Sem nenhum vinculo com o sistema religioso, usamos este espaço com as escritura, para mostrar os erros deste sistema corrupto de entendimento.
Resposta de um dizimeiro ofendido, sobre o texto grego de 2Cor 11:8
a)Soldo era o salário recebido pelos soldados romanos pela atividade militar que exerciam (da palavra soldo origina-se a palavra soldado). Soldo, portanto, era a remuneração recebida por exercerem uma profissão ou atividade. Àquela época, usava-se o termo "jornaleiro" (há passagens nos Evangelhos em que o termo é utilizado) o que significa: aquele que cumpre uma jornada de trabalho. Então, de uma forma geral, as pessoas eram contratadas por jornadas diárias, podendo estender-se por semanas ou meses, dependendo do trabalho. Não havia vínculo empregatício como hoje (uma imensurável legislação que defende o trabalhador), até por que boa parte da mão-de-obra era escrava.
Assim, se o trabalhador era mensal, semanal ou diário, não importa. O relevante é que soldo ou salário são a mesma coisa, significam o mesmo: que alguém recebeu por executar uma determinada tarefa como trabalhador.
E deve-se ter cuidado para não se cometer injustiças. Dizer que ACF é uma tradução "tendenciosa" seria o mesmo que dizer que o irmão que a traduziu (João Ferreira de Almeida) era um incrédulo, instrumento do diabo na deturpação da palavra de Deus. Procure na internet a biografia do João Ferreira de Almeida e me diga se ele era herético, incrédulo ou ímpio. Sua tradução perdura há quase 500 anos entre os crentes (há sim traduções que se dizem de João Ferreira de Almeida [a qual é originária do texto massorético e receptus] mas que na realidade são originários de fontes críticas, cujos pressupostos traducionais originam-se da teologia filósofica da Alta Crítica, essa sim, herética e antibíblica).
De qualquer forma, a sua colocação quanto à possível negação de soldo como salário não procede, visto as palavras serem sinônimas e terem o mesmo significado.
Despojar e roubar são igualmente sinônimas. O significado é o mesmo, podendo-se usar uma ou outra, o contexto não muda.
b) Em relação a II Coríntios 11 há de se entender que Paulo, em momento algum, diz-se que é uma vergonha o recebimento de salário (ou soldo) por parte do presbítero ou pastor (Em 1 Co Paulo atesta a legitimidade de os ministros receberem seu sustento da igreja), pelo contrário. Se atentar bem, verá que ele está dando um "puxão" de orelhas na igreja de Coríntios exatamente por eles desprezarem-no, por não tê-lo na conta de apóstolo, sendo que ele pregara o Evangelho sem lhes ser pesado. Ao contrário, abriu mão desse direito e preferiu ser sustentado pelos irmãos macedônios, e ainda humilhar-se a trabalhar com as próprias mãos para que os coríntios fossem "exaltados", ou encorajados a receber a palavra de uma forma tão graciosa (revelando a fragilidade da igreja. Por isso, Paulo faz questão de pregar o Evangelho gratuitamente para que eles percebessem que mais importante do que o sustento para Paulo era a pregação de Cristo crucificado; e de que Deus providenciaria o seu sustento de qualquer forma, o que ocorreu por parte dos macedônios). E assim, não dar motivos aos que querem e buscam motivos de acusá-lo de procurar o benefício próprio, de pregar o Evangelho por motivos mundanos. Provavelmente Paulo estava sendo acusado de "mercandejar" o Evangelho, de ser um mercenário por alguma liderança em Coríntio, por isso fez questão de pregar a palavra gratuitamente, contudo, não deixou de exortá-los à "comunicação" com os santos. Veja 1Co 1.17; Paulo acusando-os de não terem cumprido a parte que lhes cabia: "Folgo, porém, com a vinda de Estéfanas, de Fortunato e de Acaico; porque estes supriram o que da vossa parte me faltava".
Leia atentamente 2 Co 12.12-15: "Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas. Pois, em que tendes vós sido inferiores às outras igrejas, a não ser que eu mesmo vos não fui pesado? Perdoai-me este agravo. Eis aqui estou pronto para pela terceira vez ir ter convosco, e não vos serei pesado, pois que não busco o que é vosso, mas sim a vós: porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos. Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado".
