Comentando a parábola do Rico e Lázaro versículo por versículo.

Comentando a parábola do Rico e Lázaro versículo por versículo.


parábola:

substantivo feminino

narrativa alegórica que transmite uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia.

 

Lucas 16 Versículo 19. Havia um certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que despendia todos os dias de sua vida de forma regalada.

No versículo 19. Jesus queria mostrar nesta comparação que, este homem rico sem nome, representa todo aquele que não se encontra o nome no livro da vida.

 

Versículo 20. E havia também um outro homem, chamado Lázaro, que coberto de chagas, vivia a esmolar, e fora abandonado no portão do homem rico.

 No versículo 20. Jesus queria mostrar nesta comparação que, Este mendingo representa a trajetória do justo aqui na terra, "no mundo tereis aflições."

 Palavras de Jesus. Este mendigo tem um nome reconhecido por Deus.

 No portão do Rico: representa, mesma área terrestre onde os dois se encontram, justamente para que o ímpio saiba que existe o justo.

 Versículo 21. Lázaro ansiava por alimentar-se ao menos das migalhas que porventura viessem a cair da mesa do rico. Até os cães vinham lamber suas feridas.

 No versículo 21. Jesus queria mostrar nesta comparação que, o pobre sempre será menos presado pelo rico, isto na sociedade de todos os tempos o rico é quem manda, quanto mais tem, menos ajuda os necessitados.

 Versículo 22. E assim, chegou o dia em que o mendigo morreu e os anjos o levaram para junto de Abraão. Entretanto, o homem rico também morreu e foi sepultado.

No versículo 22. Jesus queria mostrar nesta comparação que, depois da morte, neste caso usou o patriarca dos judeus, Abraão, para ilustrar um lugar fictício onde seria levado os mortos, para tirar exemplo desta comparação.

Mas isto é fictício, por que todos os mortos terão que ser julgados para receber qualquer tipo de punição ou recompensa.

O próprio Abraão citado, está aguardando pela ressurreição dos mortos.

 Jesus não iria dizer uma coisa, e depois dizer outra, por isso é chamado de parábola. Confirme no capítulo de João 5 versículos 28 e 29.

Versículo 28. Não vos admireis quanto a isso, pois está chegando a hora em que todos os que repousam nos túmulos ouvirão a sua voz

Versículo 29. e sairão; os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e aqueles que tiverem praticado o mal, para a ressurreição da condenação.

 Como pode alguém achar que é literal  a passagem, e afirmar que o patriarca Abraão, está num lugar acolhendo  as "almas" dos justos que morreram? Quem é o salvador afinal, Abraão ou o Messias Jesus?

 Abraão, foi citado por que Jesus estava falando para o povo judeus, Jesus ilustrou a história com o  patriarca, dando mais detalhes da sua salvação. Pois o justo não passará pelo tormento eterno.

 Sobre o subir ou descer dos céus, só devemos apontar para o Messias Jesus. Não podemos se basear na parábola em si, mas, na sua mensagem indireta.

 Romanos 10 Versículo 6.Todavia, a justiça que vem da fé declara: “Não digas em teu coração: ‘Quem subirá aos céus? Isto é, para trazer do alto a Cristo.

Versículo 7. Ou, ainda: ‘Quem descerá ao abismo?’, isto é, para fazer Cristo subir dentre os mortos.

 Entenda, tudo que é referente aos céus, está na parte superior visto da terra. E tudo que se refere ao abismo, está nas partes inferiores, dos mares, nas fendas dos penhascos e etc. Mas neste caso está se referindo a sepultura dos humanos. "Dentre os mortos." Está se referindo que o Messias Jesus  ressurgiu da sepultura no pó da terra, onde se colocava outros cadáveres,

 não num lugar onde há mortos com consciência de chamas de tormento, ou outros tipos de fantasias fundada pelos erros de interpretação dos versículos, expostos pelo sistema religioso.

 Confira o que Jesus disse em João capítulo 3 Versículo 13, que diz: Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser Aquele que veio do céu: o Filho do homem que está no céu.

 

Versículo 23. Mas no Hades, onde estava em tormentos, ele olhou para cima e observou Abraão ao longe, com Lázaro ao seu lado.

