A falácia de Vidas Passadas, almas penadas e Reencarnação:

PARTE 1 - CORPO, ALMA E ESPIRITO SÃO TERMOS DESIGNADOS Á SEMEADURA HUMANA, SAÚDE MENTAL, CONHECIMENTO E ENERGIA VITAL DADO AO  SER HUMANO:

APRESENTAÇÃO:

Bom, começaremos o estudo usando o termo falácia que tem muito haver com os pensamentos populares e religiosos em geral. vamos saber o que se refere esta expressão:*Todo enunciado ou raciocínio de teor falso, mas que se tenta passar por verdadeiro; Sofisma: Argumento ardiloso, aparentemente correto, que pretende induzir o erro, enganar ou silenciar o oponente. Este estudo é de suma importância, sabendo que é um assunto muito polemico, onde varias mentes se divagam em imaginações obscuras, delírios provocados por falsos ensinamentos religiosos criando com isto um raciocínio de teor falso, no qual se passa por verdadeiro e engana muita gente. A  mídia cinematográfica, por sua vez repassa aos amantes de cinema, uma falácia  sensacionalista, onde o proposito é mostrar a todo custo que a reencarnação é uma coisa verídica, e enganam a muitos.As escrituras sagradas são infalíveis, por que mostra os pontos específicos e erros humanos de quererem interpretar o que eles não sabem, as escrituras tem as verdadeiras respostas para todos os tipos de assuntos. Neste estudo iremos mostrar  que o homem tem seus limites dado por Deus dentro do seu estado geral como criatura, possuindo um corpo junto com a mente que é um aparato para termos conhecimentos de nossas emoções e sentimentos,o sopro divino que nos mostra através da nossa consciência,o mundo e tudo que nos rodeia. Esqueça tudo que você aprendeu com a religião, e com a mente de Cristo, vamos conhecer essa maquina perfeita que é o ser humano feito por Deus. Escolhi a versão da bíblia kja - King James Atualizada para termos uma clareza mais perto dos originais nos assuntos aplicados. Boa leitura!  

Significado do termo corpo:



Corpo substantivo masculino 1;1. ANATOMIA GERAL estrutura física de um organismo vivo (especie. o homem e o animal), englobando suas funções fisiológicas.

O corpo do ser humano tem conexão com a atmosfera terrestre, o primeiro homem foi criado e este recebeu o sopro divino, da mesma forma é passado aos restantes da humanidade nas suas semeaduras. Ora,é o próprio homem que semeia a sua especie, e Deus dá a vida o corpo desta semente, em um linguajar mais simples, o homem semeia, e Deus faz nascer o corpo semeado, onde este é semeado? pelo entendimento de várias religiões, acham que é semeados de cima para baixo, ou seja, Deus manda um espirito habitar no corpo nascido, sendo que isto não é verdade. é o homem que semeia, e o crescimento do feto fica a merce do poder de Deus ! Gênesis. 1:28. > 28 Deus os abençoou e lhes ordenou: “Sede férteis e multiplicai-vos! Povoai e sujeitai toda a terra; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todo animal que rasteja sobre a terra!”

E quando morremos estaremos dormindo, aguardando o dia dos nossos corpos serem transformados com a ressurreição, infelizmente uns acordarão para o desprezo e humilhação e uns para a vida eterna. Daniel. 12:2,13 > 2 Multidões e multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, humilhação e para o desprezo eterno.  13 Tu, porém, vai-te em paz e segui o teu caminho até o fim. Eis que descansarás e, então, no final do yowm, dos tempos, te levantarás para receber a tua herança perpétua!.” João.5:28-29- 28 Não vos admireis quanto a isso, pois está chegando a hora em que todos os que repousam nos túmulos ouvirão a sua voz 29 e sairão; os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e aqueles que tiverem praticado o mal, para a ressurreição da condenação.

Como poderia haver reencarnação, vidas passadas ou almas penadas se primeiramente tudo o conteúdo humano é semeado nesta vida. Primeiro o espermatozoide tem que fecundar o ovulo da mulher, e isto leva até 72 horas, depois de fecundado ele morre. A ressurreição dos mortos é dessa mesma forma, primeiro esse espermatozoide (a semente) deve morrer para depois nascer o feto. É assim que um dia ressuscitaremos com outro corpo. por isso não se mistura o que é corruptível (corpo) com o incorruptível (Espirito).Veja o que disse o enviado Paulo sobre este assunto.

1 Corintios. 15: 35-54 > 35 Entretanto, é possível que alguém questione: “Como ressuscitam os mortos? E com que espécie de corpo ressurgirão?” 36 Insensato! O que semeia não nasce a não ser que primeiro morra. 37 Quando semeais, não semeais o corpo que virá a ser, mas apenas uma simples semente, assim como a semente de trigo ou outra qualquer. 38 Mas Deus lhe dá um corpo, como determinou, e a cada espécie de semente dá seu corpo apropriado. 39 Nem toda carne é da mesma espécie: os seres humanos têm uma espécie de carne, enquanto os animais possuem outra, as aves outra, e os peixes uma outra diferente. 40 Também existem corpos celestes e corpos terrestres; todavia, um é o esplendor dos corpos celestiais, e outro diferente é o brilho dos corpos terrestres. 41 Um é o esplendor do sol, outro da lua, e outro ainda o fulgor das estrelas; e as estrelas diferem em luminosidade umas das outras. 42 Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível; 43 é semeado em desonra, mas ressuscita em glória; é semeado em fraqueza, porém ressuscita em poder; 44 é semeado um corpo natural, contudo ressuscita um corpo espiritual. Ora, se há corpo natural, há também corpo espiritual. 45 Da mesma forma, está escrito: “Adão, o primeiro homem, foi feito alma vivente”; o último Adão, no entanto, é espírito vivificante! 46 Assim, não foi o espiritual que veio primeiramente, mas sim o natural; depois dele então, chegou o espiritual. 47 O primeiro homem foi formado do pó da terra, o segundo homem é dos céus.48 Os que são da terra são semelhantes ao homem terreno; os que são dos céus, ao homem celestial.49 Assim como obtivemos a imagem do homem terreno, receberemos de igual modo a imagem do homem celestial. Todos seremos transformados. 50 Contudo, irmãos, eu vos afirmo que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem o que é perecível pode herdar o imperecível. 51 Eis que eu vos declaro um mistério: nem todos adormeceremos, mas certamente, todos seremos transformados.52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Porquanto a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. 53 Pois é impreterível que este corpo que perece se revista de incorruptibilidade, e o que é mortal, se revista de imortalidade. 54 No momento em que este corpo perecível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, for revestido de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “Devorada, pois, foi a morte pela vitória!” 

