MACUL, Bruna. Instituição de Longa Permanência para Idosos com Alzheimer. 2021. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Filadélfia - UniFil, Londrina, 2021.
Orientador: Prof. Me. Roberto Mititaka Ikeda
Local: Londrina - PR
Ano de conclusão: 2021
O presente trabalho refere-se ao Trabalho Final de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Esta monografia, de caráter técnico-científico, tem como finalidade a elaboração do anteprojeto de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos com Alzheimer localizada na cidade de Londrina, no Paraná. A importância desta Instituição está no fato de que o serviço por ela prestado está sendo cada vez mais procurado, em decorrência da importância que vem sendo atribuída à saúde física, mental e espiritual. A pesquisa foi feita através de referências bibliográficas, conceituação temática, análise de correlatos em busca de informações, como a arquitetura sobre os cuidados com os Idosos que sofrem com a doença, o Alzheimer e a Arquitetura Biofílica. Esses conceitos levaram ao entendimento das principais necessidades dos Idosos que sofrem com o Alzheimer, permitindo assim, o desenvolvimento de um programa e um projeto que atendesse essas necessidades. Através dos conceitos de biofilia e de referências de projetos de instituições, foi possível determinar soluções projetuais, que foram aplicadas no projeto de forma a possibilitar a criação de espaços seguros e eficientes que permitissem maior autonomia e qualidade de vida aos seus usuários, além de proporcionar tranquilidade aos seus familiares.
Palavras-chave: Alzheimer. Idosos. Demência. Arquitetura de Acolhimento. Londrina.
“A tecnologia é muito mais que um método, é um universo em si [...] sempre que ela atinge sua realização plena, transcende a si mesma como arquitetura”
(MIES VAN DER ROHE)