DA COSTA, Naila Nishikawa. T living: nova forma de morar em Londrina. 2021. 107. Trabalho Final de Graduação (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Filadélfia - UniFil, Londrina, 2021.
Orientador: Prof. Me. Lucas Raffo Souza
Local: Londrina - PR
Ano de conclusão: 2021
A moradia sempre foi uma busca e um problema recorrente para a humanidade, vindo a sofrer significativas transformações diante das crises vivenciadas ao longo do tempo, das quais, interferiram no modo de morar, viver e conviver do homem. A constituição da família, a maneira de pensar e os modos de vida, foram transformados em função das crises enfrentadas e do surgimento das novas tecnologias. Diante deste cenário, surgem então, propostas inovadoras de formas de habitar, como o coliving, a fim de tornar a moradia mais acessível, inclusiva e sustentável. Deste modo, este trabalho tem por objetivo desenvolver um projeto de moradia compartilhada para a cidade de Londrina, se adequando à realidade local, como também, propondo ajustes para atender às premissas do coliving, além de, apresentar uma nova maneira de enxergar a habitação, contribuindo para o processo de mudança para a sociedade contemporânea.
Palavras-chave: Coliving. Moradia compartilhada. Modos de habitar. Arquitetura.
“[...] Habitar é, ao mesmo tempo, um evento e uma qualidade mental e experimental e um cenário funcional, material e técnico. A noção de lar se estende muito além de sua essência e seus limites físicos. Além dos aspectos práticos de residir, o ato de habitar é também um ato simbólico que, imperceptivelmente, organiza todo o mundo do habitante. Não apenas nossos corpos e necessidades físicas, mas também nossas mentes, memórias, sonhos e desejos devem ser acomodados e habitados. Habitar é parte de nosso próprio ser, de nossa identidade.”
(PALLASMAA, 2017, p. 7)