Arrebatamento visivel ou invisivel? Antes ou depois da Tribulação?

Arrebatamento visível ou invisível? Antes ou depois da Tribulação?

Nos dias em que vivemos existe uma crença fortemente disseminada de que os cristãos serão arrebatados secretamente antes da grande tribulação. Vejo por ai carros com adesivos escritos: "Em caso de arrebatamento esse carro ficará desgorvernado." Mas será que o arrebatamento será de fato secreto? Seremos arrebatados antes da Grande tribulação? Após muito estudo sobre o assunto, escrevo abaixo a conclusão a que cheguei.



Como surgiu a doutrina do arrebatamento secreto?

Surgiu no século XIX entre 1800 e 1882 em uma conferência profética na Igreja de Edward Irving (Pastor expulso da Igreja Presbiteriana) quando uma “irmã” teria tido uma visão de um arrebatamento secreto. John Nelson Darby um membro dos chamados Irmãos de Plymouth aceitou a suposta visão como sendo a voz do Espírito Santo. Outros a rejeitaram e por isso houve uma grande divisão entre os Irmãos Plymouth. Darby visitou os EUA por seis vezes para expor seus pensamentos envolvendo a muitos e difundido suas idéias, Porém o maior impacto na divulgação do Pré-Tribulacionalismo foi com Scofield (1843-1927) com sua Bíblia de referência que foi largamente distribuída e aceita pelos meios conservadores “fundamentalistas” e pelos leigos, como auxílio ao estudo da Palavra de Deus. Portanto a doutrina Pré-Tribulacionista não veio da revelação bíblica, por isso não podemos aceitá-la como verdade.


O QUE É O PRÉ-TRIBULACIONISMO


Segundo os dispensacionalistas (Pessoas que creem no arrebatamento secreto, antes da tribulação), existe o princípio de que os santos não passariam pela tribulação. Segundo eles, Jesus virá não só uma vez mas duas vezes, primeiro para arrebatar a Igreja, e sete anos depois, para estabelecer o Milênio. Quando Jesus voltar para arrebatar a Igreja “secretamente”, ocorrerá, segundo os dispensacionalistas, a primeira ressurreição. Os verdadeiros crentes, ainda em vida, serão momentaneamente transformados e, juntamente com os ressuscitados, todos eles, então com corpos incorruptíveis serão arrebatados para se encontrar com cristo, escapando assim da grande tribulação.


Agora que você ja leu os esclarecimentos iniciais acompanhe o estudo que se segue, com a sua biblia na mão.


A doutrina do Arrebatamento Secreto prega 3 coisas:


1º Pilar - O arrebatamento não ocorre na visível segunda vinda de Jesus Cristo, mas sete anos antes.

2º Pilar – Aqueles que perderem o arrebatamento terão uma segunda chance de aceitar Jesus e ser salvo. (Algumas igrejas que pregam o arrebatamento secreto acreditam nisso, mas não todas)

3º Pilar - Os verdadeiros crentes de hoje não terão que enfrentar o anticristo ou a marca da besta.


1º Pilar - Analisemos o primeiro pilar:


1º - O arrebatamento não ocorre na visível segunda vinda de Jesus Cristo, mas sete anos antes.

Aqueles que crêem no arrebatamento secreto dizem que isso é um principio lógico, pois Deus já havia feito isso antes, quando livrou Noé do Dilúvio, e livrou Ló da destruição de Sodoma e Gomorra.


Mateus 24:37-42 - E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.

Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,

E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.

Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro;

Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra.

Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.


