Sem nenhum vinculo com o sistema religioso, usamos este espaço com as escritura, para mostrar os erros deste sistema corrupto de entendimento.
1Co 9:14 Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.
Para os nossos picaretas modernos, se você precisa viver de alguma coisa, então é dinheiro.
Veja como isso funciona na mente dos pastores
1Co 9:14 Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho. dinheiro dos outros
Nessa linha de pensamento, fica totalmente evidente
Evangelho = Dinheiro dos Outros
Se Jesus veio trazer o "Evangelho", então Jesus nos trouxe as boas novas de que devemos pegar o dinheiro dos outros?? Ora, isso já não existia antes de Jesus vir?
E para o povo pobre, poderia ser considerado "uma Boa Nova", a notícia de que novos sacerdotes (além dos que já existiam) viriam para pegar o pouco dinheiro que tinham?? Não é uma péssima notícia?
A pior notícia das suas miseráveis vidas?
Se esse é o Evangelho Verdadeiro, seria melhor que Jesus nunca tivesse vindo para cá, por que criou mais exploração e desigualdade na terra. Ou toda essa linha de pensamento dos pastores é furada e 100% oposta a qualquer princípio que Jesus tenha ensinado durante toda sua presença na Terra, só que eles não querem admitir isso.
Vou ler o contexto, pra você não dizer que estou inventando coisas
1 Co. 9:6 Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?
1 Co. 9:7 Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado?
1 Co. 9:8 Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo?
1 Co. 9:9 Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?
1 Co. 9:10 Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante.
1 Co. 9:11 Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais?
1 Co. 9:12 Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo.
1 Co. 9:13 Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar?
1 Co. 9:14 Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.
Fica claro que alguém poderia ser explorador até usar argumentos sacerdotais para pegar dinheiro do povo. Mas isso não deveria ser feito, por que eles mesmos estariam colocando impedimento no Evangelho de Jesus. Quer ler mais?
1 Co 9:15 Mas eu de nenhuma destas coisas usei, e não escrevi isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória.
Ele diz que preferiria morrer, do que ver algum picareta usar esses argumentos para sugar a grana do povo. Leia mais:
1 Co 9:16 Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!
1 Co 9:17 E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada.
Todo o cristão tem obrigação de anunciar o Evangelho. Ai de você se não o fizer.
E se fizer de boa mente (de graça) terá um galardão. Se fizer de má vontade (cobrando), como os fieis lhe confiarão dinheiro, tu vai só ganhar grana aqui na Terra mesmo.
Isso é muito profundo, pois indica que TODO aquele que evangeliza cobrando dinheiro, não terá nenhum galardão no céu, Deus desconsiderará essa sua obra, por que o dinheiro ganho aqui na terra, já é o seu galardão.
1 Co 9:18 Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho.
1 Co 9:19 Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.
Aqui o apóstolo defende sua maneira, de que a evangelização deve ser gratuita, e relembra o principio ensinado por Jesus na última ceia, aquele que quiser ser o maior, seja servo de todos (mesmo sendo livre).
1 Co 9:20 E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.
1 Co 9:21 Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
1 Co 9:22 Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
1 Co 9:23 E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.
Aqui ele conta que padeceu toda a sorte de coisas, e que conviveu TODO DIA com vários estilos culturais diferentes, vivendo no meio deles, até trabalhando como eles. para tentar evangelizar alguém. E tudo isso ele fez, para ser participante do Evangelho, por temor a sua própria alma.
1 Co 9:24 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
1 Co 9:25 E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.
1 Co 9:26 Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.
1 Co 9:27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.
Aqui ele compara o evangelismo a uma corrida, e uma corrida muito mais importante que as maratonas. E que devemos procurar evangelizar gratuitamente procurando os galardões celestiais, que é bem melhor do que o dinheiro da terra, e que ele pessoalmente prefere a pobreza do seu evangelismo gratuito, do que ser reprovável diante de Deus, extorquindo em nome de Jesus.
É exatamente isso que ele diz, ao menos que você queira fugir do contexto do capítulo inteiro.
Vejamos algumas traduções ruins de Bíblia como a Bíblia Vida, e a da Sociedade Portuguesa da Bíblia
BVV 1 Co 9:14 Do mesmo modo, o Senhor deu ordens para que, aqueles que pregam o Evangelho, sejam sustentados por aqueles que o aceitam.
SBP 1 Corinthians 9:14 Do mesmo modo, o Senhor determinou que aqueles que anunciam a boa nova vivam à custa desse trabalho.
