesse Social (HIS). A estratégia de intervenção urbana, utilizando as ferramentas de infraestrutura verde, apresentam um programa possível para urbanização deste espaço definido, com a indicação de tipologias de habitação com qualidade, sistema de mobilidade e apropriação consciente do eixo ambiental de águas e áreas verdes.
Palavras-chave: Infraestrutura verde. Habitação. Loteamento. Planejamento.
“Você não promove mudanças lutando contra o que já existe. Para mudar algo construa um modelo novo que torne o existente obsoleto.”
R. Buckminster Fuller