SILVA, Bruna Sthefany da. Sistemas de espaços livres urbanos: projetando infraestrutura verde para o bairro Cafezal de Londrina - PR. 2020. 182 p. Trabalho Final de Graduação (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Filadélfia - UniFil, Londrina, 2020.
Orientador: Profa. Dra. Joseane Pivetta
Local: Londrina - PR
Ano de conclusão: 2020
O trabalho discute o conceito da infraestrutura verde nos espaços livres urbanos como uma estratégia de ordenação e reestruturação do território, a fim de articular os efeitos negativos da urbanização, principalmente em relação a preservação do meio natural nas cidades. O objetivo foi analisar a qualidade dos espaços livres do bairro Cafezal em Londrina – Paraná e propor alternativas projetuais baseadas em projetos que já implantaram o sistema de infraestrutura verde para melhorar a qualidade de vida da população. A pesquisa consiste na discussão da potencialidade dessa aplicação, ao promover cidades mais vivas, com espaços mais inclusos, acessíveis, sustentáveis e resilientes. O resultado demonstra que a infraestrutura verde por meio da recuperação ou conservação do meio ambiente, no desenvolvimento em espaços de lazer e na criação de bairros sustentáveis proporciona soluções aos problemas associados aos recursos hídricos, as áreas verdes e a biodiversidade, essenciais para a sustentabilidade urbana a longo prazo. As alternativas projetuais nos espaços livres da unidade territorial expressam a oportunidade de um novo paradigma para se viver, no espaço urbano, em harmonia com o meio natural.
Palavras-chave: Espaço livre. Infraestrutura verde. Área verde. Sustentabilidade. Qualidade de vida.
Ensinamento
“Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo. Não é. A coisa mais fina do mundo é o sentimento. Aquele dia de noite, o pai fazendo serão, ela falou comigo: ‘coitado, até essa hora no serviço pesado’. Arrumou pão e café, deixou tacho no fogo com água quente. Não me falou em amor. Essa palavra de luxo”
Adélia Prado