Se você estudar o princípio de tradução por equivalência dinâmica, vai descobrir que essas Bíblias são tão sagradas quanto uma lista telefônica, já que esse sistema de tradução desconsidera as palavras do texto grego-hebraico, e simplesmente transcreve as ideias que o tradutor teve no momento da leitura. Como você pode ver, as ideias do tradutor refletem as ideias da maioria dos pastores.
1 Co 9:14 οὕτω καὶ ὁ Κύριος διέταξε τοῖς τὸ εὐαγγέλιον καταγγέλλουσιν ἐκ τοῦ εὐαγγελίου ζῆν.
Qualquer tradução mais literal, que respeitar o texto, ficará diferente de tal ideia apresentada pelos pastores
LTT 1 Co 9:14 Assim o Senhor também ordenou àqueles que estão pregando o Evangelho (as boas novas) viverem eles provenientes-de-dentro-do Evangelho (as boas novas).
A ideia primária transmitido pelo verso, é que o pregador deve viver aquilo que prega, para ele mesmo não se tornar uma piada (como muitos tem se tornado).
O capítulo quase inteiro expõe a ideia de um evangelho gratuito, e refuta qualquer ideia remota de ganhar dinheiro através disso, o classificando como coisas nefastas, hediondas, sem-galardão, piores que a morte.
E considerando que muitos filósofos eram pagos para discursar sua sabedoria, logo apareceu gente discursando o Evangelho e pedindo dinheiro, exatamente como os filósofos, e é contra esse habito grego adotado por alguns, é que boa parte do capítulo foi escrito pelo apóstolo.
Na mente dos pastores, todas as vezes que Paulo fala de evangelizar gratuitamente, ele fala em primeira pessoa, por que ELE estaria falando de uma exceção imaginária, pelos motivos de seu grande chamado apostólico, ele seria então uma exceção da suposta regra padrão de cobrar para evangelizar.
1 Co 9:15 Mas eu de nenhuma destas coisas usei, e não escrevi isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória.
1 Co 9:16 Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!
Todas as vezes que Paulo fala de evangelizar gratuitamente, ele fala em primeira pessoa, por que é uma coisa que ele mesmo fazia como exemplo.
Sejamos francos - Se o pessoal que era testemunha ocular da coisa toda, não queriam saber de cobrar ninguém por crer no Evangelho - Por que é que, 2000 anos depois em um pais distante, um zé-mané qualquer resolveria cobrar das pessoas pelo fato de elas crerem em algo vagamente parecido??
E o resultado disso, qual é? Nas nossas cidades, uma legião de zé-manés pedindo dinheiro.
E sabemos que essa história de "chamado pastoral" é tudo mentira, uma ficção psicológica inventada.
Deus lá do Céu vai vir aqui na Terra, e vai falar pro bem-bom "filho, estou te avisando secretamente, só para você, que agora você está dentro de uma missão especial minha, que eu criei agora. Você não precisar mais trabalhar pelo resto de sua vida, e agora você deve pegar o dinheiro dos outros, principalmente dos mais pobres, e daqueles que se lascaram o mês inteiro trabalhando. Agora divulgue essa verdade pelo mundo inteiro, e você estará fazendo a Minha Vontade".
Se você acredita nisso, por favor, para de ler e vá até um banheiro, e se olhe no espelho.
Um pessoa tão arrogante que pensa isso, a melhor coisa que pode ser feito, é dizer "vai se enxergar", por que não tem "o rei na barriga", tem é "o Deus na barriga".
Se você é pastor, escute o que eu digo:
O mundo vai rejeitar a Jesus, e tua ganância será o motivo. Para cada um que você comemora que frequenta a sua igreja, tem outros 10 que você escandalizou, e que usa você como motivo de piada, e alguns que até desistiram de acreditar em Deus.
E seu eu ir na sua igreja hoje, e bater na porta do vizinho, e perguntar para ele, se ele vai na igreja que fica do lado, ele certamente me dirá que não.
Tu, que diz ser pregador de Deus, onde está tua parentela? Se eu for no teu culto o ano inteiro, garanto que não encontrarei seus parentes, a maioria dos deles nunca foi lá.
E se eu for hoje na casa deles, eles mesmos me dirão que te consideram um picareta.
Na verdade, uma família só vai em peso nessas igrejas, quando tal família manda na denominação e todo o dinheiro dos fiéis vai pra eles. Então a igreja é boa, por que dá muito dinheiro mole.
Senão, duvido que esses "evangelistas chamados por Deus e formados no melhor dos seminários" consigam sequer evangelizar os próprios parentes. DU-VI-DO.