BOLFER, Luigi Bono. Integração e Reabilitação: Comunidade Terapêutica. 2020. 109p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Filadélfia - UniFil, Londrina, 2020.
Orientador: Prof. Me. Rinaldo Zanatto
Local: Londrina - PR
Ano de conclusão: 2020
O crescente aumento dos casos referentes a farmacodependência dentro do contexto global, aliado a abertura desenfreada e negligente de serviços pouco estruturados voltados ao tratamento de pessoas adictas, trouxe consigo a problemática da precarização das Comunidades Terapêuticas e sua baixa eficiência no tratamento. Portanto, este trabalho busca atender a necessidade de soluçõs terapêuticas corretas através do desenvolvimento projetual e de suas características terapêuticas. O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um anteprojeto para uma Comunidade Terapêutica para a cidade de Londrina - PR. Foram realizadas pesquisas locais, nacionais e mundiais a respeito das abordagens terapêuticas necessárias para que um edifício cumpra com elevada eficiência o papel de mediador entre o paciente que está em processo de desintoxicação buscando tornar-se o indivíduo saudável. Com isso, espera-se criar discussões a respeito do papel do edifício arquitetônico no processo terapêutico dos ambientes e serviços, instigando a melhoria dos aspectos arquitetônicos nas demais Comunidades Terapêuticas e edifícios voltadas para a saúde, em geral.
Palavras-chave: Comunidade Terapeutica. Arquitetura Terapeutica.
"Quando partimos desta vida, já não é possível fazer penitência e não tem efeito satisfatório. Aqui se perde ou se ganha a vida."
São Cipriano