Refutanção


Embora o argumento de que Deus livrou Ló quando destruiu Sodoma e Gomorra e livrou Noé e sua família no dilúvio pareça estabelecer o principio lógico de que Deus livrará seu povo da grande tribulação, encontramos dificuldade de aceitá-lo porque tal argumento propõe que ambos os fatos ilustra que Deus sempre livrará seu povo do sofrimento. Se fosse assim, então o que dizer dos quatrocentos anos de servidão e tribulação que o povo de Deus passou no Egito, e quanto aos sofrimentos e os martírios dos profetas no Velho Testamento. Como ignorar a tribulação que a Igreja primitiva passou sob a perseguição de Nero e Domiciano? Naqueles dias a aflição dos eleitos foi tamanha que Deus deu o livro de Apocalipse à Igreja para lhe transmitir conforto e encorajamento, e assegura-lhe que Ele vê as lágrimas do Seu povo (Ap 7:17;21:4).

 Abra sua biblia nos dois textos a seguir:


À fiel Esmirna Ele dizia: “Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rica) não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns de entre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias”. Porém acrescenta: “Sé fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2:9a-10).


Genesis 15:13 "Então foi dito a Abraão: Sabe com certeza que a sua posteridade será peregrina em terra alheia, e será reduzida a escravidão, e será afligida por 400 anos".


"O arrebatamento será secreto porque..."


Os dispencionalistas dizem que o arrebatamento será secreto porque o Filho do homem virá como um ladrão, porque um será levado e o outro deixado para trás, e porque será num abrir e fechar de olhos.

Mateus 24:40-41 “Então dois estarão no campo, um será levado, e deixado o outro, duas estarão trabalhando num moinho, uma será levada, e deixada a outra”

1 Coríntios 15:52 "Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados."


Refutação: Mas será mesmo assim? Analisemos os textos...


Mateus 24:40-41 “Então dois estarão no campo, um será levado, e deixado o outro, duas estarão trabalhando num moinho, uma será levada, e deixada a outra.


O problema dos dispensacionalistas é isolar esse texto do restante do capitulo. E por isso acabam entendendo exatamente o crontrário do que o texto diz.

Compare os versos 40-41 com o verso 39. Mais especificamente o seguintes trechos:

"...Então dois estarão no campo, um será levado, e deixado o outro."

"...E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos..."

O verso 39 diz que aqueles que foram levados não foram os que se salvaram. Mas justamente o oposto, os que se perderam. E encerra dizendo: "Assim será a também a vinda do filho do homem."

Da mesma forma os versos 40-41 dizem que um será levado e outro deixado.


Outro fator a se analisar é o fato de que o texto não diz que será secretamente e nem que será visível. Portanto não pode ser usado nem pra afirmar que será visível pra todos nem que será invisível. Pois essa informação o texto não disponibiliza. Qualquer conclusão a cerca disso fica no campo da suposição.


analisemos o outro texto:


1 Coríntios 15:52: Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.


Esse texto diz que num abrir e fechar de olhos acontecerá algo, o que acontecerá? 

Os mortos serão ressuscitados incorruptíveis e nós seremos transformados. porém NÃO diz que seremos arrebatados em um piscar de olhos. E o interessante é que esse texto não faz mensão a arrebatamento secreto.


Quem cita esse texto pra afirmar que o arrebatamento será secreto se esquece de dois detalhes: “Ante a última trombeta”, “porque a trombeta soará”. A trombeta é um instrumento musical de sopro, será que a trombeta de Deus não é algo barulhento o suficiente? O texto que explica de forma mais clara o que você cabou de ler em 1 Coríntios 15:52 é 1 Tessalonicenses 4:16-17:


"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. "

Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.


Agora compare esse verso com o de 1 Coríntios 15:52!


O que vai acontecer quando Cristo descer do céu? “...Os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” “Nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com... Com quem? Com quem? Com eles! Eles quem? Os mortos em Cristo que ressuscitaram.


O texto fala de Alarido que significa grito, será que Deus vai gritar bem baixinho? E a Voz de Arcanjo? será que a voz de arcanjo vai ser só um sussuro? Trombeta de Deus, Será que a trombeta de Deus não vai ser barulhenta o suficiente?


