A serpente do Edem era um réptil?

A serpente do Édem era um réptil


Bom, irei começar este estudo com uma afirmação e uma pergunta. O Deus supremo do universo criou todas as coisas para ele,  poderia ele burlar as leis da física, como a lei da gravidade? sabemos que nada é impossível para Ele, Ele até poderia burlar algo no nosso ambiente terreno, mas com que finalidade Ele faria isto? então porque as pessoas leem Gênesis.3:1-  1 A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos, que Yahweh Deus havia feito. E aconteceu que ela questionou com a mulher: “Então foi isto mesmo que Deus falou: ‘Vós não podeis comer nenhum dos frutos das árvores do jardim?’ e acha que Deus colocou habilidades mental em um animal irracional, como alguns que se dizem estudiosos bíblico sugerem. Na terra existem dois tipos de animais, os racionais e os irracionais . Então,uma vez que Deus fez isto, foi com a mula de Balaão, mas, pare para pensar, ouve astucia,ou acuidade mental? (ou nitidez da mente, engloba a memória, o foco, a compreensão e a concentração. À medida que envelhecemos, esses fatores começam a decair naturalmente). Ele simplesmente fez com que ela falasse,assim como um papagaio que imita os sons, mas nunca teve ciência alguma do fato ocorrido, pois o mesmo não tem raciocínio próprio, diferente da serpente apresentada como metáfora por Moisés.

Os Significado dos termos - Astúcia e Metáfora:

Astúcia s.f. (substantivo feminino) Habilidade de enganar; esperteza, manha, sagacidade. Qualidade de quem age de modo a buscar benefícios e vantagens às custas de outras pessoas; ardil. Característica da pessoa astuta, ardilosa, velhaca. [Por Extensão] Comportamento de quem é travesso ou traquinas; traquinice. (Etm. do latim: astutia.ae).

Metáfora substantivo feminino ESTILÍSTICA•LINGÜÍSTICA
designação de um objeto ou qualidade mediante uma palavra que designa outro objeto ou qualidade que tem com o primeiro uma relação de semelhança (p.ex., ele tem uma vontade de ferro, para designar uma vontade forte, como o ferro).


A serpente apresentada no Edem, não era um animal parecido com os outros, ele era diferente parecido mais com o homem, nenhum animal terrestre seja ele domestico ou selvagem tem astucia,acuidade mental,intelecto. Mas como uma serpente poderia ter habilidades mentais?  Por outro lado temos uma serpente com pernas e falante como diz o sistema religioso,e ainda dizem que ela foi possuída. Mas,nas visões de João na ilha de Pátmo, que relacionou no sentido metafórico o ''dragão'' como ''a antiga serpente''. representando o próprio opositor, caluniador, inimigo. Veja:  Apocalipse.12:3-4,7, 9,13,16-17 - 13:2.4,11,13- 20:2. Nas escrituras as coisas que se passaram é dada como exemplos  para se alertados nos dias atuais. Romanos.5:14 - 1 Corintios.10:6,11- Hebreus.9:23-24.

A partir deste versículo a serpente virou um animal rastejante,antes não era ?

’Gênesis 3:14 Então Yahweh Deus determinou à serpente: “Porque fizeste isso, és maldita entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o teu próprio ventre, e comerás do pó da terra todos os dias da tua vida.

No texto acima temos mais uma metáfora, ou seja, o astucioso,enganador e mentiroso foi punido como se fosse uma cobra,ou seja, o ''Dragão, a antiga serpente'', nunca vai conseguir vencer uma batalha contra o Altíssimo, seu simbolo de autoridade foi ameaçado, sempre vai se rastejar. A serpente citada no texto é um réptil que sempre rastejou, não começou a rastejar  naquele momento. Gênesis.1:25,30.- 25 Deus fez, portanto, todas as feras selvagens segundo suas espécies, os rebanhos domésticos conforme suas espécies, répteis, e todos os demais seres vivos, cada qual de acordo com sua espécie. E observou Deus que isso era bom.30 Também dou a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a todos os répteis da terra, e a todas as criaturas em que há fôlego de vida, todos os vegetais existentes, como mantimento e sustento!” E assim aconteceu. 31Então Deus contemplou toda a sua criação, e eis que tudo era muito bom. Houve, assim, a tarde e a manhã: esse foi o sexto dia. 


A árvore nas escrituras também é uma metáfora de um ser que pensa:

Gênesis. 2:17. Salmos 1:1-3.37:35. 104:16. Isaías.7:2.10:33,34. 44:23. 56:3. Ezequiel. 17:24. Daniel.4:11-27. Mateus 3:10. 12:33. Judas.1:12.

A cobiça significa o desejo pelo fruto da árvore. Que fruto você acha que ela comeu e deu?

Gênesis 3:6-7- Quando a mulher observou que a árvore realmente parecia agradável ao paladar, muito atraente aos olhos e, além de tudo, desejável para dela se obter sagacidade, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que estava em sua companhia, e ele igualmente comeu. 7 Então os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus...(* kja) 

Se analisarmos com cuidado os versículos citados acima, podemos observar que o fruto,a arvore,o comer, está tudo num sentido metafórico. No verso 7 prova que houve sagacidade (houve malicia,manha) quando perceberam que estavam nus.  

Nota: A descendência de Adão, só foi contada através de Sete que ficou no lugar de Abel. E Caim ?

Gênesis.5:3 Quando Adão completou cento e trinta anos, gerou um filho à sua semelhança, como sua imagem, e lhe deu o nome de Sete. (*kja)

Jesus explica sobre isto na parábola do Joio e do trigo: duas sementes diferentes. Mateus.13:24-30, 36-43.

A serpente representa o adversário: 2 Coríntios.11:2-3 Apocalipse.12:9. 20:2

A árvore da vida representa: o Messias Jesus. Gênesis. 3:22. Apocalipse. 22:14,19.

(* kja) Versão: King James Atualizada.


A serpente do Edem era um réptil?

Explicando as metáforas nas escrituras.


Entenda! Muitas das figuras descritas nos livros da Bíblia não são literais, mas são expressões do ponto de vista de um autor que tenta aproximar a visão ao seu entendimento.

Nas bases do que vamos discorrer aqui, durante este texto, quero enfatizar que Gênesis é um livro similar ao Apocalipse, pois ambos são revelações. Sendo que o Apocalipse revela o futuro e Gênesis, o passado. Em ambos os casos, os autores dos livros não são contemporâneos ao tempo em que eles narram os fatos. O livro do Apocalipse foi escrito por João e Gênesis por Moisés. Assim como o dragão do Apocalipse não é literal, a serpente de Gênesis também não é.

Moisés conviveu com a cultura egípcia desde o seu nascimento. Ele descreveu em Gênesis sobre a serpente como figura de autoridade que ele via em faraó.

Jesus foi figurado também como símbolo de autoridade. A serpente carnal matava, mas a serpente de bronze representando Jesus curava. Nem por isso Jesus passou a ser figurado como um ser maligno.

João 3:14 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.(* kja)

O próprio cajado, jogado no chão, e transformado em serpente, era Deus dando à Moisés autoridade sobre faraó. Deus está dando o entendimento a Moisés conforme sua mente Cultural Em êxodo.

Todo ser com autoridade sobre a terra, faz menção do bem e do mal, e representa a parte maligna da serpente, sua sagacidade, astúcia e poderio.

Bom … sabendo disso, pense na figura de um faraó e veja se ela se parece com o que este texto descreve.

Ezequiel 28:13 Estiveste no Éden, Delícia, jardim de Deus; as mais lindas e perfeitas pedras preciosas adornavam a tua pessoa: sárdio, topázio, diamante, berilo, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e outras. Seus engastes, guarnições e outras jóias eram feitos com ouro puro; tudo foi preparado para ti no exato dia em que foste criado. 14 Além disto, foste também ungido como querubim guardião; afinal, foi precisamente para essa função que Eu te designei. Estiveste também no Monte Sagrado de Deus e caminhavas entre pedras resplandecentes. 15 Naquele tempo eras perfeito e irrepreensível em teus sentimentos e atitudes, desde o dia em que foste criado, até que se observou malignidade em ti. (* kja)


A serpente do Edem era um réptil

Explicando as metáforas nas escrituras.


Esse é um texto que faz uma metáfora sobre o que estava no meio do jardim do edem. ainda em sua condição de querubim da guarda. Então, encontramos aqui uma figura sábia, adornado com ouro e pedras preciosas… veja se isso se parece com um faraó… alguém imponente, recheado de adornos de ouro e pedras preciosas, o o tornava reluzente e com autoridade.

A também aqueles cristãos céticos que dizem que estas passagens acima não fazem alusões ao personagem que tentou Eva. Outros versículos que fazem uma metáfora ao ser do Edem é Isaías.14:3-23 aqui ele faz menção à algo reluzente, por isso o nome em latim Lúcifer, não está se referindo ao seu nome, e sim seu estado físico figurado à algo reluzente. como o querubim de Ezequiel.28. Além do mais podemos constatar que foram retirado dos originais, o nome dessa ''serpente' que estava no edem, na intenção de criar uma crença limitante em que muitos estão. Não entrarei nesta questão para não esticar mais o assunto.

Em Gênesis 2:9 podemos ler que a Árvore da Vida ficava ao lado da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal e que, ambas, ficavam no meio do jardim. Isso mostra que a "serpente" via Deus se relacionando com o homem, sem sair da posição em que ele deveria estar como querubim da guarda.E é exatamente aí que ele seduz o homem ao pecado. E, talvez, essa tenha sido a razão deste querubim ter sido expulso de sua posição de anjo de luz, porque ele tocou na criação que Deus mais amava. E Deus prova isso com seu plano de salvação à sua criação.

João 3:16 Porque Deus amou o *mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (* kja)

Entenda Deus amou o mundo *ekomeni, e não o aion. Em outras palavras: o mundo do trigo, e não do joio.

Ele foi revelado à nós por que nos ama, e esse amor por nos fez com que pecado desse ex anjo de luz viesse a ter um peso de condenação eterna.

(* kja) Versão: King James Atualizada.


Até a próxima. David Bezerra de Melo.