RABITO, Pollyana Maria Batalha Rabito. Centro de Apoio e Convivência aos Acompanhantes de Pacientes em Tratamento Médico no Hospital HonparArapongas - PR. 2021. 113. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Filadélfia - UniFil, Londrina, 2021.
Orientador: Prof. Me. Rinaldo Zanatto
Local: Arapongas - PR
Ano de conclusão: 2021
Ao longo dos anos, a busca por tratamentos de saúde foi crescente no município de Arapongas, no qual o hospital Honpar atende seus próprios moradores, assim como as cidades vizinhas e outros estados. Devido ao grande deslocamento de pacientes da cidade e de outras regiões, em geral acompanhados por uma ou várias pessoas, que não podem adentrar no hospital, surge, nesse contexto, um público que espera em lugares inapropriados durante horas ou até mesmo dias. Diante dessa realidade, é comum o surgimento de estabelecimentos de abrigo ao redor desses hospitais. Desta forma, o objetivo do presente trabalho é realizar uma pesquisa teórica sobre a arquitetura voltada para assistência social, em especial relacionada ao projeto de locais de apoio, aonde o acompanhante tenha suporte para manter-se nessa espera com um espaço adequado para isso. Do mesmo modo faz parte ainda do objetivo do trabalho desenvolver uma proposta projetual, em nível de anteprojeto, de um Centro de Apoio e Convivência aos Acompanhantes de Pacientes em Tratamento Médico no Hospital Honpar de Arapongas - PR. Além da fundamentação teórica sobre o tema, a proposta foi baseada, em análises de obras correlatas, visitas a locais de mesma natureza e o estudo de temas como a humanização do espaço e biofilia, com o intuito de proporcionar um espaço de qualidade aos usuários, já que muitos se encontram fragilizados. A proposta projetual encontra-se anexa no presente trabalho.
Palavras-chave: Centro de Apoio. Acompanhante. Humanização. Acolhimento.
“[...] O que quer que você faça na vida, será insignificante. Mas é muito importante que faça, porque ninguém mais fará.”
(Mahatma Gandhi).