SOBRE A HIERARQUIA ECLESIÁSTICA

SOBRE A HIERARQUIA ECLESIÁSTICA

SERÁ QUE É DIFÍCIL DE ENTENDER QUE HIERARQUIA NA IGREJA FOI INTRODUZIDO PELA IGREJA CATÓLICA NO ANO DE 313, PELO IMPERADOR CONSTANTINO,ONDE ELE ELEGEU VÁRIOS DANDO CARGOS ECLESIÁSTICOS E PODER SOBRE OS DEMAIS NO SENTIDO DE SUJEIÇÃO.

VEJA UMA PARTE DE SUA HISTORIA. 

Apegados ao monoteísmo, os cristãos não juravam o culto divino ao imperador, provocando reações violentas. As perseguições ocorreram em curtos períodos, embora violentos, na medida em que o culto divino ao imperador, estabelecido por Augusto mas formalizado por Domiciano, era aplicado nas províncias [4] . Muitos foram perseguidos, outros morreram nas arenas, devorados por feras. Ao mesmo tempo, cada vez mais pessoas se convertiam ao cristianismo, especialmente pobres e escravos, que se voltavam para a Igreja por acreditarem na promessa de vida eterna no Paraíso.

O poder do cristianismo não podia mais ser ignorado. A partir do momento em que cidadãos ricos do Império Romano se converteram à nova religião, a doutrina, que pregava a igualdade e a liberdade, deixava de representar um perigo social. Aos poucos, a Igreja Católica se institucionalizava e o clero se organizava, numa enorme escalada da hierarquia com o surgimento dos bispos e presbíteros, no lugar de anciãos e superintendentes. O território sob o domínio romano foi dividido em províncias eclesiásticas. Os Patriarcas, bispos dos grandes centros urbanos - como Roma, Constantinopla, Antioquia da Síria e Alexandria -, ampliaram seu poder, controlando as províncias. O bispado de Roma procurou se sobrepor aos demais, alegando que o bispo de Roma era o herdeiro do apóstolo Pedro, que teria recebido de Jesus a incumbência de propagar a fé cristã entre os povos.

Em 313, o imperador Constantino fez publicar o Édito de Milão, que instituía a tolerância religiosa no império, beneficiando principalmente os cristãos. Com isso, recebeu apoio em sua luta para se tornar o único imperador e extinguir a tetrarquia. Em 361, assumiu o trono Juliano, o Apóstata, que tentou reerguer o paganismo, dando-lhe consistência ético-filosófica e reabrindo os templos. Três anos depois o imperador morreu e, com ele, as tentativas de retomar a antiga religião romana.

Em 391, Teodósio I (379-395) oficializou o cristianismo nos territórios romanos e perseguiu os dissidentes. Após seu reinado, o império foi dividido em duas partes. Os filhos de Teodósio assumiram o poder: Arcádio herdou o Império Romano do Oriente, cujo centro político era Constantinopla (antiga Bizâncio, rebatizada em homenagem ao imperador Constantino, localizava-se onde hoje é a cidade turca de Istambul); a Honório I coube o Império Romano do Ocidente, com capital em Roma.

O cristianismo primitivo pode ser dividido em duas fases distintas: o período apostólico, quando os primeiros apóstolos estavam vivos e propagaram a fé cristã: e o período pós-apostólico, quando foi desenvolvida uma das primeiras estruturas episcopais e houve uma intensa perseguição aos cristãos. Essa perseguição terminou em 313 d.C. sob o governo de Constantino I, em 325 ele promulgou o primeiro concílio de Niceia, dando início aos Concílios Ecumênicos.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Cristianismo#Estrutura_e_episcopado

