A teocracia no dizimo

A teocracia no dizimo

            Analisando o Capitulo  14 de Deuteronômio

                                                   Assuntos que o sistema religioso

                                                        Não quer que você saiba.

                                                       Deuteronômio. 14:22 aos 29

A teocracia  no  dizimo

O povo de Israel no regime Teocrático

Guando Deus constituiu  o dizimo,a casa de Israel,o povo estava sob o regime Teocrático,ou seja:Deus governando o povo.O povo deveria dar de todo o produto  que recolher no campo.

Versículo 22  Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo

O dizimo era para ser comido pelos dizimistas, a cada ano, e não pago como pensam os lideres religiosos atuais.

Versículo 23 E, perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao SENHOR teu Deus todos os dias.

Os alimentos, e os gados, deveriam ser trocados por dinheiro, guando eles levavam o dizimo a casa do tesouro por que o caminho era longo até Jerusalém,depois trocava o dinheiro novamente por outras coisas, conforme a vontade do dizimista,para comerem na presença do Senhor.

Versículos 24 e25 E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o SENHOR teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o SENHOR teu Deus te tiver abençoado;25  Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o SENHOR teu Deus.

Por isso Jesus expulsou  os cambistas do templo.Mateus.21:12 e13 E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;13  E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.

A tribo de Levi,não tinha herança na terra,e o dizimo era para prover equilíbrio social entre as tribos.

Versículo 26 e 27 26  E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;27  Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo.

No fim do terceiro ano, as tribos comiam em suas casas do dizimo das colheitas e repartiam com aos Levitas,ao estrangeiros aos órfãos e as viúvas,comiam  todos,e se alegravam  na presença de Deus,como uma família totalmente unida.

Versículos 28 e 29  Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas;

29  Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.

DEUS SEMPRE FAZENDO JUSTIÇA!

O povo gentílico no regime democrático

Nós os gentios, não vivemos em um sistema teocrático,mas sim em um sistema democrático,pela qual pagamos nossos impostos,sem vermos justiça alguma.Hoje,não existe mais a tribo de Levi,onde as outras tribos repartiam os alimentos e todos comiam o dizimo juntos.E nem tão pouco Deus constituiu substitutos deles no sistema religioso,e nem a ideia que eles tem todo o direito de administrar sobre o dizimo trazidos pelos seus membros,com que intuito,equilíbrio social?Deus em Malaquias. 3:10pede para que o povo volte a dar o dizimo, no intuito de equilíbrio social sobre as tribos,para que não faltasse mantimentos para todo o povo.

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

Por que houve uma defraudação por parte dos Levitas e do povo, Deus os chama para que eles voltem a ofertar em justiça, como nos dias antigos e como nos primeiros anos. Malaquias. 3:3 ao 9

3  E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata; então ao SENHOR trarão oferta em justiça.

E a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao SENHOR, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos.

5  E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o diarista em seu salário, e a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o SENHOR dos Exércitos.6  Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. 7  Desde

os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?

8  Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.

9  Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. (de Israel)

Hoje vemos ameaças e injustiças,enganando o povo ingênuo, com um devorador, que eles dizem ser o diabo, no que esse não passa de uma espécie de gafanhotos, que poderiam destruir toda as lavouras  dos judeus,dito em Malaquias. 3:11,12 E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.

12  E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.

O dizimo pertencia ao povo de Israel sob o regime teocrático da lei,e não dos gentios, neste regime atual de Democracia onde  pagamos  nossos impostos ao governo,e varias vezes não vemos justiça alguma.

Hebreus.7:5   E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.

O HOMEM SEMPRE FAZENDO INJUSTIÇA!

Até a próxima

David Bezerra

                                                                   09-05- 2012