CONTO, Vitória Ferrari. Uma proposta paisagística de um jardim botânico para o município de Arapongas - PR. 2020. 90f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Filadélfia – Unifil, Londrina, 2020.
Orientador: Profa. Dra. Joseane Pivetta
Local: Arapongas - PR
Ano de conclusão: 2020
Arapongas é considerada uma cidade média e em desenvolvimento, porém seu crescimento está vinculado ao setor moveleiro, por isso, as áreas verdes foram deixadas em segundo plano. Ainda que o município contenha uma quantidade considerável de fundos de vale, sua precariedade encontra-se em áreas verdes para uso e apropriação de seus habitantes, e mais, carece de ambientes de lazer e recreação. Sendo assim, este trabalho tem como tema uma proposta paisagística de um jardim botânico para Arapongas, pois além de proporcionar lazer e recreação, oferece o fator cultural através da disseminação dos princípios científicos. Então, este objetiva-se em aplicar tais conhecimentos para desenvolver um estudo que leva em consideração, em primeiro plano, os fatores ambientais e sociais. O método partiu de pesquisas bibliográficas, levantamento in loco, análises da malha urbana e suas condicionantes, e a elaboração de diretrizes para uma área de estudo. Por fim, o intuito deste trabalho, é discutir as funções das áreas verdes na malha urbana e suas implicações e apresentar a possibilidade de atribuir novas funções a estas.
Palavras-chave: Jardim Botânico; Áreas Verdes; Tratamento Paisagístico; Arapongas; Lazer e Recreação.
“Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".
(Josué 1:9)