Analisando o  capitulo18  do evangelho de  Mateus

Analisando o  capitulo 18  do evangelho de  Mateus

Assuntos que o sistema religioso

não quer que você saiba

Mateus.18:1 ao 14

Versículo 1  NAQUELA mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus?

Observamos neste versículo que,as dúvidas dos discípulos,(alunos)nada mais é que as dúvidas de muitos hoje em dia,é o que as pessoas se pergunta a si mesmo ,será que Deus vai me escolher para exercer um cargo eclesiástico? Ou seja no intuito de ser maior do que os outros no reino dos céus.

Versículo 2  E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles,

A resposta de Jesus aos seus discípulos foi quando ele chama o menino. Na verdade ele quis dizer,que naquele menino não havia astúcias,malicias,falsidades,e nem arrogâncias,e sim havia humildade e simplicidade de criança,e sua dependência, pela qual Deus a agrada.

Versículo 3 E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.

Será que somos convertidos de fato em nossos corações, como um menino? Ou somos cheios de malicias, arrogâncias, astucias,

e falsidades com nós mesmo e com o nosso próximo? Lembrando que, se não nos tornarmos como um menino,não poderemos entrar, e nem  ser reinado por Cristo Jesus,no seu reino que veio do céus  em nossas vidas.

Versículo 4 Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.

Com estas palavras, Jesus descartou qualquer hierarquia e cargos,assim como títulos no sistema religioso,tanto de sua época com também nas atuais,Jesus sabia muito bem que sempre houve

malicias, astucias, arrogâncias e falsidades,com o desejo do homem concernente as posições eclesiástica. E lembrou que todo aquele que se tornar dependente e humilde como um menino, esse é o maior no seu reino.

Versículo 5 E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe.  Jesus faz uma comparação da humildade de seus pequeninos,com uma criança,dizendo quem o recebe em seu nome,estará recebendo a ele próprio,neste caso  ele estava se referindo as boas novas do reino,que seria pregado pelos seus discípulos (alunos)em todo o mundo.

Versículo 6 Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.

Quantas pessoas dentro do sistema religioso, hoje em dia estão enganando e levando os pequeninos a serem escandalizados, por causa do querer se dar bem,visando os seus próprios interesses e querendo engordar mais e mais, as suas contas bancarias usando o nome  do nosso Senhor Jesus Cristo,por outro lado muitos dizem ser Cristãos,mas dão um mal exemplo de conduta para com o mundo,trazendo escândalos para o evangelho de Cristo,e até as coisas do mundo eles estão trazendo para dentro do evangelho,mas você reparou o que Jesus disse,para estes que cometem tais escândalos?  

Versículo 7  Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!

Jesus adverte a todos os seres humanos, dizendo que é inevitável que os escândalos venham,por isso vemos os escândalos dentro do sistema religioso,homens sem pudor,imorais,e as mudanças de doutrinas trazendo as tradições do mundo para dentro dos templos que dizem ser de adoração,devemos fazer uma analise dentro de nós mesmo,para vermos se estamos cometendo algum escândalo. Quantas pessoas cometem escândalos,só pelo fato de querer se colocar numa posição que acham  ser de superioridade a do seu próximo,assentado em cadeiras que julgam ser de honra e se enchem de privilégios,deixando a humildade de menino,para querer se tornar lideres,ou galgar uma posição que acham ser de hierarquia dentro do sistema religioso.  E tem muitos  acham que isto é normal,não é escândalo,e você o que acha?Leia a resposta  no versículo 4 deste mesmo capitulo. Mas ai daquele que comete tal escândalo.

Versículos 8 e 9  Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.

E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.

Jesus nos adverte e faz uma analogia que não se deve crer no homem exterior,mas devemos ter domínio sobre nossos próprios membros,lançando fora todos os desejos que nos traz escândalos,e ainda nos alertou que devemos ser cautelosos,para não sermos lançados no fogo eterno, e do inferno.

Versículo 10 Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus.

Ora que poderá desprezar os pequeninos, a não ser aquele que se julga superior a eles,e que não pertence a esta classe de pessoas? Podemos então reparar que, as pessoas que não pertence a  esta classe,são: o mundo dos ímpios,e os que se acham superiores dentro do sistema religioso.

Versículos 11 - 14  Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido.Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou? E, se porventura achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove que se não desgarraram. Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca.  Nesta passagem Jesus faz outra analogia, entre ele e um pastor de ovelhas, dizendo que, o maior prazer do pastor foi naquela que se desgarrou. E você está desgarrado (a) por causa dos escândalos do sistema religioso,ou por causa dos prazeres do mundo?Saiba que Jesus está te procurando e se porventura ele te encontrar terá o imenso prazer de telo (a) de volta,por que o desejo do nosso pai,é que nenhum de seus pequeninos se perca,por isso é que ele veio para salvar o que se havia perdido. Ora, Jesus se referiu a classes dos pequeninos,e você em que classe se encontra?dos pequeninos, ou dos que se dizem ser superiores ou  daqueles que querem galgar posições e hierarquia eclesiástica? Pense!  Que Deus continue nos iluminando, para entendermos qual seja a boa e agradável vontade dele.      

                                      Até a próxima   David Bezerra de Melo - 14-05-2012                                                

Abasteça seus conhecimentos com mais: