SAKAIZAWA, Isabela Cianca. Centro de Apoio ao Morador de Rua: Missão Casa Verde. 2018. Número total de folhas. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – UNIFIL – Centro Universitário Filadélfia, Londrina, 2018.
Orientador: Prof. Me. Danilton Luis Lima Jesus de Aragão
Local: Londrina - PR
Ano de conclusão: 2018
O presente Trabalho Final de Graduação apresentado, aborda a discussão sobre um problema incidente e abrangente na sociedade atual em relação à circunstância da população em situação de rua no contexto urbano e sua falta de espaço dentro do convívio social. Essa sociedade de risco tem como características principais a periferização e exclusão social, sendo assim estão escondidas aos olhos da sociedade de forma que não recebam o apoio nem atenção necessários tornando- se então um grupo totalmente desfavorecido o qual sofre por obter de forma estipulada a omissão dos direitos de cidade e, consequentemente, desencadeando a segregação. O trabalho discute também como a arquitetura tem papel auxiliador na condição do bem-estar e vida dos moradores de rua uma vez que a maioria dos abrigos que são ofertados atualmente não apresentam qualidade arquitetônica e nem usual para essa tipologia de uso, sendo assim, esses espaços de apoios tornam-se omissos e inadequados trazendo uma falta de interesse pela procura desses, de modo que as pessoas prefiram estar em condição de rua do que frequentá-los. Ainda é possível salientar a importância do envolvimento da arquitetura nesse assunto e sua influência, visto que estamos tratando de um grupo populacional que precisa de intervenção a qual deve ser positiva. O desenvolvimento projetual do tema, exigiu uma pesquisa bibliográfica aprofundada e análise da área de estudo somada à estudo de casos além do diagnóstico da realidade para que auxiliassem e justificassem a implantação dessa da tipologia de edifício de apoio ao morador de rua na cidade de Londrina-PR. O projeto toma iniciativa a partir de uma instituição pré-existente na cidade, Missão Casa Verde de Londrina, a qual oferece apoio devido aos moradores de rua porém não obtém espaço apropriado para tal atividade. Sendo assim, o Centro de Apoio ao Morador de Rua: Missão Casa Verde, tem como objetivo proporcionar um novo espaço à instituição de forma que seja um edifício adequado para suportar essa tipologia de exercício de forma mais que satisfatória. A partir dos referidos estudos e análises foi elaborado o programa arquitetônico considerando todo o programa de atividades necessárias para o funcionamento da Missão Casa Verde, assim como características de funcionamento que já estão em atuação no instituto hoje em dia e são essenciais para o sucesso e bom desempenho do projeto, englobando todas as partes indispensáveis para o desenvolvimento do material gráfico e textual da proposta de projetual.
Palavras-chave: Centro de Apoio ao Morador de Rua; Arquitetura para abrigos; População em situação de rua; Exclusão Social.