Com base nesses textos lidos, claramente podemos perceber que os acontecimentos na vinda de Cristo serão:


1º A ressurreição dos mortos em Cristo 2º  transformação dos vivos e 3º  O arrebatamento.


Portanto o arrebatamento só acontecerá depois da ressurreição e da transformação do povo de Deus.


Se esses versos ainda não forem o suficiente pra você então vamos ler Jeremias 25:30-33:


“O SENHOR lá do alto rugirá e da sua santa morada fará ouvir a sua voz; rugirá fortemente contra a sua malhada, com brados contra todos os moradores da terra, como o eia! dos que pisam as uvas. Chegará o estrondo até à extremidade da terra, porque o SENHOR tem contenda com as nações, entrará em juízo contra toda carne; os perversos entregará à espada, diz o SENHOR. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que o mal passa de nação para nação, e grande tormenta se levanta dos confins da terra. Os que o SENHOR entregar à morte naquele dia se estenderão de uma a outra extremidade da terra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem sepultados; serão como esterco sobre a face da terra.”


1º O senhor vai rugir da sua santa morada e vai fazer-nos ouvir a sua voz, com brados contra TODOS os moradores da terra, chegará o ESTRONDO até à extremidade da terra.

Sabemos que um rugido é um som imponente, pensemos no rugido de um leão, por exemplo, é algo que mete medo e ao mesmo tempo é bonito de ouvir, e um rugido de leão sempre é bem audível.

Os brados de Deus serão contra TODOS os moradores da terra.

Estrondo é o mesmo que forte barulho, e esse barulho chegará até à extremidade da terra.


2º Aqueles a quem o Senhor entregar a morte naquele dia não serão recolhidos, pranteados, nem sepultados, serão como esterco sobre a terra. E 1 Tessalonicenses 5:3 diz que os que ficarem de nenhum modo escaparão da morte:

 “Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobre-virá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.“

Se ninguém será pranteado, enterrado, nem recolhidos, e de nenhum modo escaparão como eles terão uma segunda chance pra se salvar?

Lembre-se que Jesus virá de repente quando ninguém estiver esperando, trazendo salvação pra uns e destruição pra outros.


“E enquanto ao fato de que Jesus virá como um ladrão?”


Analisemos o texto de (1 Tessalonicenses 5:2-3).


“pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão.”


Agora eu te pergunto...


 Se um ladrão estiver planejando roubar a sua casa a noite e eu souber disso e te avisar você vai ficar vigiando e esperando atentamente o ladrão pra não ser pego de surpresa sim ou não? É claro que você não vai dormir, vai ficar de vigia esperando.

Agora te pergunto: Se o mesmo ladrão for roubar a sua casa e ninguém te avisar ele vai te pegar de surpresa sim ou não?

É isso que o texto quer dizer, que o Dia do Senhor pegará a todos que não esperam Jesus voltar, de surpresa.


Analisemos o que Paulo diz 1 Tessalonicenses 5:4-5:


“Mas vós, irmãos, não estais em trevas para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão. Vós sois todos filhos da luz e filhos do dia: nós não somos da noite nem das trevas ”

Quem é que vai ser prego de surpresa segundo o texto? Quem estiver andando em trevas.

Nós que esperamos a Jesus NÃO somos filhos da noite e nem das trevas, segundo Paulo afirma. Mas ele afirma que aqueles que são da noite serão pegos de surpresa e de nenhum modo escaparão em 1 Tessalonicenses 5: v 3. Então como poderiam eles terem uma segunda chance?


O que Pedro fala sobre a vinda de Jesus...