Constantino legalizou e apoiou fortemente a cristandade por volta do tempo em que se tornou imperador, com o Édito de Milão, mas também não tornou o paganismo ilegal ou fez do cristianismo a religião estatal única. Na sua posição de Pontifex maximus — cargo tradicionalmente ocupado por todos os imperadores romanos, e que tinha a ver com a regulação de toda e qualquer prática religiosa no império — estabeleceu as condições do seu exercício público e interferiu na organização da hierarquia quando convocado, seguindo uma prática, no que diz respeito aos cristãos, que já havia sido inaugurada por um imperador pagão, Aureliano, que fora chamado a arbitrar uma querela entre o bispado de Antioquia e o bispado de Roma, que excomungara Paulo de Samosata, bispo de Antioquia, por heresia. O Imperador reafirmara o que já era do direito circunscricional da Igreja Romana — ou seja, que as igrejas cristãs locais, no que diz respeito a sua organização administrativa — inclusive quanto a eleição dos bispos — deveriam reportar-se à igreja de Roma, a capital. FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Constantino_I

E QUE ATÉ HOJE VEMOS OS IMITADORES DESTE PRECEITO NAS DENOMINAÇÕES QUE SE DIZEM CRISTÃS,ONDE ENCONTRAMOS NAS ESCRITURAS ENFASE DE SE COLOCAREM SACERDOTES,NO TEMPO DA GRAÇA,ORA VOLTAR AO SACERDÓCIO É DAR HONRA AOS QUE SÃO TODOS DA LINHAGEM DESTA EXPRESSÃO,PADRES,BISPOS,PASTORES,E ETC.TIRANDO A PALAVRA DISCÍPULOS =ALUNOS,E APÓSTOLOS =ENVIADOS,O RESTANTE VEM DA RAIS DA PALAVRA SACERDOTE,

HA, NÃO ACREDITA ENTÃO VAMOS AO DICIONARIO PARA TIRAR-NOS NOSSAS DUVIDAS.

Sacerdote[Do lat. sacerdote.] Substantivo masculino.

1.Entre os antigos, aquele que tratava dos assuntos religiosos e tinha o poder de oferecer vítimas à divindade.

2. Crist. Aquele que distribui os dons sagrados ou divinos; ministro do culto divino, da instrução religiosa e dos sacrifícios; padre.

3. Fig. Aquele que exerce profissão muito honrosa ou cumpre missão elevada.

4. Bras. Feiticeiro que oficia nas sessões de catimbó. [Fem.: sacerdotisa.]

Sumo sacerdote. 1. O sacerdote (1) principal, supremo.

ORA,NÃO É ISTO QUE FAZEM OS PASTORES,PADRES,BISPOS E ETC.COMO DIZ NO TÓPICO 2 

DO DICIONÁRIO? 

FONTE: DICIONÁRIO AURÉLIO DIGITAL

MUITOS COM BOAS INTENÇÕES,MAS SEM SABEREM VOLTAM PARA A LEI,OU SEJA: PARA A MALDIÇÃO.

"Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las." (Gálatas 3 : 10)

POR SEREM MANIPULADOS POR OUTROS,EXITEM PESSOAS QUE DEUS CAPACITA PARA ENSINAR,GUIAR NA SUA PALAVRA,MAS COMO COOPERADORES,E NÃO COM TÍTULOS,ESTES NÃO TEM A HUMILDADE DE RECONHECEREM QUE ESTÃO ERRADOS,POR ISSO VEMOS ATÉ OS VERDADEIROS ADORADORES,ESTÃO SENDO ENGANADOS POR ESTA CÚPULA DE HEREGES,O ENVIADO=APOSTOLO PAULO NUNCA FOI A FAVOR DE TÍTULOS,MAIS OS HEREGES TORCERAM E ATÉ TROCARAM FRASES NAS ESCRITURAS,PARA DAREM A ENTENDER QUE PAULO ERA A FAVOR DA HIERARQUIA ECLESIÁSTICA,SE PAULO FOSSE A FAVOR DISSO ELE NÃO ESCREVERIA ISTO VEJAM:

"Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus." (I Coríntios 3 : 9)