Se não houver ressurreição dos mortos, não poderemos ter um corpo em gloria, a crença do reencarnacionismo erra feio, por que acham que primeiro vem um espirito mandado por Deus habitar num corpo, e esse já estava morto, esta é a crença da alma imortal, pensam que esta alma deve voltar num outro corpo. As escrituras é bem autentica em afirmar que nada vem primeiramente do céu, e sim o natural que foi formado do pó da terra é o primeiro, assim como aconteceu no Jardim do Édem. e desta forma o sopro de Deus colocado por ultimo no homem é passado pela semente do homem á toda sua espécie.Quando morremos este sopro volta para Ele, e nosso corpo físico se decompõe, por isso que é chamado de sono, por que na ressurreição despertaremos à vida, e o corpo perecível será tragado pela incorrupção,e o que é mortal se revestirá da imortalidade.

Se isto é tão claro por que pessoas tentam provar que Deus os reencarnam?  Vemos filmes, series, novelas e etc. propagando uma alma imortal, Vemos pessoas tendo delírios religiosos fantasiosos dizendo que viu almas já no inferno, sem nem saber o que significa esta palavra, por falta de uma interpretação correta de uma passagens onde Jesus, a narra com um sentido alegórico e não real, esta passagens de Lucas.16:19-31 Estes versículos apresentados nas escrituras,está se referindo a pregação do evangelho, mesmo uns sendo as sementes dos impios (figura do rico) e as sementes dos salvos (figura de Lazaro). E se refere ao lago de fogo no final dos tempos preparados para os impios, para junto de Abraão significa, um lugar preparado para os salvos, nada se refere estes acontecimentos minutos a pois a morte dos dois, significa sim a ressurreição dos impios e dos justos. Jesus nunca iria dizer coisas sem sentido ido ao oposto dos versículos de Daniel. 12:2,13 e  João.5:28-29- citados acima, estes versículos comprovam a veracidade de que depois da ressurreição haverá o julgamento, e destrói o delírio fantasioso de pessoas paranoicas vendo coisas, e indo além do que está escrito na palavra de Deus. Por isso, estas narrações ditas por Jesus foi no sentido de parábola.  *Significado de Parábola:  (latim parabola, -ae, do grego parabolé, -és, comparação, analogia, discurso alegórico, movimento paralelo, parábola) substantivo feminino 1. Narração alegórica que envolve algum preceito de moral, alguma verdade importante.  *Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. 

Alem do mais, nunca que carne,espirito assim como a alma subiu ao céu. >>>> João 3:13-15 Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser Aquele que veio do céu: o Filho do homem que está no céu. Isto não se trata de só da autoridade pessoal de Jesus, e sim de vida eterna, e para alcançarmos a vida eterna, primeiro temos que ressuscitar como Paulo disse nos versículos acima >>>>  1 Corintios. 15: 35-54 , confira os versos que se trata da vida eterna. 14-15 que diz:  14. Assim como Moisés levantou a serpente no deserto,desse mesmo modo é necessário que o Filho do homem seja levantado, 15. para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Repare que ele sendo o primeiro de uma sequencia no sentido de ressurreição,deveria ser morto, para ser levantado como salvador, e não mais perecermos neste corpo de carne,mas, seremos assim como ele ressuscitado, e alcançado a salvação num corpo em gloria. Jesus disse que no mesmo tempo que ele estava na terra, e era o mesmo que esta no céu, comprovando que Jesus é o próprio Deus.Repare que, ele está no céu, não há evidencia que ele subindo, que dai em diante depois da sua morte,alguém subiu também . Mas que ele foi o primeiro a vencer a segunda morte por nós. Veja ele é o primeiro de muitos em  1 Corintios. 15:20 >>>> 20 No entanto, em realidade, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo Ele o primeiro dos frutos dentre aqueles que dormiram. Há um fator que preciso comunicar a vocês leitores, para que não haja controversa, quanto a Jesus ser o primeiro a ressuscitar, sendo Lazaro ressuscitado por ele, e por milagres comprovados antes. Esses ressuscitarem e depois morreram de novo, Jesus venceu a morte, e não mais morreu, por isso ele é o primeiro de uma sequencia desses frutos que dormiram para ressurreição da vida. Veja em Apocalipse.20:11-15>>>> 11 Em seguida, observei um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, a terra e o céu fugiram da sua presença e não foi achado lugar para eles. 12 Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono e alguns livros foram abertos. Então, abriu-se um outro livro, o Livro da Vida, e os mortos foram julgados pelas observações que estavam registradas nos livros, de acordo com as suas obras realizadas. 13 O mar entregou os mortos que jaziam nele, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e um por um foi julgado, de acordo com o que tinha feito. 14 Então, a morte e o Hades foram atirados no lago de fogo. Esta é a segunda morte: o lago de fogo! 15 E todo aquele cujo nome não foi encontrado escrito no Livro da Vida foi lançado no lago de fogo.

Significado do termo alma:

*Alma é um termo equivalente ao hebraico néfesh, ao Sanscrito Ātman e ao grego psykhé e significa "ser", "vida" ou "criatura". Etimologicamente, deriva do termo em Latim animu (ou anima), que significa "o que anima". Sendo a vida de cada organismo, não sendo eterna, e nem separada do corpo, exatamente pelo contrário. Alma não é o mesmo que espírito. Na religião, possui grande importância, conferindo, ao indivíduo, a capacidade de fazer e viver coisas e momentos complexos logicamente, sendo a vida do ser humano, e não parte dela. * Wikipedia

Gênesis. 2:7 que diz: 7 Então o SENHOR modelou o ser humano do pó da terra, feito argila, e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente. Podemos notar que nas outras versões com a acf - Almeida corrigida fiel, que se coloca o termos ''alma vivente''. Sendo que na verdade um ser vivente como visto na versão kja é praticamente o mesmo significado.

