SOUZA, Bárbara.Escola Montessoriana para cidade de Londrina -PR. 2022. 135p. Trabalho Final de Graduação (Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Filadélfia - UniFil, Londrina, 2022.
Orientador: Profa. Ma. Caroline Waldhelm
Local: Londrina - PR
Ano de conclusão: 2022
Os ambientes educacionais, ao longo da história, desenvolveram um papel cada vez mais importante e essencial para a educação, tendo interferência direta sobre o mesmo. Pós as transformações educacionais, surgem novas Metodologias e cria-se as Novas Escolas, que trazem a experiência do espaço como guia de ensino, estando em total contato com a Arquitetura. Baseado na metodologia Montessoriana e com o intuito de desenvolver um trabalho que faça o usuário se identificar com o seu local de aprendizado, tornando-o um ambiente familiar que facilite o desenvolvimento espontâneo, servindo como local de estudo, crescimento, socialização, e experiencias memoráveis, realizou-se uma pesquisa a fundo sobre a história e o que o método Montessori engloba. Foram analisadas três obras que apresentam características em comum com o conceito, ampliando os conhecimentos sobre o assunto e desenvolvendo da melhor maneira um projeto aprofundado sobre o conhecimento da arquitetura escolar, e então, desenvolve-se um projeto que se adeque aos padrões Montessorianos em conjunto com a arquitetura impar do mesmo, e se liberte de algumas características das Escolas Tradicionais. A partir disso espera-se criar uma discussão sobre a importância da arquitetura no desenvolvimento do ser humano, principalmente em suas primeiras experiencias escolares, e sobre a importância das Escolas Novas.
Palavras-chave: Ambientes educacionais. Arquitetura escolar. Método Montessoriano. Arquitetura Montessoriana. Experiencia do espaço. Escola Nova. Educação infantil. Educação.
“Desistir nunca foi e nunca será uma opção. Lute com todas suas forças para alcançar seus sonhos. Coloque Deus como seu alicerce, pois os outros nem sempre vão te apoiar; Mas ele nunca vai te abandonar.”
(Carlos Ligor)