Espíritos guias, guardiões, espírito vagantes, alma penada e etc. Tudo isto são doutrinas de demônios.

Espíritos guias, guardiões, espírito vagantes, alma penada e etc. Tudo isto são doutrinas de demônios.

 Pelo Cooperador do evangelho: David Bezerra de Melo

 

Para termos uma ideia de qual grande é a mentira dessa crença coletiva, enganada por espíritos malignos.Mas para isto devemos  primeiro conhecer a raiz etimológica da palavra  "espírito".

 A Etimologia da palavra espirito no latim:

A palavra espírito tem sua raiz etimológica do Latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro", mas também pode estar se referindo a "*alma", "coragem", "vigor" e finalmente, fazer referência a sua raiz no idioma PIE *(s)peis- (“soprar”) *alma no sentido de intelecto.

 Originário do vocábulo latino spiritus, está intimamente relacionado ao verbo spirāre, que implica a ação de soprar como parte da respiração do corpo.

 Etimologia de espírito no grego:

 A palavra grega peûma, -atos, significa «sopro, vento, ar», «sopro divino, espírito» e «Espírito Santo». Foi adaptada ao português como pneuma, substantivo masculino que ocorre como termo especializado da filosofia (cf. Dicionário Houaiss)

 A Etimologia da palavra espirito em hebraico:

 O termo hebraico רוּחַ (ruah ou ruach – grego pneuma), geralmente traduzido por “espírito” nas traduções bíblicas mais conhecidas, significa literalmente “vento“, “sopro” ou “respiração“.

 No texto hebraico da Bíblia, a palavra original traduzida por “espírito” é “rúah” (sendo que o “r” faz som como em “barata”). Na Bíblia de Jerusalém explica-se que a palavra “ruah designa o ar em movimento, seja sopro do vento (Êxodo 10:13; Jó 21,18), seja o que sai das narinas (Gênesis 7:15).

 Quando lemos o texto de Gênesis. 2:7 que diz: Então o SENHOR modelou o ser humano do pó da terra, feito argila, e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente. kja

 Para entendermos melhor vamos a Eclesiastes. 12:7 que diz: O pó retorne à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o concedeu. kja

Repare que o sopro de Gênesis não se repete em Eclesiastes.

Aí é que entra toda a confusão. Por que a palavra hebraica usada para este fim, foi "Ruach ou Ruah." Que  significa etimologicamente: "Respiração", "Sopro", "vento." Mas ninguém sabe porque os tradutores não traduzem está palavra na sua raiz etmologica. Mas as traduzem por espírito, no caso de  Eclesiastes. O que está dizendo de fato, é que o foi o sopro (fôlego de vida) que subiu para Deus que o concedeu ao homem.

 Não um espírito, que virou um ser desencarnado, com consciência, (alma) como pensam a maioria das pessoas desinformadas da verdade, se afundando em mentiras e doutrinas de demônios.

Jesus falou que na ressurreição, note bem, seríamos como os anjos, nada antes disso teríamos uma aparência de corpo desencarnados, com consciência (=alma), alma penada, espírito vagante e etc. Mateus 22:30.

 Mateus 22:31-32.Versículo 31. E, quanto à ressurreição dos mortos, será que vocês nunca leram o que Deus disse? Ele afirmou: Versiculo 32. “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.” E Deus não é Deus dos mortos e sim dos vivos.(ntlh)

Repare que nos versículos citados acima, ele fala que Deus é Deus de vivos não de mortos. A primeira coisa que vem na mente é que todos então estariam vivos, mas na verdade o que Eles disse, está se referindo a sua presciência divina sobre o que irá acontecer na ressurreição. Veja em

Colossenses 3:3-4 que diz: Pois Morretes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4 Quando Cristo, que é a vossa vida, for manifestado, também vos manifestareis com Ele em glória. kja

 Mesmo que Paulo fala em geral num sentido figurado de ressurreição com base nesta vida, que devemos desapegar dela, ele também aponta para a uma ressurreição futura dos mortos, ele mostra que nossa vida quando morremos (tanto para o mundo, como para o futuro) está escondida no Messias em Deus.