O problema está na interpretação do termo alma, que ensinam em varias religiões, e insistem em afirmar que a alma é imortal,e que ela se desliga do corpo quando morremos. Mas, se investigarmos no próprio Gênesis. 2:7 teremos respostas que a alma não é imortal. Na criação Deus formou todas as outras coisas no mundo usando o seu comando de voz, citados em Gênesis.1:1-31. Mas, com o homem foi diferente, ele o modelou com o pó da terra feito argila. 

Agora a pergunta que não quer calar, Onde nesse período de tempo o homem tinha consciência de vidas passadas, ou de  reencarnação? Ora, ele ainda nem tinha uma consciência, só teve consciência de um ser vivente, depois que Deus soprou em suas narinas o folego de vida, neste caso foi a unica coisa externa como fonte de vida colocado no homem, o sopro divino. É esse espirito (sopro) que veio de Deus, é o que volta para ele, a sua fonte de energia no homem. A alma não vai para lugar nenhum, e nem o espirito do homem,(A fonte de energia vinda de Deus, que faz o homem saber quem ele é) esse sim volta para Deus que nos concedeu. Para podermos ter um esclarecimento melhor do assunto, podemos fazer uma comparação do sopro divino,como um interruptor de luz,quando o interruptor está ligado a lampada do ambiente acende,ou seja a fonte de energia faz com que a lampada acenda. Deus retirando a sua fonte de energia em nós, apagamos e se tornamos apenas pó da terra. Eclesiastes 12:7 - O pó retorne à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o concedeu. Repare que este espirito citado, está em letra minuscula, ou seja, é a fonte de energia de Deus no ser humano,não podemos confundi este com o Espírito Santo da promessa, que pertence ao próprio Deus, e também é colocados depois no ''segundo homem''  sido formado pelo caráter de Jesus. Compare com esses versículos: João 14:26 Mas o Advogado, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu Nome, esse vos ensinará todas as verdades e vos fará lembrar tudo o que Eu vos disse. João 20:22 E, tendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo.Romanos 5:5 E a confiança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que Ele mesmo nos outorgou. 1 Coríntios 6:19 Ou ainda não entendeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não pertenceis a vós mesmos? Efésios 1:13 Nele, igualmente vós, tendo ouvido a Palavra da verdade, o Evangelho da vossa salvação, e nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da Promessa, 2 Timóteo 1:14 Guarda o bom tesouro com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós.Efésios 4:30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qual fostes selados para o dia da redenção. A alma (a faculdade mental onde se encontra as emoções) foi adicionada no homem depois dele ter sido formado,nunca houve uma alma e um espirito antes. Podemos analisar na analogia do 1º e o 2º Adão, nestes versículos de Paulo em 1 Corintios.15: 45-48 - 45 Da mesma forma, está escrito: “Adão, o primeiro homem, foi feito alma vivente”; o último Adão, no entanto, é espírito vivificante! 46 Assim, não foi o espiritual que veio primeiramente, mas sim o natural; depois dele então, chegou o espiritual. 47 O primeiro homem foi formado do pó da terra, o segundo homem é dos céus.48 Os que são da terra são semelhantes ao homem terreno; os que são dos céus, ao homem celestial. Repare que Paulo trata da alma vivente, como algo natural, não como sobrenatural, querendo afirmar com isto, que toda a estrutura humana é composta pelo ambiente terreno, nada na pessoa de Adão, que representa a raça humana, teve uma lembrança de vidas passadas ou que sua alma saiu do corpo quando morreu ou reencarnou. É comprovado também, que primeiro homem é de natureza terrena, nós temos semelhanças da natureza terrena, então como podem alguém achar que dentro do homem há algo como um ''espirito sobressalente'' que deva permanecer depois da morte,como a alma (nossa faculdade mental no âmbito das emoções) ou nosso espírito (na nossa cognição,no âmbito do conhecimento,das percepções,discernimentos,pensamentos,volição...) alcançar com a corruptibilidade as coisas incorruptíveis? Enquanto o ser humano estiver vivo ou mesmo depois de morto, nunca poderá alcançar algo fora do corpo,Pois o mesmo está em repouso no pó da terra, salvo quando nós formos transformados, pela pureza do segundo Adão,Jesus. Uns dos versículos preferidos dos que pensam que existe reencarnação é este:João:14: 2 - 2 Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, Eu o teria dito a vós. Portanto, vou para preparar-vos lugar. Sendo que, todos sabemos que a casa é o nosso novo lar nos céus,  que Jesus disse na época, e assegurou que iria preparar. Para muitos religiosos, eles acham que quando as pessoas morrem, eles vão direto para esses aposentos. Se esquecendo de citar o versículo seguinte, que contradiz com os pensamentos deles. Veja o que diz o verso 3. - 3 E, quando Eu me for e vos tiver preparado um lugar, virei de novo e vos levarei para mim, a fim de que, onde Eu estiver, estejais vós também. Repare, que há um porem nessa sua afirmação. Ele deve voltar novamente e nos levar com ele, para onde ele estiver, assim estaremos com ele. E quando será isto? Isto só será realizado mediante a ressurreição dos mortos, no sentido literal,não como pensam os preteristas como algo figurado: Confira em João.5:28-29- 28 Não vos admireis quanto a isso, pois está chegando a hora em que todos os que repousam nos túmulos ouvirão a sua voz 29 e sairão; os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e aqueles que tiverem praticado o mal, para a ressurreição da condenação. Se você acha que quando morrer ira usufruir dos seus sentimentos, pensamentos,memórias, emoções ou terá alguma lembrança de quem você é. Saiba que não existe esse negocio de morrer e ficar como alma (no sentido de um corpo animado) vagando por ai. Veja em Eclesiastes. 9:5-6 que diz:5 Porquanto os que estão entre os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem mais nada; não haverá recompensa para eles nem mesmo lembranças restarão acerca de suas pessoas. 6 Assim, o amor, o ódio e a inveja há muito os deixaram; nunca mais terão parte em nada do que se passa debaixo do sol. O homem morre uma só vez, como diz em Hebreus.9:27 - 27 E, assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo, depois disso o Juízo, Vindo depois disso o juízo, confirma o versículo citado acima,que uns ressuscitarão para a vida e outros para a condenação. E derruba de uma vez por todas essa lenga lenga, que existe reencarnação e almas penadas. Ora, se existisse reencarnação, ou existência de vidas passadas,almas que não conseguiram ver a suposta luz e etc, então para que vai existir ressurreição dos mortos literalmente falando? João.11:24 E Marta lhe disse: “Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia.”25 Esclareceu-lhe Jesus: “Eu Sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, mesmo que morra, viverá; 26 e todo o que vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Tu crês nisso?” Romanos.6:5 - 5 Se desse modo fomos unidos a Ele na semelhança da sua morte, com toda a certeza o seremos também na semelhança da sua ressurreição. 1 Corintios.15:12-14,21-22,42-44 - 12 Ora, se tem sido proclamado que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como é possível que alguns dentre vós afirmais que não existe ressurreição dos mortos? 13 Então, se não há ressurreição dos mortos, nem mesmo Cristo ressuscitou; 14 e, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como igualmente é improdutiva a vossa fé.  21 Porque, assim como a morte veio por um homem, da mesma forma, por um homem veio a ressurreição dos mortos. 22 Porquanto, assim como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados. 42 Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível; 43 é semeado em desonra, mas ressuscita em glória; é semeado em fraqueza, porém ressuscita em poder; 44 é semeado um corpo natural, contudo ressuscita um corpo espiritual. Ora, se há corpo natural, há também corpo espiritual. Observe nos versículos 42-44 que Paulo está se referindo sobre esses acontecimentos na ressurreição, nunca fora dele. 

