Eclésia mais ágora: A etimologia da palavra igreja

Eclésia + Ágora: A etimologia da palavra igreja.

Εκκλησία  και  ἀγορά


A Ágora é um termo grego para designar um grande espaço, uma praça especifica,

onde se realizava ali os negócios de mercado. Portanto, podemos dizer que era o mercado ateniense.

A Eclésia é um termo grego que significa assembleia. A eclésia ateniense ganhou mais força e representatividade

no governo de Sólon (no século VI a.C), quando todos os cidadãos passaram a ter direito de participar dela.

Na eclésia os cidadãos tomavam decisões relativas aos assuntos políticos, em praça pública como, por exemplo, na ágora.

Ah, não esquece que não era todo mundo cidadão ateniense, Mulheres, estrangeiros e escravos, jamais participaram de uma eclésia.

O homem acima de 18 anos, deveria ser filho de pais atenienses para ser considerado cidadão.

Podemos com toda a certeza dizer que, Jesus pregava em lugares abertos, sua "Eclésia" (reuniões -assembleias) eram realizadas em "ágora" (grande espaço)

Mateus.capitulo 5 Versículo 1 ao 3.  E Capítulo 14 Versículo 15.

Versículo 1, Jesus, vendo as multidões, subiu a um monte e, assentando-se, os seus discípulos aproximaram-se dele.

Versículo 2, E Jesus, abrindo a boca, os ensinava, dizendo:

Versículo 3, “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos Céus.

Mateus capitulo 14 Versículo 15,

 Ao final do dia, os discípulos se aproximaram de Jesus e disseram:

“Este é um lugar deserto, e já está entardecendo. Manda embora, pois, as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida”.

Além do mais o templo físico que fora feito por Salomão, fora profetizado por Jesus, que não ficaria pedra sobre pedra. 

Mateus capítulo 24 Versículos 1 e 2.

Versículo 1, Então, Jesus saiu do templo e, ao caminhar, seus discípulos chegaram mais perto dele para lhe apontar as construções do templo. Versículo 2, Ele, entretanto, lhes observou: “Estais vendo todas estas coisas? Com toda a certeza

Eu vos afirmo que não ficará aqui pedra sobre pedra, pois que serão todas derrubadas”. E por outro lado a figura do templo físico significava ele mesmo na sua morte. 

João. Capítulo 2 Versículos 19 ao 21.

Versículo 19, Jesus lhes respondeu: “Destruí este templo, e, em três dias, Eu o reconstruirei.”

Versículo 20, Replicaram os judeus: “Em quarenta e seis anos foi construído este templo, e tu afirmas que em três dias o levantarás?” Versículo 21, Ele, porém, se referia ao templo do seu corpo. A igreja de Cristo também tem a mesma características dita no assunto citado, todos tem que ser da mesma família, onde o cabeça da igreja é Jesus.

Mateus capitulo 10 Versículo 25.

Versículo 25, Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo ser como seu senhor.

Se chamaram de Belzebu ao cabeça da Casa, quanto mais aos membros da sua família!

O Espírito Santo é quem ensina todos nós. 

João capitulo 14 Versículo 26.

Versículo 26, Mas o Advogado, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu Nome, esse vos ensinará todas as verdades e vos fará lembrar tudo o que Eu vos disse.

Nada de templo físico ou monte para o adorar,  o adorar, só em espírito e em verdade. 

João capitulo 4 Versículos 20 ao 24

Versículo 20, Nossos pais adoravam sobre este monte, mas vós, judeus, dizeis que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.”

Versículo 21, Declarou Jesus a ela: “Mulher, podes crer-me, está próxima a hora quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.

Versículo 22, Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.

Versículo 23, Mas a hora está chegando, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores

adorarão o Pai, em espírito e em verdade; pois são esses que o Pai procura para seus adoradores.

Versículo 24, Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.”

Nem  poderá ter algumas pessoas se dizendo líderes, com hierarquia eclesiástica. 

Mateus capitulo 20 Versículos 25 até o 28.

Capítulo 25, Então Jesus os chamou e explicou: “Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que são as pessoas importantes que exercem poder sobre as nações.

Capítulo 26, Não será assim entre vós. Ao contrário, quem desejar ser importante entre vós será esse o que deva servir aos demais. Capítulo 27, E quem quiser ser o primeiro entre vós que se torne vosso escravo.

Capítulo 28, Assim como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como único resgate por muitos”.

Nota: O nome Eclesiastes

é uma tradução da palavra hebraica koheleth, que significa “aquele que convoca uma assembleia” ou simplesmente um pregador.

Marcos capítulo 6 Versículos 55 e 56. Multidões viajavam por toda aquela região, levando seus enfermos em macas, para onde ouviam que Ele estava. Versículo 56, E onde quer que Ele fosse ministrar, povoados, cidades ou campos, a população trazia os doentes para as praças. E imploravam-lhe que pudessem ao menos tocar na borda do seu manto; e todos os que nele tocavam eram curados.

A Eclésia não é um lugar, a Eclésia são pessoas.

Colossenses capítulo 4 versículo 15, 

Cumprimentai, igualmente, todos os irmãos em Laodiceia, e também Ninfa e a igreja que se reúne em sua casa.

Espero que tenha entendido e gostado do assunto.

Obrigado pela leitura!!!

(David Bezerra de Melo)