O apóstolo Pedro também escreveu sobre este mesmo retorno de Jesus Cristo como um ladrão na noite: (2 Pedro 3:10).  “Mas o dia do Senhor virá como um ladrão na noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se fundirão, a terra, e as obras que nela há, se queimarão”


 Segundo Pedro, a vinda de Jesus Cristo como um ladrão na noite definitivamente não é um acontecimento silencioso e secreto que antecede um período de sete anos de tribulação. Pelo contrário, este dia chega de repente, com “grande estrondo” (como também descrito por Jeremias), e está claramente associado com o fim do mundo!Lembre-se que o Texto começa com a afirmação “Mas o dia do Senhor”, Que dia será esse? O dia da vinda de Cristo.


O que Jesus disse sobre a própria vinda...


O Próprio Jesus afirmou em Mateus 24:31 que o fenômeno seria visível e que haverá um grande ajuntamento.


Mateus 24:31: E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.


Quem ajuntará os escolhidos? Os anjos, e os anjos virão com o que? “...clamor de trombeta.” Trombeta=som, som=barulho... pense...Analise...


E o que dizer de apocalipse 1:7?


Eis que vem com as nuvens, e TODO O OLHO O VERÁ, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.

Apocalipse 1:7


Todo o olho verá a cristo, se é todo o olho não pode ser só os olhos do salvos. O verso também diz que até mesmo os que traspassaram Jesus o verão.


Pilar 2º – Aqueles que perderem o arrebatamento terão uma segunda chance de aceitar Jesus e ser salvo. Será mesmo?


Paulo escreveu que todos os que não estiverem do lado do Senhor, quando os crentes forem “apanhados” (1 Tessalonicenses 4:17) “não escaparão” (1 Tessalonicenses 5:3). Como você pode ver.


Os dispencionalistas também ensinam que a Igreja não estará aqui na terra durante a tribulação. E usam os textos abaixo para afirmar isso:

Apocalipse 3:10 - Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra.


1 Tessalonicenses 1.10 - E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.


1 Tessalonicenses 5:9 - Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo.


Mas será assim mesmo? Analisemos 1 Tessalonicenses 1.10 e 5:9:


Os dois textos dizem que Jesus nos livra da ira futura e que nós não somos destinados a ira. Mas isso é obvio! Concordo plenamente! Se somos salvos mediante a graça de Cristo e somos fieis é claro que a ira dELE não vai ser contra nós, porque Ele não tem motivo nenhum pra ter ira contra quem o obedece, portanto estamos livres da ira DELE.


Não sofreremos a ira de Deus porque seremos salvos, mas isso não significa que não teremos que passar pela grande tribulação. Pois Atos 14:22 afirma o seguinte:


“É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus.” Se é preciso que agente passe por muitas tribulações pra entrar no reio de Deus, não faz sentido que sejamos poupados das tribulações que estão por vir. Continue lendo...

Jesus Cristo também disse aos fiéis: “Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome. “… Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” (Mateus 24:9-13) o que perseverá até o que? O fim...seja o fim da nossa vida ou o fim do mundo, precisamos perseverá até o fim...


Estaremos livres da ira de Deus, mas não estaremos livres da ira dos homens que rejeitam a Cristo. Mas é obvio que em meio a esse ódio que vai se intensificar à medida que o fim se aproxima, não seremos derrotados, pois Cristo irá nos guardar do mal. Continue lendo...


Apocalipse 3:10 diz que Jesus nos guardará da hora da provação que virá sobre o mundo inteiro. E como será isso? Da mesma forma que ele guardou o povo hebreu das pragas do Egito.


O povo Hebreu estava lá dentro do Egito, vendo todas as pragas acontecerem contra os egípcios, mas eles não eram atingidos pelas pragas, por que o Senhor os guardava. Isso ta lá em Hebreus capítulos 7 a 12. Lembre-se que la no texto Deus manda o povo selar a porta de suas casas com o sangue do cordeiro que simbolizava o sangue de Jesus.


As pragas voltarão acontecer e o livro de Apocalipse 16 fala sobre isso. Leia e comprove... Acontecerão sete pragas.