Consequentemente todo o termo alma encontrado nas escrituras sagradas tem conotação com as nosso intelecto no âmbito das emoções: exemplos:

a)-Provérbios 29:11 - O insensato expande todas suas paixões, mas o sábio as reprime e acalma sua alma! - O controle de nossas paixões podem se reprimidos pelo intelecto, quem faz isto é reputado como sábio. 

b)- Mateus 22:37 - Asseverou-lhe Jesus: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e com toda a tua inteligência. Em outras palavras, Jesus queria dizer que: Devemos amar o Senhor com toda a nossa estrutura intelectual, no âmbito emocional e cognitivo ( Com toda nossa mente e aquisição de conhecimento, capacidade de discernir...). 

c)- Mateus 26:38 - Então compartilhou com eles dizendo: “A minha alma está sofrendo dor extrema, uma tristeza mortal. Permanecei aqui e vigiai junto a mim”. Nunca que essa dor extrema,essa tristeza de morte,poderia ter sido traduzida como algo imortal nos sentimentos de Jesus, e sim no âmbito emocional do seu próprio ser.  

d)- 2 Coríntios 7:1- Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que possa contaminar o corpo e, por conseguinte a alma, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus. Consolo em meio às aflições. Em outras palavras, Paulo quis dizer: Se contamina o corpo, segue também contaminando o intelecto. Porque são interligados.

e)- Hebreus 4:12- Porquanto a Palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante que qualquer espada de dois gumes; capaz de penetrar até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é sensível para perceber os pensamentos e intenções do coração. O que o autor aos hebreus quis dizer ? Que  a palavra de Deus, é mais afiado de que uma espada que tem dos lados, e essa não tem dificuldade de penetrar entre as nossas emoções (alma) dos nossos conhecimentos produzidos pela nossa cognição (espirito) e pensamentos,(mente) através dos ossos e do sangue,(juntas e medulas) é sensível para perceber as intenções dos nossos sentimentos (coração). 

Significado do termo espirito:

*A palavra espírito tem sua raiz etimológica do Latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro", mas também pode estar se referindo a "coragem", "vigor" e finalmente, fazer referência a sua raiz no idioma PIE *(s)peis- (“soprar”). Na Vulgata, a palavra em Latim é traduzida a partir do grego "pneuma" (πνευμα), (em Hebreu (רוח) ruah), e está em oposição ao termo anima, traduzido por "psykhē".A distinção entre a alma e o espírito somente ocorreu com a atual terminologia judaico-cristã (ex. Grego. "psykhe" vs. "pneuma", Latim "anima" vs. "spiritus", Hebreu "ruach" vs. "neshama", "nephesh" ou ainda "neshama" da raíz "NSHM", respiração.) A declaração do apóstolo Paulo nas Escrituras de que "o espírito, alma e corpo" devem ser "conservados íntegros", expressa claramente que alma e espírito são coisas distintas. 1 Tessalonicenses 5:23. Pode-se entender que alma representa a união do espírito "ruach" que é o folego de vida com o corpo "o pó da terra". Por isso Deus ao criar Adão o tornou "Alma vivente" Gen.2:7. Logo se deduz que alma também morre como está escrito em Ezequiel "a alma que pecar essa morrerá" Ezequiel 18:4 e 20. Essa passagem de Paulo em 1 Tess. pode ser entendida como as três dimensões humanas: a física (corpo), a mental (espirito) e a sentimental ou emocional (alma), pois o próprio verso diz "o mesmo Deus da paz vos santifique em tudo". A palavra espírito costuma ser usada em dois contextos, um metafísico e outro metafórico.* Wikipedia.

O sopro divino no homem fez com que todo o metabolismo vinhe-se a se transformar em um organismo vivo. Esse sopro que deu vida e animou o homem é como uma corrente elétrica que faz a lampada ficar acesa, na verdade o nosso cérebro é ativado por essa energia vital composta em nossos 86 bilhões de neurônios só no encéfalo.

Esta é a essência de Deus no homem, o sopro divino, mas quando é falado que o homem é tricótomo? como visto em 1 Tessalonicenses.5:23 que diz: Que o próprio Deus da paz vos santifique integralmente. Que todo o vosso espírito, alma e corpo sejam mantidos irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.  

Bom, se podermos entender que este espirito falado no texto acima,não é o mesmo do sopro citado em gênesis, mais que num modo geral tem sim uma relação no sentido de ser vivente, sendo que no texto acima tem mais a ver com nossa estrutura psicológica, nossa cognição. eles então no sentido metafórico. Paulo está querendo dizer que,trata-se de força,fé,coragem,conhecimento, integridade, nossas emoções, sentimentos,  e que todo o corpo esteja mantidos irrepreensível para vinda do nosso Senhor Jesus. 

