WILLY, Camila Climaco. MERCADO ABERTO: Inserção no espaço livre público Em Londrina-PR. 2019, 149p. Monografia (Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL, Londrina-PR, 2019.
Orientador: Profa. Dra. Joseane Pivetta
Local: Londrina - PR
Ano de conclusão: 2019
O seguinte trabalho refere-se ao Trabalho Final de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo, tem como finalidade a elaboração de um anteprojeto de um Mercado Público Aberto para a cidade de Londrina, PR. Discute as tipologias de mercado, um breve histórico e sua evolução, levando em consideração e buscando o conceito dos espaços públicos que promovem a vitalidade urbana, sociabilidade e lazer. Para isto, o projeto estabelece áreas livres e de convívio, propõe a interação e sociabilidade entre os usuários, assim como a permeabilidade e continuidade do espaço público urbano. Através de referências bibliográficas e análises de correlatos, obteve-se informações necessárias para auxiliar no projeto final, unindo os pontos positivos e solucionando as problemáticas encontradas. A análise dos mercados já existentes, assim como um diagnóstico da realidade e suas condicionantes foram diretrizes necessárias para que justificassem e auxiliassem na implantação do Mercado na cidade de Londrina. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi dividida em quatro capítulos em forma de artigos: conceituação temática baseada em pesquisa bibliográfica; pesquisa e análise de três obras correlatas para uma proposta de projeto; interpretação da realidade, com breve histórico da cidade e foco na região escolhida; apresentação do projeto, suas diretrizes, estudos referentes a fluxos e programa de necessidades, definição do conceito e partido, a descrição do projeto e as normas necessárias para esse tipo de edificação.
Palavras-chave: Mercado; Público; Mercado Aberto; Áreas Livres;
“Imagination is the beginning of creation. You imagine what you desire, you will what you imagine, and at last, you create what you will.”
(George Bernard Shaw)