GIROLDO, Mylena Bai. Loteamento urbano na cidade de Ibiporã-PR: Bairro Sustentável. 2020. 129 p. Trabalho Final de Graduação (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Filadélfia - UniFil, Londrina, 2020.
Orientador: Profa. Ma. Esther Encinas Audibert
Local: Ibiporã-PR
Ano de conclusão: 2020
As cidades são consequências de uma crise de trabalho no campo e da industrialização mundial. Com isso, a forma de ver e analisar com a sociedade se comporta inserida em uma área urbana passou a mudar quando percebeu as consequências geradas pelo mau planejamento. Por isso, o presente trabalho insere uma proposta de projeto para um loteamento, pensado inteiramente em quem irá usufruir do espaço, gerando sustentabilidade ambiental, econômica e social. O local do projeto está inserido na cidade de Ibiporã no Estado do Paraná, onde há grandes possibilidades de inserir um bairro de classe-média juntamente com habitação de interesse social, quebrando barreiras sociais, onde possam usar espaços públicos em conjunto de boa qualidade espacial. Para a implementação da ideia será proposto o uso das diretrizes do DOTS (Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável), onde se pode pensar em ruas especialmente para pedestres e ciclistas, uso misto das quadras, espaços públicos para interação e pequenas soluções sustentáveis que juntas geram um grande impacto positivo.
Palavras-chave: Loteamento, sustentabilidade, habitação, cidades.
“As cidades têm a capacidade de fornecer algo para todos, só porque, e só quando, elas são criadas por todos.” “Cities have the capability of providing something for everybody, only because, and only when, they are created by everybody.”
Jane Jacobs