Assim como o termo alma,o termo espirito também é interpretados erroneamente,  o espirito este se traduz metafisicamente e metaforicamente ou seja: **Metafísica é uma palavra com origem no grego e que significa "o que está para além da física".É uma área da filosofia que busca o conhecimento da essência das coisas.O fundamento comum de tudo o que existe, a alma, Deus, a finalidade da existência e o ser enquanto ser, por exemplo, são objetos de estudo da metafísica. Algumas das perguntas comumente associadas à filosofia como "o que somos?", "de onde viemos?", "para aonde vamos?", são perguntas da metafísica. O termo metafísica foi consagrado por Andrônico de Rodes a partir da classificação e ordenação dos livros aristotélicos. Os que eram referidos à ciência dos primeiros princípios e primeiras causas não possuíam classificação e, assim, foram colocados depois ("para além") dos escritos de física. A metafísica são os estudos da natureza que estão para além de tudo o que é físico, daquilo que não é material. Por esse motivo, hoje em dia, muitas vezes a metafísica é um termo utilizado para se referir ao esoterismo. Já os adjetivos metafísico e metafísica são utilizados pelo senso comum como sinônimo de algo inacessível, que não pode ser compreendido. Por outro lado podemos traduzi-la metaforicamente. ou seja, Metáfora é uma figura de linguagem em que se transfere o nome de uma coisa para outra com a qual é possível estabelecer uma relação de comparação. Para que a comparação possa ocorrer, devem existir elementos semânticos (relativos ao significado) semelhantes entre as palavras ou expressões em questão. ** Pedro Menezes Professor de Filosofia, Mestre em Ciências da Educação

O que acontece com essas interpretações, é que elas são interpretadas para um lado obscuro. falou de alma ou espirito, já se imaginam que é um fantasma, como algo fora da corpo, alma penada. Na verdade o espirito do homem, dito nas escrituras, não tem coligação com as infundadas crenças populares e religiosas, e sim com o próprio homem como veremos no decorrer deste estudo. Sendo que existem espíritos que nunca tiveram um corpo, esses nunca foram humanos,mais isto veremos mais a frente!

Significado do termo Cognição:

O termo espirito com letra minuscula se referindo a uma pessoa nas escrituras tem um sentido para o lado da nossa cognição, ou seja: Aquisição de conhecimento; capacidade de discernir, de assimilar esse conhecimento; percepção. Ação de conhecer, de perceber, de ter ou de passar a ter conhecimento sobre algo.[Psicologia] Agrupamento de processos mentais a partir dos quais é possível perceber, pauta-se nos sentidos, pensamentos, memórias etc.[Psicologia] Função que, juntamente com o afeto e a volição, (ação de escolher ou decidir.) compõe as três funções mentais básicas.* 

Exemplos de alguns versículos citados nas escrituras que comprova, que o espirito do homem trata-se do seu cognitivo:

a)- 1 Corintios.2:11- 13 Pois, quem conhece os pensamentos do ser humano, a não ser o espírito do homem que nele reside? Assim, igualmente ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus. 12 Nós, entretanto, não recebemos o espírito do mundo, mas, sim, o Espírito que vem de Deus, a fim de que possamos compreender o que por Deus nos foi outorgado gratuitamente. 13 Sobre isso também pregamos, não com palavras ensinadas pelo saber humano, mas, sim, com palavras ministradas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. O  espirito do homem aqui falado é a nossa cognição. O Espirito ( = conhecimento) que vem de Deus, é o que faz o nosso espirito (nossa Cognição) compreender as coisas que são espirituais.

b)- 1 Corintios.14: 32 -O espírito dos profetas está sujeito ao controle dos próprios profetas. Em linguagem simples quer dizer,o conhecimento do que professa, são sujeito ao controle de seus próprios conhecimentos.visto que o espirito falado é a cognição dessa pessoa.

c)- 1 Corintios. 4:13 - Assim está escrito: “Cri, por isso declarei!” Com esse mesmo espírito de fé, nós igualmente cremos e, por esse motivo, falamos. Quando a cognição de uma pessoa crer, ela testifica com quem tem as mesmas crenças e conhecimentos sobre o que é ter fé.

d)- 1 Corintios.14:2,14-16 - Porquanto quem se expressa em uma língua estranha, não fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o compreende, pois em espírito fala mistérios. Nesse versículo muitos acham que a cognição de quem fala em mistérios,ou seja,uma língua desconhecida para quem esta falando, pois o mesmo não entende o idioma falado,mas só Deus sabe o que ele está falando, Paulo disse que estes mistérios (idiomas) não há sentido nenhum, nem mesmo para que está falando se não houver conhecimento. Veja os versos: 14 Pois, se oro em uma língua meu espírito também ora, mas o meu intelecto fica improdutivo. 15 Diante disso, o que fazer então? Orarei com o espírito, mas ao mesmo tempo com a mente; cantarei com o espírito, mas igualmente com a razão. 16 De outra forma, se louvares a Deus apenas com teu espírito, como poderá alguém que está entre os não instruídos declarar o “Amém” à tua ação de graças, visto que não entende o que dizes? Paulo mostra os resultados disso, que a cognição de quem ora uma língua desconhecida deve está em paralelo com o conhecimento adquirido junto a razão, ou para facilitar o nosso entendimento,  Paulo queria dizer que o espirito ( os conhecimentos) no modo de agir desta pessoa está sendo incoerente com o seu próprio racional e com os dos outros. A atitude correta veremos nos versículos abaixo. 1 Corintios.14:26-28 26 Portanto, qual a atitude correta, então? Ora, quando vos reunis, cada um de vós tem um salmo, ou uma mensagem de ensino, uma revelação, ou ainda uma palavra em determinada língua e outro tem a interpretação dessa língua. Tudo seja feito para a edificação da Igreja. 27 Se alguém falar em uma língua estranha, que a falem somente dois, quando muito três, um de cada vez, e que haja quem possa interpretar. 28 Contudo, se não houver intérprete, permaneça calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus. Entenda, ''fale consigo mesmo e com Deus,'' em que, numa língua desconhecida ou na sua língua de nascença? Ora, se é falado que haja edificação e interpretação, é obvio que está falando de uma língua que se entenda. Até hoje varias denominações religiosas interpreta erroneamente o versículo 28 e ficam falando em um idioma sem nenhuma interpretação. se você digitar no Google,essas palavras ditas por eles,não irá encontrar a tradução, pois as mesmas não existem. Os dessas religião, dão uma desculpa do falar em línguas, afirmando que estão falando a linguá dos anjos, mas, Paulo nunca afirmou que existe línguas dos anjos,era uma suposição, veja: 1 Corintios.13:1- E agora, passo a vos mostrar um caminho ainda muito mais excelente. Ainda que eu fale as línguas dos seres humanos e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Mesmo que você fale um idioma desconhecido, seja ele qual for, sem amor só produzirá um som,sem nenhum resultado coerente. Mesmo assim é na nossa cognição (no nosso espirito), o conhecimento deve está de acordo com os nossos discernimentos e percepções, nas três funções mentais básicas. Veja no dicionario: A expressão ainda que é uma locução conjuncional constituída pelo advérbio ainda e a conjunção que. Esta expressão introduz orações subordinadas adverbiais concessivas, exprimindo oposição ou restrição ao que é dito na frase subordinante. Glossolalia substantivo feminino 1. RELIGIÃO suposta capacidade de falar línguas desconhecidas quando em transe religioso (como no milagre do dia de Pentecostes).2. PSICOPATOLOGIA distúrbio de linguagem observado em certos doentes mentais que creem inventar uma linguagem nova. 