Se atentar bem, verá que Paulo em ambas as epístolas aos Coríntios faz uma exortação para que sejam igreja, tenham atitudes, pensem e vivam como igreja. Não há nenhuma espécie de exaltação aos coríntios, pelo contrário, Paulo mostra-lhes a carnalidade, a pouca fé, o quão são pouco devotados à doutrina, e, mesmo o fato de desprezá-lo como apóstolo, dando mais crédito aos "falsos apóstolos" do que a ele, um apóstolo verdadeiro.
Portanto meu irmão, antes de condenar o "auxílio" da igreja aos ministros, Paulo exorta a igreja a participar do sustento deles. Se ler novamente sem preconceitos (o conceito pre-estabelecido de que é pecado o ministro ser sustentado pela igreja) entenderá que antes de corroborar a atitude dos coríntios (a negligência e avareza no seu sustento pessoal), Paulo lhes dá uma "lavada", chamando-os à responsabilidade como membros do corpo de Cristo.
Leia também 1Tm 5.17-18; Hb 13.7,16-17.
Replica Minha
A) O significado da palavra soldo é irrelevante no contexto geral – Paulo afirma abertamente estar roubando, ou seja, pegando ilicitamente algo que não é seu.
B) João Ferreira de Almeida usou a palavra despojar (pilhar) na Almeida 1693, em 2Cor 11:8
A16 2 Corinthians 11:8 Outras Igrejas depojei eu, d’ellas salario recebendo, pera a vós vos servir: e estando com vosco presente, e tendo necessidade, a ninguem em cargo fuy.
A tradução ACF foi criada em 1994, pela SBTB, baseada na Almeida já existente década de 1920/1940, uma comissão em que se destaca principalmente igrejas convencionadas – Nenhum sequer deles que liderasse algum movimento de cristianismo primitivo, anabatista, apenas pastores envolvidos fortemente em grandes grupos, pois se tratava na verdade de uma reação às intenções católicas, de que comprando a SBB poderiam remover todas as Bíblias protestantes do mercado.
C) AFIRMAR que em 2Coríntios11 Paulo NÃO DIZ ser uma vergonha o recebimento de salário (ou soldo) por parte do presbítero ou pastor, é negar o texto que está escrito.
D)1 Cor 16:17-18 17 Folgo, porém, com a vinda de Estéfanas, de Fortunato e de Acaico; porque estes supriram o que da vossa parte me faltava. 18 Porque recrearam o meu espírito e o vosso. Reconhecei, pois, aos tais.
A passagem de 2Cor 16:17 não fala de dinheiro, mas de Paulo alegre com a presença de Estéfanas, matando a saudade que Paulo tinha da congregação, que há tempo não via os irmãos.
Recreado tem o sentido de “descançar com alegria”, e é a tradução da palavra grega Anapau, que também aparece aqui:
ACF 2 Corinthians 7:13 Por isso fomos consolados pela vossa consolação, e muito mais nos alegramos pela alegria de Tito, porque o seu espírito foi recreado por vós todos.
E) Tentar usar isso
ACF 1Ti 5:17-18 Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; 18 Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.
Para defender a idéia de um salário para o presbítero que é “pastor profissional”, infelizmente não é Bíblico, pois para governar bem, é necessário ser bom cristão, e para ser bom cristão, é necessário não ser vagabundo ou desocupado, com está escrito em
ACF 2Ts 3:7 Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós, 8 Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós. 9 Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes. 10 Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. 11 Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs. 12 A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.
Sim, aquele que deseja liderar deve ser homem exemplar:
ACF Heb 13:7 Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.
Sob a ótica de pastorado profissional, surgiu a idéia falsa de que "Deus chama determinadas pessoas para fazer parte do clero e estar acima das outras" - Imagine o pastor dizer: "OH! Estou sentindo que Deus está me chamando para viver nas costas dos outros sem trabalhar?"
No chamado, ou predestinação, Deus chama as pessoas para ser aquilo que elas são.Na verdade, as pessoas procuram alguma liderança isso por puro desejo pessoal, como está Escrito:
ACF 1Ti 3:1 ESTA é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
Chamado por chamado, todos os cristãos foram chamados a evangelizar, a serem missionários.
ACF Mat 28:19-20 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
F) O sentido obscuro de “comunicação” é muito explorado para se obter retorno financeiro.
Heb 13:16-17 16 E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada. 17 Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
Mas, a palavra “Comunicação” em Heb 13:16, é pelo próprio versículo, outra coisa diferente de “beneficência”
ACF Heb 13:16 E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.