 No versículo 23.O autor de Lucas usou a palavra "Hades", no sentido da própria ilustração de Jesus, "Hades" é uma palavra puramente mitológica,

 e significa no grego: "um deus do submundo dos mortos",  mas sabemos que este não existe.Todos os mortos estão aguardando pela ressurreição.

 Versículo 24. Então, gritou: ‘Pai Abraão! Tem compaixão de mim e manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porquanto estou sofrendo muito em meio a estas chamas!’

 No versículo 24. Jesus queria mostrar nesta comparação que, haverá depois da morte na ressurreição,

não no ato automático da morte em si, mas o retorno da consciência, só aparecerá no despertar, quando todos ouvirem sua voz, e o ímpio  receberá o castigo do tormento eterno.

Mas no texto é uma referência de advertência aos que cometem injustiça, e vivem mais para está vida, e se esquecem das coisas lá do alto. 

24) Não há evidências bíblicas, que no tal "inferno" será tão perto do paraíso, para que o ímpio possa vê o justo ser justificado mesmo de longe.

Versículo 25. No entanto, Abraão lhe replicou: ‘Filho, recorda-te de que recebeste todos os teus bens durante a tua vida,

e Lázaro foi afligido por muitos males. Agora, entretanto, aqui ele está sendo consolado, enquanto tu estás padecendo.

No versículo 25. Jesus queria mostra nesta comparação que, o rico já recebeu a sua recompensa nesta vida, entenda, a própria riqueza do Rico, significa que ele se esqueceu de Deus em todos os sentidos.

O tormento do Rico e o consolo de Lázaro, só serão realizados depois do tribunal do Messias, na ressurreição dos mortos.

Versículo 26. E, além do mais, foi colocado um grande abismo entre nós e vós, de maneira que os que desejem passar daqui para vós outros não consigam, tampouco passem de lá para o nosso lado’.

No versículo 26. Jesus queria mostrar nesta comparação que, A própria palavra de Deus, mostra as atitudes do homem perante Deus, ou ele se afasta, ou ele se chega à Ele. Este é o grande abismo que pode separar o homem de Deus.

Versículo 27. Diante disso, suplicou: ‘Pai, então eu te imploro que mandes Lázaro a casa de meu pai,

No versículo 27. Jesus queria mostrar nesta comparação que,

Só na ressurreição, e lá no lago de fogo o homem vai reconhecer que errou, e vai se lembrar de sua vida na terra.

Versículo 28. pois tenho cinco irmãos. Permite que ele os avise, a fim de que eles também não venham para este terrível lugar de sofrimento’.

No versículo 28. Jesus queria mostra nesta comparação que, o homem enquanto está vivo deve andar nos seus preceitos, para naquele dia, ele não venha ter a consciência deste lugar de sofrimento terrível.

Era essa a intenção da parábola, mostrar isto aos judeus vivo, que estavam ouvindo, para não irem para lá.

Versículo 29. Contudo, Abraão lhe afirmou: ‘Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam!’.

No versículo 29. Jesus queria mostrar nesta comparação que, não adianta fazer nada depois de morto, na realidade nunca que os mortos vão tentar fazer algo pelos vivos, e quem está vivo deve andar nos preceitos de lei e os profetas para não irem para o lago de fogo.

Versículo 30. Mas ele insistiu: ‘Não, pai Abraão! Se alguém dentre os mortos for ter com eles, certamente se arrependerão’.

No versículo 30. Jesus queria mostrar nesta comparação que, Vão se arrepender amargamente, quem ir para aquele lugar,

essa mensagem são para os vivos, os vivos são como uma família e  devemos  alertar uns aos outros, sobre os perigos de se afastar de Deus. esta é questão da parábola.

Versículo 31. Abraão, concluindo, lhe afirmou: ‘Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se permitirão converter, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos!’.

No versículo 31. Jesus queria mostrar nesta comparação que, Se não ouvem os impios a lei e os profetas. Mesmo que Ele,

o próprio Messias, que ressuscitou dentre os mortos não pode converter á todos para o arrependimento. Mas a mensagem dele é pregada para evitar de muitos irem para o lago de fogo.

Espero que tenha gostado e entendido o assunto. Obrigado pela leitura !

Até a próxima David Bezerra de Melo