e)- 2 Timóteo 1:7 - Porquanto, Deus não nos concedeu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. Ora, veja que estas características tem haver com nosso desenvolvimento humano, espirito de covardia tem haver com pessoas covardes, mas a de poder, amor e equilíbrio, com pessoas destemidas,amáveis e equilibradas. Isso se refere ao nosso cognitivo,onde aprendemos com Deus ter essas virtude.

f)- Colossenses 2:5 - Porquanto, apesar de estar fisicamente distante de vós, estou convosco em espírito, e me sinto feliz ao verificar que estais vivendo em plena ordem, e como está firme a vossa fé em Cristo. Paulo neste versículo diz que estava fisicamente distante, mas estava com eles em espirito. Como ele pode ter afirmado isto?  Ora, pela carta que ele mandou, ou seja, a carta que ele mandou o conteúdo expressou o que ele estava sentindo,como se estivesse presente, fez com quem a leu ou a ouviu,entendesse os seus sentimentos. adquiriu conhecimento apresentado, capacidade de discernir o que ele estava pensando e etc.... este é o poder da nossa cognição, ou seja, os processos do espirito que há no homem. E  ele estava satisfeito com a firmeza da fé deles, o viver em plena ordem, sabendo que são cristãos livre do legalismo. Obviamente,ele recebeu também uma carta contando como estavam os irmãos em Colosso.

g)- 2 Corintios.11:3-4 -  3 Entretanto, receio que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, também a vossa mente seja de alguma forma seduzida e se afaste da sincera e pura devoção a Cristo. 4 Porquanto, se alguém vos tem pregado um Jesus que não é aquele que ensinamos, ou se recebeis um outro espírito, que não o Espírito que creio, terdes recebido, ou ainda um evangelho diferente do que tendes abraçado, a tudo isso muito facilmente, tolerais. Paulo neste versículo nos mostra que,assim como Eva foi enganada pela serpente com sua astucia, que a nossa mente não seja seduzida e nos afastemos da pura devoção ao Messias. es se tem pregado um Jesus que foi ensinado, e se recebera um outro vento de conhecimento contrario, neste caso se refere aos ensinamentos opostos ministrados pela serpente que seduziu Eva, e não pelo o Espirito que ele cria,se referindo ao Espirito de Deus, vai ter que arcar com as consequências.


PARTE 2 -  OS ESPÍRITOS NUNCA TIVERAM UM CORPO FÍSICO, OS SERES INCORPÓREOS E OS CORPÓREOS: 


Já sabemos através da primeira parte deste estudo que, o corpo humano foi primeiro formado do pó  e por ultimo recebeu o sopro divino,e que desta mesma forma foi passado aos outros através da semeadura, o ser humano é que reproduz sua própria especie, nada de espirito vindo de cima para baixo, tudo foi semeado primeiramente nesta vida, é Deus quem dá o crescimento do corpo que foi semeado, e o sopro divino é que volta para Deus e o corpo volta para o pó, sem nenhuma possibilidade de haver reencarnação e de se tornar um alma penada vagando por aí, e que só na ressurreição é que teremos um corpo transformado. Já sabemos também que a alma se torna pó quando morremos, por que ela não passa de nossa faculdade mental no âmbito das emoções e sentimentos. E que o espirito do homem dito nas escrituras, tem haver com a nossa percepção cognitiva e volição, ou seja, a percepção cognitiva nos permite organizar e entender o mundo através de estímulos que recebemos dos diferentes sentidos como a vista, a audição, o gosto, o cheiro e o tato, é a nossa cognição que nos mostra todo o conhecimento do mundo ao nosso redor, e  a nossa volição é o ato de escolher e decidir, é a escolha ou a decisão feita. e está presente em todos os seres corpóreos (visíveis).

Agora nesta segunda parte vamos estudar os seres incorpóreos. Os seres incorpóreos (invisíveis) não são como as maiorias dos religiosos pensam, que os mortos viraram almas penadas ou se tornaram protetores dos vivos,sendo que vimos que só conseguiremos um corpo incorruptível na ressurreição dos mortos,sendo que uns ressuscitarão para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno, fora disso é delírio e ilusão coletiva impostas pelas religiões. Mas quem são estes seres incorpóreos,onde eles se encontra nas escrituras? Os seres incorpóreos, são os seres invisíveis citados em  Colossenses.1:16-17 >>>>16 porquanto nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou dominações, sejam governos ou poderes, tudo foi criado por Ele e para Ele. 17 Ele existe antes de tudo o que há, e nele todas as coisas subsistem.  O próprio Deus é dessa natureza. 1 Timóteo. 1:17 >>>>. 17 Portanto, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, sejam honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!  Por essa maneira que não se pode enxergar os seres invisíveis, Os anjos ( mensageiros de Deus), não foram criados, e sim formados, vocês lembram que o espirito colocado no homem era o sopro divino, e que o sopro nos lembra o vento? Sabemos que o vento existe, o sentimos mas não podemos apalpa-los. Assim são os seres que não tem corpo humano. Hebreus.1:7 >>>> Quanto aos anjos, Ele afirma: “Ele faz dos seus anjos ventos, e dos seus servos, labaredas de fogo”. 

