GREGIO, Daniela Gonçalves. O Parque Urbano como área pública. 2017. 150 f. TFG (Graduação em Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Filadélfia, Londrina, PR, 2017.
Orientador: Prof. Me. Carlos Augusto da Silva
Local: Cambé - PR
Ano de conclusão: 2017
A cidade de Cambé no estado do Paraná, assim como muitas outras também apresenta um baixo teor de qualidade quando o assunto é vitalidade urbana, pois ainda precisa aprimorar a maneira como trata suas áreas livres destinadas a uso público, para que as mesmas consigam atrair e manter as pessoas nas ruas gerando de forma automática ambientes vivos e seguros. Oferecer soluções simples e objetivas para tais situações, amarrando-as as atividades cotidianas da população e fazendo que elas se integrem ao entorno para assim obter qualidade de vida no meio urbano, são os principais objetivos desse trabalho. Diante da realidade do local estudado foi elaborado um projeto de desenho urbano e de qualificação de áreas institucionais que propõe a reintegração da população com as áreas livres, para que as mesmas se tornem áreas de uso público. Este projeto engloba propostas de melhoria nas transposições sobre o fundo de vale com prioridade ao pedestre, recomposição de mata ciliar, captação de águas pluviais para reuso na irrigação de hortas comunitárias, estabelecimento de áreas para instalação mobiliário urbano com foco nas relações humanas com base nas escalas de proximidade e regularização de ocupações irregulares dentro da área de preservação ambiental.
Palavras-chave: Fundo de vale; Vitalidade urbana; Áreas livres; Áreas públicas; Desenho urbano.
"Acima de tudo, nunca perca a vontade de caminhar. Todos os dias, eu caminho até alcançar um estado de bem estar e me afasto de qualquer doença. Caminho em direção aos meus melhores pensamentos e não conheço pensamento algum que, por mais difícil que pareça, não possa ser afastado ao caminhar."
Søren Aabye Kierkegaard
Filósofo Dinamarquês
1813-1855