No grande capítulo que descreve a queda das sete últimas pragas. Observei que exatamente entre a sexta e a sétima (última) praga, Jesus Cristo diz: “(Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha). Então, os ajuntaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom.” (Apocalipse 16:15-16).


Atente para o final do texto: “Então, os ajuntaram no lugar que em hebraico se chama armagedom”. Quem ele irá ajuntar? Deixamos que o próprio texto responda: “Aquele que vigia e guarda as suas vestes” ou seja: Nós! Os Cristãos! Aleluia!


Jesus está falando à Igreja! Enquanto as sete pragas estão caindo. Se formos arrebatados antes da tribulação como é que Jesus virá buscar-nos entre a queda da sexta e sétima praga sobre a terra, como o livro de apocalipse descreve?


Leia o que Paulo diz em Efésios 6:13: “tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.”


Como poderemos estar no “dia mau” se nós já tivermos sido arrebatados? Jesus Cristo também disse aos fiéis: “Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome. … Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” (Mateus 24:9-13). Paulo também alertou a igreja que “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus” (Atos 14:22).


Jesus irá salvar sua igreja, não da tribulação, mas sim através dela! Nosso Senhor nos ama e nos fortalecerá nos momentos finais. É por isso que Ele prometeu: “Eu estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mateus 28:20).


É dificil aceitar que ainda estaremos aqui diante das tribulações porque a teoria de sermos arrebatados antes dela é bem mais gostosa de se acreditar né? Seria maravilhoso se não precisássemos estar aqui durante a tribulação, mas infelizmente estaremos aqui sendo guardados por Deus e seus anjos... Mas a bíblia nos consola em relação a isso:


Salmos 91:7-11

Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido.

Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.

Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda.

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.


Pilar 3º - Os verdadeiros crentes de hoje não terão que enfrentar o anticristo ou a marca da besta. Será mesmo?


O texto bíblico que serve de fundamento para toda a teoria de sete anos de Tribulação é Daniel 9:27: “Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício…”


Um dia em profecia representa um ano (Números 14:34 e Ezequiel 4:6), portanto, o período de “uma semana” na verdade representa sete anos.

Os dispencionalistas usam esse texto pra afirmar que O “Ele” de Daniel 9:27 é o Anticristo, que fará uma aliança com os judeus durante a Tribulação.

Mas será que essa passagem está falando da suposta aliança que Satanás vai fazer com muitos (Judeus, Ateus, etc)?


Responda a seguinte pergunta:

Quem foi que veio a terra, teve um ministério de três anos e meio e morreu no meio da "semana"? Jesus!  Note que a semana equivale a sete dias. A metade de sete são três e meio.

O ministério de Jesus durou três anos e meio. E a semana se encerrou com a morte de Estevão, e a apartir daquele momento o evangelho passou a ser pregado aos gentios.


Foi após a morte de Jesus que deixaram de ser necessários os sacrifícios de animais, pois os cordeiros eram mortos pelos sacerdotes pelo perdão dos pecados, e os cordeiros simbolizavam Jesus, como está escrito lá em João 1:29


“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”


Daniel 9:27. A Palavra de Deus diz: “Ele firmará um concerto com muitos por uma semana.” Repare que o próprio Jesus Cristo disse: “Este é o meu sangue da nova aliança, que é derramado por muitos“ (Mateus 26:28). Um ajuste perfeito! Ambos usam a expressão “aliança, Concerto” e “muitos”.


 Nosso Senhor Jesus Cristo é aquele através do qual “o pacto foi… confirmado” (Gálatas 3:17, ver também Romanos 15:8). No meio da semana, após três anos e meio, Jesus deu a Sua vida por nós “fazendo cessar o sacrifício”. Ele foi o sacrifício final. Não mais sacrifícios devem ser oferecidos (Hebreus 10:12).


Além do fato de que a palavra grega  (gabar), traduzida por “fazer firme” em Daniel 9:27, é o de “confirmar” ou “fortalecer”. Portanto, Cristo viria para “confirmar a aliança” anteriormente firmada com os patriarcas.