Quando falamos de seres incorpóreos falamos de seres invisíveis. O plano espiritual é completamente diferente do plano terreno,por isso é um delírio as pessoas pensarem que podem depois da morte já viverem como seres incorpóreos. Por outro lado as escrituras afirma que estes seres podem procurar entrar em algum corpo físico, e por esse motivo alguns religiosos acham que estas supostas entidades espirituais, devem ser adorados como deuses.Os seres incorpóreos que estavam nos endemoniados segundo os relatos de Mateus comprova este assunto, mas repare que eles pediram permissão a Jesus para praticar tais atos. Mateus.8:28-34>>>> 28 Quando Ele chegou ao outro lado, à província dos gadarenos, foram ao seu encontro dois endemoninhados, saindo dentre os sepulcros. Eram tão agressivos que ninguém podia passar por aquele caminho. 29 E, de repente gritaram: “Que temos nós contigo, ó Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do devido tempo?” 30 Não muito longe deles estava pastando uma grande manada de porcos. 31 Então, os demônios imploravam a Ele: “Se nos expulsas, permite-nos entrar naquela manada de porcos!” 32 E Jesus lhes disse: “Ide!” Assim que saíram entraram nos porcos. De repente, toda a manada correu em disparada e atirou-se violentamente precipício abaixo, em direção ao mar, e nas águas pereceram. 33 Aqueles que cuidavam dos porcos fugiram, foram para a cidade e contaram tudo, inclusive o que ocorrera com os endemoninhados. 34 Então toda a cidade saiu ao encontro de Jesus; e assim que o viram, suplicaram-lhe que se retirasse da sua região. Repare, que o poder desses seres invisíveis,que não tem corpos são limitados, por que eles pediram a Jesus consentimentos para entrar na manada de porcos. Segundo parecer: por que a manada de porcos não suportaram os seres invisíveis, e correram para se atirar no precipício? Ora, se os porcos não aguentaram a presença desses seres, que na verdade são os seres incorpóreos, ou se preferir anjos caídos (mensageiros do mal)  Você acha mesmo que algumas pessoas recebem algumas supostas entidades nos seus corpos carnais? Claro que não, mais eles podem se manifestar nos delírios psicológicos, influencias mentais,alucinações, paranoias coletiva e influencias maléficas. Outra maneira deles é enganar ou influenciar os seres corpóreos, são mudando de aparência, segundo os satanistas, eles se apresentam de diversas formas. clique no link para conhecer os 72 demônios goéticos  na pagina desse site. Conheça o significado de demônio: Demônio ou demónio é, segundo o cristianismo, um anjo que se rebelou contra Deus e que passou a lutar pela perdição da humanidade. Na antiguidade, contudo, o termo tinha outra conotação, referindo-se a um gênio que inspirava os indivíduos tanto para o bem quanto para o mal.  Agora vamos a 2 Corintios.11:13-15 que diz:13 Porquanto, tais homens são falsos apóstolos, obreiros desonestos, fingindo-se apóstolos de Cristo. 14 E essa atitude não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. 15 Portanto, não é surpresa alguma que seus serviçais finjam que são servos da justiça. O fim dessas pessoas será de acordo com o que as suas ações merecem. Reparem que,como disse antes que os mensageiros do adversário,os seres incorpóreos se disfarçam de entidades espirituais, e o enviado Paulo nos diz que o próprio adversário se disfarça de (anjo) mensageiro da luz, e os seus serviçais tanto da parte dos corpóreos quanto os incorpóreos, fingem que são servos da justiça.  Para mostrar que Paulo fala do acusador do adversário, podemos fazer uma pequena exegese dos textos citados acima. Vamos começar: A palavra anjo deriva do grego "ággelos"; pelo latim tardio "angelus, i", com o sentido de "mensageiro de Deus". Mas alguém pode dizer que esse mensageiro não é um Anjo,mas é sim no texto anterior no verso 13,Paulo diz que estes homens são falsos apóstolos,ou seja,no grego a palavra Apostellein ”Apóstolo” significa aquele que é enviado, mensageiro ou embaixador. Aquele que representa a quem o enviou. Ora, se as palavras tem o mesmo sentido,não precisaria ele ter colocado a palavra: Anjo. 

O adversário é o enganador e engana todo mundo: 

a) - Ele e seus anjos enganam todo o mundo>>>> Apocalipse.12:9  9 Assim, o grande Dragão foi excluído para sempre. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que tem a capacidade de enganar o mundo inteiro. Ele e seus anjos foram lançados à terra.  

b) -  Entregues ao adversário para sua carne seja destruída, mas seu espirito (entendimento) seja salvo no dia do Senhor. Paulo não estava presente, mas o seu espirito (entendimento) da palavra em todos ali presente, o fazia  também presente.>>>>  1 Corintios.5:3-5 3 Apesar de eu estar ausente fisicamente, estou presente em espírito, e já julguei quem praticou tamanha insolência, como se estivesse presente. 4 Ora, quando vos reunirdes em o Nome do Senhor Jesus, e eu estando convosco em espírito, diante da presença do poder de nosso Senhor Jesus,  5 entreguem esse homem a Satanás, para que a carne dessa pessoa seja destruída, mas seu espírito seja salvo no Dia do Senhor. 

c) - A relação do casal deve ser por consentimento mútuo para que o adversário não os tente >>>>1 Corintios.7:4-5 4 A esposa não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas, sim, o marido. Da mesma maneira, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas, sim, a esposa. 5 Portanto, não vos negueis um ao outro, exceto por mútuo consentimento, e apenas durante algum tempo, a fim de vos consagrardes à oração. Logo em seguida, uni-vos novamente, para que Satanás não vos tente por causa da vossa falta de controle. 

d) - Não podemos ignorar as artimanhas do adversário >>>> 2 Corintios.2: 10-11 10 Se perdoardes alguma coisa a alguém, também eu perdoo; e aquilo que perdoei, se é que havia alguma falta a ser perdoada, perdoei na presença de Cristo, por amor de vós, 11 a fim de que Satanás não tivesse qualquer vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas artimanhas. 

e) - O espinho na carne de Paulo era um mensageiro do adversário para o atormentar >>>> 2 Coríntios 12:7 E, para impedir que eu me tornasse arrogante por causa da grandeza dessas revelações, foi-me colocado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás para me atormentar. 

