MOREIRA, Larissa Valvassore. Biblioteca pública especial para a cidade de Londrina - PR. 2018. 184 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Filadélfia, Londrina, P.R., 2018.
Orientador: Profa. Me. Carla de Barros Caires Greve
Local: Londrina - PR
Ano de conclusão: 2018
A biblioteca pública é um importante equipamento cultural responsável por preservar e difundir o conhecimento que se manifesta sob a forma dos diferentes acervos que ela comporta. Ela influencia no desenvolvimento do usuário e da comunidade oferecendo acesso a informação e fornecendo meios de aprendizado e de fortalecimento cultural, tanto individual quanto coletivo, devendo estar preparada para atender aos mais diversos tipos de público com igualdade e propiciando as mesmas oportunidades de acesso e uso a qualquer indivíduo. A pessoa com deficiência precisa ser considerada nesse contexto, pois a leitura é uma das principais formas de acesso ao conhecimento, se configurando como uma importante ferramenta para a inclusão do indivíduo na sociedade, tornando-se necessário identificar as particularidades e as necessidades de cada tipo de deficiência, de modo a propor espaços adequados que possam ser utilizados com autonomia e segurança. A integração desses usuários se dá também por meio da relação com o espaço, que deve provocar sensações diferenciadas em cada um, influenciando na percepção dos mesmos a partir dos sentidos e da memória. A partir disso, o trabalho se desenvolve através de estudos ligados à área de Desenho Universal e Acessiblidade, além da Arquitetura Sensorial. Tendo por base a evolução tipológica da biblioteca ao longo dos séculos, reflexo da democratização do conhecimento, e do contexto das bibliotecas públicas em Londrina, o projeto proposto visa oferecer acesso e uso universal a todos os indivíduos, considerando suas diferenças, de modo a auxiliar na difusão do conhecimento e, consequentemente, na inclusão.
Palavras-chave: Biblioteca; Arquitetura Sensorial; Acessibilidade; Inclusão; Deficiência.
"O sabor da maçã...está no contato da fruta com o palato, não da fruta em si, da mesma maneira...a poesia está no encontro do poema com o leitor, não nas linhas dos símbolos impressos nas páginas de um livro. O que é essencial é o ato estético, a vibração, a emoção quase física que surge com cada leitura."
Jorge Luis Borges