NOVO, Fabiana Gonçalves. CASA DA GESTANTE, BEBÊ E PUÉRPERA PARA LONDRINA-PR. 2021, 135p. Trabalho Final de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Centro Universitário Filadélfia - UNIFIL, Londrina-PR 2021.
Orientador: Profa. Ma. Lucy Ana Vilela Staut
Local: Londrina - PR
Ano de conclusão: 2021
A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera é uma residência provisória que presta assistência à gestação de alto risco para usuárias que se encontrem em quaisquer situações de risco, que são identificadas pela Atenção Básica ou Especializada, dentro da Rede Cegonha. A CGBP deve garantir acolhimento, acompanhamento, orientação, hospedagem e alimentação às gestantes, puérperas e recém-nascidos, que necessitem de cuidados e acompanhamento pela equipe de referência do hospital ao qual esteja vinculada, em situações que não haja a necessidade de estar em ambiente hospitalar. O objetivo principal do presente trabalho é desenvolver e aplicar conhecimentos sobre arquitetura social e de estabelecimentos assistenciais de saúde, através de pesquisas e do exercício projetual da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera para o município de Londrina-PR; considerando pontos como a legislação e humanização do espaço por meio da arquitetura, incluindo o paisagismo e a arquitetura de interiores com técnicas de conforto que atendam as necessidades dos usuários. Para isso, realizou-se a pesquisa bibliográfica sobre esses espaços e a sua evolução ao longo do tempo, assim como o estudo da ambiência como estratégia de humanização de ambientes de saúde e análise de obras correlatas para uma melhor compreensão da arquitetura destes locais. Além disso, foi elaborado um estudo de viabilidade da realidade contextual, para entender a assistência à maternidade no município. O resultado do desenvolvimento do presente trabalho visa ampliar conhecimentos relacionados à arquitetura de estabelecimentos de assistência à maternidade, melhorando a inter-relação humana, assistência social e humanização dos espaços, assim como gerar discussões sobre como avançar na temática arquitetônica, que é essencial ser pensada para espaços com intuito de acolher mães e filhos em situações de risco.
Palavras-chave: Casa da Gestante, Bebê e Puérpera. Rede cegonha. Acolhimento. Arquitetura. Percepção Ambiental. Ambiência.