f) - O adversário provocou impedimento de Paulo visitar os irmãos >>>> 1 Tessalonicenses.2:17-18 17 Nós, no entanto, amados irmãos, privados momentaneamente da vossa companhia pessoal, mas não distantes do vosso coração, trabalhamos incessantemente com o objetivo de ir e ver os vossos rostos;  18 por isso, queríamos visitar-vos. Eu, Paulo, quis vos saudar face a face não somente uma vez, mas duas; porém, Satanás nos provocou impedimentos.  

g) - As viúvas mais jovem estavam dando mau exemplo de conduta, dando pretexto ao inimigo >>>> 1 Timóteo.5:11-15 11 Mas não inclua as viúvas mais jovens, pois quando as paixões sensuais as afastam de Cristo, querem casar-se 12 e, por violar o primeiro compromisso de fé, tornam-se condenáveis.  13 Mais do que isso, aprendem também a ser desleixadas em relação ao trabalho, perambulando de casa em casa, e não somente dadas ao ócio, mas também fofoqueiras e indiscretas, comentando assuntos que não lhes dizem respeito. 14 Sendo assim, aconselho que as viúvas mais jovens se casem, tenham filhos, administrem suas próprias casas e não deem ao inimigo nenhum pretexto para maledicência. 15 Algumas, de fato, já se desviaram, seguindo a Satanás. 

Mas quem é este que as escrituras o chama de ''satanás e diabo'', no qual se traduz como adversário, inimigo,opositor ou caluniador:

As escrituras não revela a origem detalhada deste ser incorpóreo, mas vários versículos dão base de sua existência, e é mostrado nas escrituras como metáforas. Nessa falta de prova os preteristas de plantão mostram as garras e tentam persuadir com seus argumentos fracos e mesquinhos, uns dele é que Satanás é tudo aquilo que vai contra a Deus, nesse caso apontam para a carne. Por outro lado querem dizer que a mente humana é o diabo. 

O termo ''Satanás'' e ''Diabo'' nunca foram nomes próprios, mas são substantivos masculinos, muitas pessoas pensam que estes substantivos, é um substantivo comum, mais não é. Ele é um substantivo próprio, pois aprica a um singular. Já os seres incorpóreos, assim como Anjos,demônios,potestades,entidades,principados e etc... podemos observar que são substantivos coletivos.  O termo que veio do hebraico tem explicações bem plausíveis,veja : 

***Muitos questionam a existiam de um ser Espiritual e Opositor dos homens, mas antes de entrarmos neste assunto, precisamos ver um pouco sobre a origem etimológica da palavra “satan”. O VERBO← hebraico שָׂטַן (sâtan), pode significa “atacar” (figurativamente) ou “acusar”; e este verbo deu origem aos SUBSTANTIVOS: שָׂטָן (sâtân) = “adversário” , “opositor” ou “oponente” שִׂטנָה (sitnâh) = “acusação” ou “inimizade”. O substantivo שָּׂטָן (sâtân) não é um nome próprio, como alguns equivocadamente pensam, e esse é o motivo desta palavra ser empregada em diversas ocasiões nas Escriturais referindo-se a simples pessoas, como em 1 Reis 11:14 >>>> 14 Então Yahweh levantou contra Salomão um adversário, Hadade, o edomita, que pertencia a família real de Edom. 2 Samuel. 19:22 (23 na versão hebraica),>>>> Contudo, Davi advertiu: “Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia, para que hoje sejais meus adversários? Deveria neste dia de glória morrer alguém em Israel? Ou não tenho eu plena garantia de que voltei a reinar sobre todo o Israel?  Salmos. 38:20, e outros.>>>> 20 Os que me pagam o bem com o mal caluniam-me, porquanto sigo o que é bom! Entretanto, é necessário notarmos que TODAS as 13 ocorrências da expressão הַשָּׂטָן (ha sâtân), onde há a presença do artigo definido הַ (ha = o) PRECEDENDO a palavra שָּׂטָן (sâtân = Adversário), são usadas -EXCLUSIVAMENTE-para um ser ESPIRITUAL e OPOSITOR dos homens.Essas 13 ocorrências da expressão הַשָּׂטָן (ha sâtân = o adversário), são: Yob (“Jó”) 1:6, 1:7, 1:8, 1:9, 1:12, 2:1, 2:2, 2:3, 2:4, 2:6 e 2:7 Zakaryâhu (v“Zacarias”) 3:1 e 3:2 Já sabemos do ser espiritual que acusou Yob (“Jó”) diante do Criador, entretanto, muitos chegam a dizer este ser espiritual não era um opositor dos homens, mas um simples e obediente מַלאָך mal'ak ("anjo" ou "mensageiro") que fazia apenas o que o Criador lhe permitia. E muito não crerem na existência de um ser espiritual que adversário da humanidade por causa deste tipo de conceito. Contudo, vejam o que aconteceu nos versos de Zakaryah 3:1-2, em relação a este mesmo ser espiritual e adversário: Zakaryah (“Zacarias”) cap 3 1 E me mostrou o sumo sacerdote Yahshuah ("Josué"), o qual estava diante do anjo de יהוה, e o Adversário estava à sua mão direita, para se lhe opor. 2 E disse ao Adversário: יהוה YAHVEH te REPREENDE, ó Adversário, sim, יהוה, que escolheu "YAHSHALAYM", te REPREENDE: não é este um tição tirado do fogo? Portanto, vemos que há de fato um ser ESPIRITUAL que se OPÕEM aos homens, e que foi realmente REPREENDIDO pelo Criador יהוה YAHVEH nos versos de Zakaryah 3:1-2.

Isso corrobora com o que o que está escrito no livro de Revelação, vejam: "E ouvi uma grande voz nos céus, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Soberano, e o poder do Seu Ungido; porque já -O ACUSADOR de nossos irmãos É DERRUBADO, o qual diante do nosso Soberano OS ACUSAVA DE DIA E DE NOITE▬." Gilyahna("Apo-") 12:10

Fonte: A Importante Distinção entre “Satan” e “HaSatan” ***Ivonil Ferreira de Carvalho. 


ATÉ A PRÓXIMA DAVID BEZERRA DE MELO