SCHIAVON, Beatriz Lott da Silva. Complexo Esportivo de Alto Rendimento em Patinação Artística e Hóquei In Line. 2021. 137p. Trabalho Final de Graduação (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Filadélfia - UniFil, Londrina, 2021.
Orientador: Prof. Me. Ivan Prado Junior
Local: Londrina - PR
Ano de conclusão: 2021
O presente Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo foi desenvolvido no ano de 2021 com o objetivo de desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação. Com o tema “Complexo Esportivo de Alto Rendimento em Patinação Artística e Hóquei In Line”, este projeto arquitetônico iniciou-se através de uma profunda pesquisa a fim de fundamentar e definir sua função, objetivos, requisitos espaço-funcionais e normas técnicas. Foram também estudadas obras correlatas nacionais e internacionais visando somar referencias estéticas, construtivas, programáticas e de implantação à fundamentação temática do projeto. A partir da análise da temática no contexto nacional, estadual e municipal, foram traçadas diretrizes que nortearam a escolha de Londrina para abriga-lo e, em seguida definir o terreno que melhor atendesse aos requisitos que o objeto de trabalho exige, observando seu impacto urbano e social. Para se iniciar a fase projetual, primeiramente analisou-se as condicionantes, deficiências e potencialidades do terreno, observando legislações urbanísticas, equipamentos existentes e condicionantes ambientais, obtendo-se a melhor orientação de implantação para o edifício. A partir da conceituação e programação arquitetônica, foram definidos os fluxos que melhor direcionariam pedestres e veículos por todo complexo esportivo e, por fim, desenvolvido o projeto arquitetônico. Todo o projeto foi representando através de peças gráficas para sua clara compreensão.
Palavras-chave: Arquitetura. Arquitetura esportiva. Eco arquitetura. Complexo esportivo. Patinação artística. Hóquei in line. Trabalho final de graduação.
“O esporte tem o poder de mudar o mundo. Tem o poder de inspirar, tem o poder de unir as pessoas de um jeito que poucas coisas conseguem.”
Nelson Mandela.