Eclésia + Ágora:
A etimologia da palavra igreja.
Eclésia + Ágora:
A etimologia da palavra igreja.
A Ágora é um termo grego para designar um grande espaço, uma praça especifica onde se realizava ali os negócios de mercado. Portanto, podemos dizer que era o mercado ateniense.
A Eclésia é um termo grego que significa assembleia. A eclésia ateniense ganhou mais força e representatividade no governo de Sólon (no século VI a.C), quando todos os cidadãos passaram a ter direito de participar dela. Na eclésia os cidadãos tomavam decisões relativas aos assuntos políticos, em praça pública como, por exemplo, na ágora. Ah, não esquece que não era todo mundo cidadão ateniense, hein? Mulheres, estrangeiros e escravos jamais participaram de uma eclésia. O homem acima de 18 anos, deveria ser filho de pais atenienses para ser considerado cidadão.
Podemos com toda a certeza dizer que Jesus pregava em lugares abertos, sua "Eclésia" (reuniões -assembleias) eram realizadas em "ágora" (grande espaço) Mateus.5:1.14:15.
Além do mais o templo físico que fora feito por Salomão, fora profetizado por ele, que não ficaria pedra sobre pedra. Mateus.24:1-2.
E por outro lado a figura do templo físico significava ele mesmo na sua morte. João.2:19-21.
A igreja de Cristo também tem a mesma características dita no assunto acima, todos tem que ser da mesma família, onde o cabeça da igreja é Jesus. Mateus.10:25. O Espírito Santo é quem ensina todos nós. João.14:26.
Nada de templo físico ou monte para o adorar, adora - lo só em espírito e em verdade. João.4:20-24 Nem poderá ter algumas pessoas se dizendo líderes, com hierarquia eclesiástica. Mateus.20:25-28.
Nota: O nome Eclesiastes é uma tradução da palavra hebraica
koheleth, que significa “aquele que convoca uma assembleia” ou simplesmente um pregador.
(David Bezerra de Melo)