Alguns ainda tentam forçar esse sentido errôneo, por que a palavra Koinônia foi usada para se traduzir “coleta” em
ACF Rom 15:26 Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.
Comunicação é a melhor tradução em português da palavra grega koinônia, que significa “Comunhão” ou “associação”, e também “generosidade”, e “dom”. Koinônia a palavra ideal para explicar a ajuda mútua que a comunidade cristã deve manter entre todo os seus membros, numa demonstração de amor cristão. Infelizmente, no próprio verso acima Rom 15:26, a coleta é para os pobres, não para algum metido a mestre, ou líder de comunidade.
Em outros versos, é traduzido como “comunhão” entre os cristãos.
ACF Ato 2:42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
E também como generosidade, dom gratuito fornecido para um coletivo.
ACF 2Co 8:4 Pedindo-nos com muitos rogos que aceitássemos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos.
G) Se tem alguma pessoa com “preconceito” em ler a Bìblia, esse alguém é quem defende uma certa casta auto-proclamada de sacerdotes, que se auto-imaginam superior aos outros cristãos, sendo que nem mesmo trabalham.
Geralmente as pessoas fazem isso por dois motivos:
1) É um choque brutal saber que o modelo de igreja, a religião seguida por tanto tempo e com tanto esforço e afinco, está embasada em um modelo absurdamente errado, então é melhor afirmar que tudo isso é mentira, e varrer mentalmente tal coisa para debaixo do tapete, e deixar tudo como está, participar da igreja de vez enquando, e não se envolver muito para não se incomodar.
ACF 2Ti 4:3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
2) É um atentado contra os rendimentos com a religião, muita gente que está só na “sombra e água fresca” teria que se movimentar, para cumprir isso:
ACF Gen 3:19 No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Quando esse versículo é aplicado a vida de um pastor, ele precisa fugir da Bíblia para o argumento humanista puro e relativista, para rasgar essa parte da Bíblia, geralmente dizendo:
“Hoje em dia, não há só trabalho laboral, mas sim existe o trabalho intelectual, é esse o que eu executo”
Que lindo! No versículo nem sequer é citado a palavra “trabalho” mas sim, esforço produtivo visando sustentar-se.
Se aquilo que os pastores fazem é um esforço produtivo visando sustentar-se, então somos fatalmente obrigados a reconhecer, que eles não estão militando por Cristo, mas por eles mesmos, se encaixando perfeitamente nessa descrição:
ACF Rom 16:18 Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.
H) Embora Paulo vê algum direito de ajuda a liderança cristã, ele mesmo refuta a tal idéia, em 1Cor 9:7-18, é só ler
7 Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado? 8 Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo? 9 Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois? 10 Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante. 11 Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais? 12 Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo. 13 Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar? 14 Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho. 15 Mas eu de nenhuma destas coisas usei, e não escrevi isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória. 16 Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! 17 E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada. 18 Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho.
I) EM atitude autoritária então nos mostram
ACF Gal 6:6 E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.
Certamente se as igrejas instruissem em algo realmente, nunca haveria a existência de seminários. Agora, se existem seminários, isso apenas mostra a inutilidade das igrejas no quesito ensinar, talvez por que o pastor tem medo de um futura concorrência, então ele prefere manter todo "laicato" sob a ignorância e seu comando.
J) O lider tem o direito de ser ajudado quando estiver em necessidade
ACF 1 Corinthians 9:4 Não temos nós direito de comer e beber?
Mas não de ser sustentado unica-exclusivamente por causa disso.
Paulo ao ser ter recebido ajuda pela segunda vez dos cristãos de Felipo, evitou a aparência do mal, pois se recebesse uma terceira ajuda de um determinado grupo de cristãos, ficaria nítido seu sustento, por isso ele evitou a todo custo, agradecendo à eles, e mandou os irmãos verem suas próprias necessidades.
ACF Fil 4:16-19 16 Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário a Tessalônica. 17 Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta. 18 Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus. 19 O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.
E você já viu qualquer um desses padres/pastores, dizer "Cheio estou, não me mandem mais nada"? A verdade é o contrário - Dinheiro nunca basta, mandem maisVocê poderia vender sua residência, seu carro, seus móveis, e entregar tudo na igreja, receberia um tapinha nas costas, e na próxima semana, o pastor estaria pedindo como se nada tivesse acontecido, provavelmente se lixando se você padece necessidade por causa da doação ou não. Se você der uma carreta cheia de dinheiro, então pouco tempo depois, ele pedirá 2 carretas.