 E quando Ele se manifestar, (sentido apontando para um acontecimento futuro) ou seja, quando voltarmos com Ele estaremos já num corpo glorioso assim como os anjos.

 Agora analise comigo, se nós ao morrermos, estaremos todos no sono da morte aguardando a ressurreição,  dos mortos,de onde vem então está mentira, de que estaremos com consciência após morte, e que a pessoa vira um espírito desencarnado?Repare o que estão dizendo este versículos abaixo! Lucas.11:31-32. João. 5:28-29. 6:39-40,44,56.

 Então, de onde vem está ideia de que existem aqueles que morreram e se tornaram guardiões?

 Para você ter uma ideia, nos céus é o oposto da terra, os anjos do céu nunca tiveram um corpo humano ou seja, são seres incorpóreos, invisíveis. Não só os bons, e sim também aqueles que se rebelaram contra o todo poderoso.

 Apocalipse.12:7-1O. E os humanos, tem um corpo ( no qual se converte em pó) visível, não somos espíritos, possuímos um "sopro" que um dia volta para Deus. E quando é falado de "espírito humano," tem haver com cognição e volição. Alguns versículos para confirmar essa verdade:

 Jó.34:14-15. Versículo 14. Se Deus quisesse, poderia fazer voltar para si o fôlego, a respiração da gente;

 Versículo 15. então todas as pessoas morreriam juntas, no mesmo instante, e voltariam de novo para o pó. (ntlh)

 1 Coríntios. 2:11-13. Versículo 11.Quanto ao ser humano, somente o espírito que está nele é que conhece tudo a respeito dele. E, quanto a Deus, somente o seu próprio Espírito conhece tudo a respeito dele.

 Versículo 12. Não foi o espírito deste mundo que nós recebemos, mas o Espírito mandado por Deus, para que possamos entender tudo o que Deus nos tem dado.

 Versículo 13. Portanto, quando falamos, nós usamos palavras ensinadas pelo Espírito de Deus e não palavras ensinadas pela sabedoria humana. Assim explicamos as verdades espirituais aos que são espirituais. (ntlh)

 2 Coríntios.4 Versículo 13. Assim está escrito: “Cri, por isso declarei!” Com esse mesmo espírito de fé, nós igualmente cremos e, por esse motivo, falamos(kja)

 2 Coríntios 11:3-4 Versículo 3.Entretanto, receio que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, também a vossa mente seja de alguma forma seduzida e se afaste da sincera e pura devoção a Cristo.

 Versículo 4. Porquanto, se alguém vos tem pregado um Jesus que não é aquele que ensinamos, ou se recebeis um outro espírito, que não o Espírito que creio, terdes recebido, ou ainda um evangelho diferente do que tendes abraçado, a tudo isso muito facilmente, tolerais. (kja)

 2 Timóteo 1:7 Porquanto, Deus não nos concedeu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. (kja)

 Colossenses.2:5. Porquanto, apesar de estar fisicamente distante de vós, estou convosco em espírito, e me sinto feliz ao verificar que estais vivendo em plena ordem, e como está firme a vossa fé em Cristo. (kja)

 Estes anjos que se rebelaram contra Deus, tentam cada dia mais enganar com suas doutrinas, nos últimos tempos, eles farão vocês crerem nas suas mentiras, assim como esta, de que há guardiões, entidades espirituais que estão protegendo vocês, e que você deve sacrificar alguma coisa para eles.

 1 Timóteo 4:1 O Espírito Santo afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns se desviarão da fé e darão ouvidos a espíritos enganadores e à doutrina de demônios. kja

 Mesa dos demônios, não tenha comunhão com eles.

 1 Coríntios 10:20 Não! Quero enfatizar que o que os pagãos sacrificam é oferecido, isto sim, aos demônios e não a Deus. E não quero que tenhais qualquer comunhão com os demônios. 21 Não podeis beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios. Não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. 22 Ou desejamos provocar os ciúmes do Senhor? Porventura somos mais fortes do que Ele? kja

 

Espero que tenha gostado e entendido o assunto.

 

Até a próxima.

David Bezerra de Melo.