SILVA, Natália Leticia Vidotti Herculano da. Moradia primeira para população em situação de rua – Londrina/PR. 2021. 178 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Filadélfia - UniFil, Londrina, 2021.
Orientador: Profa. Ma. Raquel Salla Morato Leite
Local: Londrina - PR
Ano de conclusão: 2021
O tema analisado pelo presente Trabalho Final de Graduação identifica e analisa as transformações e situações pelas quais a população em situação de rua ainda passa, mesmo após tantas décadas e a importância do processo de acolhimento para a saída das ruas. Através disso, é discutido a caracterização deste público alvo, assim como normativas, programas de acolhimento e o sistema Housing First, que é uma nova metodologia que vem sendo aplicada em diversos países, mas que no Brasil, começou a se desenvolver recentemente. Acerca disso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, em que se desenvolve uma perspectiva histórica e teórica sobre situações referentes aos métodos de acolhimento presentes no Brasil, assim como um estudo de obras com a utilização do processo construtivo utilizando container iso e um estudo da realidade que apresenta base para a implantação da Moradia primeira em Londrina – PR, a fim de objetivar o desenvolvimento do anteprojeto da Moradia Primeira para a população em situação de rua no município. O trabalho também apresenta memorial justificativo, o qual descreve diretrizes que foram base para alcançar o o objetivo final do projeto.
Palavras-chave: Moradia Primeira. Situação de Rua. Visibilidade. Reinserção Social.
“[...] Não há uma aceitação da presença de pessoas morando nas ruas; não há uma aceitação da sua instalação nos espaços de passagem, do transitório. E não importam como devem sair dessa situação, importa que não ocupem esses espaços, não incomodem a passagem, o caminho daqueles que transitam, não importunem a ordem estabelecida.”