RICIERI, Yaluni. Habitação de interesse Social: A qualidade do espaço arquitetônico percebida pelo usuário. 2017. 71 f. TFG (Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Filadélfia, Londrina, PR., 2017.
Orientador: Prof. Me. Danilton Luis Lima Jesus de Aragão
Local: Cambé - PR
Ano de conclusão: 2017
Este trabalho é resultado de pesquisa literária acerca dos requisitos projetuais para se chegar a qualidade do espaço arquitetônico para habitação de interesse social. Além disso, são apresentadas através de correlatos alguns exemplos no Brasil e no mundo que fizeram uso desses meios ou algumas delas e com isso criaram projetos de qualidade reconhecida. Partindo-se da ideia de qualidade habitacional, chegou-se a 5 princípios projetuais que seriam requisitos para se chegar a qualidade: funcionalidade, flexibilidade / adaptabilidade, expansividade e inserção urbana. Esses meios auxiliam o profissional a atender as necessidades e expectativas atuais e futuras do usuário, que são fundamentais para a percepção de satisfação do usuário com o ambiente construído. Esta qualidade está totalmente atrelada a percepção do usuário e é dificultada neste tipo de projeto pela diversidade de perfis e consequentemente, de desejos e necessidades. Através do estudo realizado, foi possível identificar diretrizes projetuais a partir de pesquisas de outros autores acerca das problemáticas atuais e modificações recorrentes realizadas pelos usuários nos projetos de habitação de interesse social.
Palavras-chave: Qualidade habitação social; funcionalidade e flexibilidade; expansividade; inserção urbana; perfil do usuário de habitação social.