Portanto essa passagem não pode ser usada para afirmar que Satanás fará aliança com os judeus ou com quem quer que seja, Pois ela fala da aliança de Jesus com os seu povo, visto que o seu sangue é o sangue da nova aliança.


Dessa forma agora que os três pilares da teoria do arrebatamento secreto foram despedaçados precisamos entender como os fatos realmente acontecerão.


Vamos responder usando a bíblia e somente ela para responder as seguintes questões:


1º O que acontecerá um dia com todos os mortos, tanto justos, como ímpios?


 R - Ressucitarão...

João 5:28-29 - Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.


E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.


Apocalipse 20:6: Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele mil anos.


Apocalipse 21:8 - Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.


2º Que espaço de tempo haverá entre a ressurreição dos santos e dos ímpios? R- 1000 anos.


Apocalipse 20:5-6 - Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.


Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele mil anos.


3º Quanto os Justos ressuscitarem para onde serão levados juntamente com os Santos que estiverem vivos? R- Para o céu.


1 Tessalonicenses 4:16-17:

Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.


João 14:3 "E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.

Ai você pode me dizer: “Mas a expressão nos ares não quer dizer céu” por isso leia o texto a seguir:


Apocalipse 7:9

Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;

Ai eu te pergunto? Onde está o trono de Deus? Na terra? Ou no céu? Pense nisso...

Se o povo de Deus estará Diante do Trono Dele e o trono fica no céu, é obvio que o local pra onde iremos com Jesus morar mil anos antes da terra ser transformada será no céu.


4º E quanto tempo nós ficaremos com Jesus e Deus no céu? R - 1000 anos


Apocalipse 20:6

Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele mil anos.


5º E como vai ficar a terra durante os 1000 anos? O que acontecerá com Satanás e o povo que ficar na terra durante os 1000 anos?


Jeremias 4:23-26

Observei a terra, e eis que era sem forma e vazia; também os céus, e não tinham a sua luz.

Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam.

Observei, e eis que não havia homem algum; e todas as aves do céu tinham fugido.

Vi também que a terra fértil era um deserto; e todas as suas cidades estavam derrubadas diante do SENHOR, diante do furor da sua ira.


O texto afirma que todas as cidades serão destruídas e não terá nenhum homem vivo na terra. Lembre-se que cairão sete pragas na terra sobre os ímpios, por esse motivo é natural que não sobreviva ninguém.


Analise agora em Apocalipse 20:1-3 o que vai acontecer com Satanás durante esses mil anos.


E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.

Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.

E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.


Observe que o texto disse que Satanás será preso por mil anos, mas que depois ele vai ser solto um pouquinho da prisão. Agora você deve estar pensando: Mas será solto pra que? E quando será solto?


5º Quando Satanás será solto?


Apocalipse 20:7

E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,


6º Pra que ele será solto?


Apocalipse 20:8-10

E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e

Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.

E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.


E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.


Note que Quando Ele for solto ele vai juntar todos os ímpios pra tentar tomar a cidade Santa a força. Pois quando passarem os mil anos além dele ser solto, os ímpios serão ressuscitados para enfrentarem seu julgamento e condenação final, e a cidade santa irá descer dos céus, e nós estaremos dentro dela junto com Jesus.


Apocalipse 21:2

E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.


Apocalipse 21:10

E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.


Apocalipse 21:1-3 “E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.”


7º E quem será afinal de contas o povo santo de Deus?


Apocalipse 12:17

E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.


Apocalipse 14:12

Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.


O povo de Deus é composto por todos aqueles Cristãos sinceros que guardam os mandamentos de Deus e tem Cristo como Salvador.

Espero que tenha lhe ajudado a compreender. Que a graça e a paz de Cristo esteja com você, Abraços. 

Autor: Desconhecido