KUTASSY, Camila Miranda Maciozek. Co-housing para o município de Londrina - PR. 2018. 134f. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Centro Universitário Filadélfia, Londrina, PR. 2018.
Orientador: Profa. Dra. Camila Gregório Atem
Local: Londrina - PR
Ano de conclusão: 2018
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um anteprojeto de um co- housing no município de Londrina – PR. Para tanto, foi necessário estudar e entender melhor a inter-relação e convivência entre pessoas de diversas formas de famílias e a relação com o ambiente residencial. Foi analisada a atual situação de condomínios residenciais em Londrina e relacionada ao tema para embasamento dos estudos. Levou-se em consideração as diversas formas de constituição familiar, considerando suas necessidades individuais e o convívio interpessoal, configurando- se no intuito de propor um condomínio que favoreça a interação entre os residentes. Neste trabalho foram realizados estudos sobre as tipologias residenciais e a interação entre os diversos moradores, considerando suas necessidades individuais., incluindo pessoas de idade mais avançada, acima de 60 anos, que normalmente têm sido vítimas de segregação. Ressalta-se a importância do uso de ambientes confortáveis, acessíveis e humanizados, com infraestrutura para moradia mutável e alternativa, afim de promover uma otimização na qualidade de vida das famílias de uma forma mais assertiva, com a construção de ambientes de convívio e de integração como cozinha comunitária, lavanderia, pequena biblioteca, recreação e lazer. Espera-se que a partir das edificações possa haver alguma melhoria na comunicação, convívio e relacionamento entre os moradores.
Palavras-chave: Co-housing; Idosos; Tipos de famílias; Interação.
“Arquitetura é, antes de mais nada, construção, mas construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção”
(Oscar Niemeyer)