"E Jesus, chamado Justo; os quais são da circuncisão; são estes unicamente os meus cooperadores no reino de Deus; e para mim têm sido consolação." (Colossenses 4 : 11)

"E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida." (Filipenses 4 : 3)

Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores." (Filemom 1 : 24)

"Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus," (Romanos 16 : 3)

"E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram;" (Gálatas 2 : 6)

2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo."Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo." 4 Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro.5 Porque cada qual levará a sua própria carga.6 E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.(Gálatas 6 : 2 ao 6)

EM MOMENTO NENHUM FOI MENCIONADO CARGOS OU TÍTULOS,A ESTES APRESENTADO PELO ENVIADO(APOSTOLO)PAULO,POR QUE ELE SABIA QUE O SACERDÓCIO,E TÍTULOS ERAM EXCLUSIVAMENTE DA LEI.

QUER VOLTAR PARA A LEI ? ENTÃO CONTINUE TORCENDO ESTA PASSAGENS,VEJA EM HEBREUS.7:11 ao 23 QUE DIZ:

11 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque,(representando a eternidade de Deus) e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? 12 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.13 Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar, 14 Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio. 15 E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote,16 Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível. 17 Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque. 18 Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade. 19 (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus. 20 E visto como não é sem prestar juramento (porque certamente aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes, 21 Mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque), 22 De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador. 23 E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,

ORA,SE PELA MORTE DE CRISTO NA CRUZ ELES FORAM IMPEDIDOS DE PERMANECER,POR QUE OS HOMENS INSISTEM QUE DEVE HAVER SACERDOTES E SACERDÓCIOS,NO NOSSO MEIO,OU ESTAMOS NO TEMPO DA GRAÇA, OU VOLTEMOS PARA O TEMPO DA LEI,OU DEVEMOS FICAR CAÍDOS NA GRAÇA ?

"Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído."(Gálatas 5 : 4)

"Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei." (Gálatas 5 : 18)

"Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;" (Gálatas 3 : 13)

"Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde." (Gálatas 2 : 21)

OU NÓS ESTAMOS NO SEGUNDO PACTO,OU VOLTAMOS PARA O PRIMEIRO,VEJA O QUE O ENVIADO PAULO FALA SOBRE ISTO EM HEBREUS.8:2 AO 7 QUE DIZ:

2 Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem. 3 Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer. 4 Ora, se ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes (por que neste tempo ainda existiam) que oferecem dons segundo a lei, 5 Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou. 6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas. 7 Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.

JESUS NUNCA FOI A FAVOR DE HIERARQUIA ECLESIÁSTICA,SE ELE QUISESSE COLOCAR ALGUÉM PARA COMANDAR ELE NÃO DIRIA ESTAS PALAVRAS EM MATEUS.18:1 AO 4 QUE DIZ:

1 NAQUELA mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus?2 E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles,3 E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.4 Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.

SER PERFEITO EM UNIDADE,SIGNIFICA QUE: NENHUM É MAIOR QUE O OUTRO,E NÃO COMO MUITOS PENSAM: EU  NÃO DAREI CREDITO A ESTE POR QUE ELE NÃO É NADA NA IGREJA,NEM PASTOR ELE É, PENSAM ELES DESTA FORMA,MAS VEJA, NÃO É BEM ASSIM  QUE JESUS DISSE EM JOÃO.17:23 QUE DIZ:

Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.

SOMOS O SACERDÓCIO REAL E SANTO,NÃO ALGUNS MAIS TODOS.

"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" (I Pedro 2 : 9)

"Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo." (I Pedro 2 : 5)

ESPERO QUE ESTE ESTUDO TENHA ABERTO NOSSOS OLHOS PARA SAÍMOS DAS GARRAS E HERESIAS DOS HOMENS CORRUPTOS DE ENTENDIMENTO DA VERDADE.

ATÉ A PRÓXIMA ! DAVID BEZERRA DE MELO

Abasteça seus conhecimentos com mais: