PÁSCOA JUDAICA X PÁSCOA CRISTÃ

PÁSCOA JUDAICA X PÁSCOA CRISTÃ

Realmente é um tema de grande impacto e deve ser devidamente considerado pois das duas maneiras como ele é interpretado e ensinado, uma delas honra ao Eterno e a outro o desonra.

Para que possamos compreender devidamente esse tema precisamos nos lembrar ou mesmo aprender o significado dos seguintes símbolos:

1. Sábado

* O Sábado pertence ao Eterno e Ele o deu a Israel como sinal para que todos os povos soubessem que Israel é o povo a quem Ele confiou suas leis e estatutos através dos quais todas as famílias da terra O poderiam conhecer e servir. (Ez. 20. 20:12 e 20; Dt. 4:1-10)

Sendo o sábado um sinal, todos os povos precisam entender que para servir ao Eterno precisaram primeiramente recorrer aos ensinos que Ele confiou a Israel e encontram-se registrado nas Escrituras Hebraica (Velho Testamento) e não aos ensinos de povos pagãos como fizeram a igreja cristã primitiva e suas múltiplas ramificações que com o objetivo de converter povos pagãos recorreram à filosofia grega para fundamentar suas doutrinas, acarretando com isso uma série de erros que ao longo dos séculos foram incorporados à tradição e doutrinas fundamentais da igreja cristã.

2. Sangue

* Simboliza vida, a alma, ou seja o próprio ser. (Gn. 9:4; Lv. 17:11). 

3. Holocausto

* Simboliza um ato de consagração. (Lv. 17:11) .

4. Pôr as mãos sobre a cabeça do animal a ser oferecido como holocausto

* Nos tempos bíblicos este ato simbolizava a transferência da vida do ofertante para o animal de tal forma que aquele animal seria considerado como sendo o próprio ofertante..

5.Animal sem defeito. (Lv. 4:27)

* Simbolizava a pureza e sinceridade de coração que deveria ter todo aquele que comparecesse ante a presença do Eterno.

6. O ato do próprio ofertante imolar o animal apresentado em holocausto

* Significava que o ato de consagrar-se ao Eterno é pessoal, individual e intransferível; ninguém jamais poderá consagrar-se em lugar de outra pessoa.

Partindo desse princípio podemos dizer que quando o transgressor comparecia no pátio do santuário levando seu holocausto (uma cabra sem defeito) e o imolava diante do sacerdote que recebia o sangue do mesmo, este ato simbolizava que o transgressor reconhecendo sua culpa e necessidade de perdão, de coração contrito e sincero (simbolizado pelo animal sem defeito) comparecia diante do Messias (simbolizado pelo sacerdote) confiando-lhe sua vida (simbolizada pelo sangue do holocausto) a fim de que o justificasse diante do Eterno no dia do juízo (Dia da Expiação).

O ato do sacerdote receber o sangue do holocausto oferecido pelo transgressor contrito e colocá-lo nas quatro pontas do altar derramando o restante na base do mesmo, simboliza o Messias consagrando o transgressor contritou (simbolizado pelo sangue do holocausto sendo colocado nas quatro pontas do altar) e reservando-o (simbolizado pelo ato de derramar o restante do sangue na base do altar) para ser justificado no dia do juízo (Dia da Expiação).

Como podemos observar neste ritual simbólico, em nenhum momento observamos qualquer sacerdote ou mesmo qualquer outra criatura assumindo o lugar do pecador contrito.

O Ritual da Páscoa nas Escrituras Hebraica

Ao contrário da oferta pelo pecado (uma cabra fêmea sem defeito – Lv. 4:28) que era apresentada pelo transgressor ao Eterno, o cordeiro pascal foi a única oferta apresentada pelo Eterno a todos seres celestiais (anjos – simbolizado pelos primogênitos) que beneficiaria toda criação ao ser aceita com alegria. 

Ao aceitar essa oferta (cordeiro pascal), os anjos estariam demonstrando o reconhecimento e submissão espontânea à autoridade do Eterno.

Essa oferta consistiu na apresentação do Messias (simbolizado pelo cordeiro pascal) a quem todos deveriam prestar obediência em reconhecimento da autoridade e direito do Eterno delegar poder a quem Lhe aprouver.

Para o Cordeiro Pascal (símbolo do Messias) não havia imposição das mãos, significando com isso que ele não simbolizava aquele que o imolava.

O Cordeiro Pascal simbolizava o Messias e bem assim o seu sangue visto que sangue em um holocausto simboliza vida, o próprio ser representado pelo animal. Sendo assim o tomar o sangue do cordeiro pascal, sabendo que o mesmo simbolizava o Messias, e colocá-lo nos umbrais da porta de sua residência, significava que aquele que oficiava o holocausto simbolicamente estaria reconhecendo a autoridade d’Aquele que foi ungido, e através do mesmo, consagrando sua vida, sua casa e seus bens ao Deus eterno.

O Ritual da Páscoa na Igreja Cristã

Ao formular suas doutrinas e rituais, a igreja cristã ao invés de recorrer aos ensinos do povo a quem o Eterno escolheu para ser Sua testemunha (Israel – Is. 43:1,10 e 44:8) recorreu aos ensinos de um povo pagão desvirtuando totalmente o significado simbólico do ritual da Páscoa conforme ensinado pelo Eterno a Israel, degradando a imagem do Deus Altíssimo e exaltando os atos de seu adversário (satanás) como podemos ver nos seguintes ensinos que envolvem a páscoa cristã e são antagônicos à páscoa instituída pelo Eterno a Israel.

• Na páscoa cristã é exaltado um homicídio realizado no Calvário, colocando-o como essencial a salvação dos pecadores que aceitam tal ato como prova do grande amor de Deus pelos pecadores contrito. Esquecem que quem arquitetou a morte de Cristo foi satanás através dos líderes judeus e do poder romano. Exaltar tal homicídio equivale a justificar satanás e responsabilizar o Eterno por tal evento visto que segundo a tradição cristã, foi Ele quem elaborou tal ato no conhecido “Plano da Redenção”.

Leia os seguintes artigos para melhor compreensão:

............... * Messias e a Cruz

.................. * Plano da Redenção

..................... * Sangue

................. .. * Sangue do Cordeiro

................... * Calvário

................... * Morte do Messias planejada pelo Eterno ?

................. * Páscoa

.............. * Examinando o ritual da santa ceia Em estudo

C o n c l u s ã o:

Embora possa causar grande impacto e reações diversas no meio cristão, temos a considerar o seguinte:

Sabendo que o Eterno:

* Abomina sacrifícios humano. Dt. 12:31

* Detesta quem derrama sangue inocente. Pv. 6:17-17

* Requer unicamente a vida do homicida que intencionalmente executa seu semelhante. Nm. 35:33

* Não aceita como expiação a vida do inocente em lugar do culpado. Ez. 18:20

* Declarou que a alma que pecar essa morrerá. Ex. 32:32-33

* Não cobre o ímpio com a justiça do justo. Ez. 18:20 ultima parte.

Considerando também que:.

* A morte do Messias (Yeshua) foi planejada por satanás.

* A morte do Messias (Yeshua) foi considerada pela igreja cristã primitiva como sendo um homicídio. Atos 2:23; 7:52

Considerando todos os dados acima mencionados só podemos concluir que o ritual da páscoa conforme ensinado e praticado pela igreja cristã em nossos dias trata-se de uma exaltação a satanás, inocentando-o do homicídio praticado no Calvário e atribuindo a responsabilidade do mesmo ao Eterno.

Não estamos dizendo com isso que todos que até o momento seguem essa tradição cristã estejam perdidos, pois, à semelhança de Abraão entenderam de maneira errônea a determinação do Eterno. Mas assim como Abraão mudou de proceder tão logo o Senhor lhe mostrou o que deveria realmente fazer, nós também precisamos mudar de proceder tão logo o Eterno nos mostre a verdade, pois a partir daí não mais seremos inocentes.

Shalom!

Leia mais: http://www.profeciasbiblica.com/estudo/pascoa-judaica-x-pascoa-cristã/