O QUE É REALMENTE TER A MENTE DE CRISTO? 1 Coríntios.2:16

O QUE É REALMENTE TER A MENTE DE CRISTO?

1 Coríntios.2:16


Bom, Ter a mente de Cristo, ou se preferir, ter a mente do Messias Jesus. É conhecer a verdade, e saber que só ele te liberta das mentiras do sistema religioso. Mas o que vemos por aí são pessoas que já receberam o conhecimento da verdade da graça de Deus, e consequentemente se mostram impacientes com os demais que ainda não receberam essas verdades. Ora, a tempo para tudo debaixo do céu.

Eclesiastes 3: 1. TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. 2. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou.

Em contra partida vemos que uma vez recebemos estas verdades confirmadas nas escrituras, e que ninguém nos forçou a isto no nosso tempo de ignorância, e o próprio Espírito de Deus nos ensinou com mansidão. E porque devemos usar de agressividade com quem ainda está sobre influências do sistema religioso? Ou somos espirituais ou carnais?

Gálatas 6: 1. IRMÃOS, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. 2. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. 3. Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. 4. Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro. 5. Porque cada qual levará a sua própria carga.

Se não suportamos uns aos outros onde fica o espírito de mansidão é o amor?

Efésios 4: 2. Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.

Se Deus suporta até hoje os vasos de ira, como não devemos suporta-los? Sabemos que estão no erro, mas, não sabemos por certo se são vasos de ira. Não devemos julgar antes do tempo.

1 Coríntios 4: 5. Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz..... luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.

Romanos 9: 20. Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? 21. Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? 22. E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; 23. Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,

Repare nos versículos abaixo que essa grande casa citada pelo apóstolo Paulo pode ser interpretada como "corpo de Cristo" que existe no reino de Deus gerado pela pregação do evangelho.

Timóteo 2: 20. Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. 21. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.

O evangelho faz sombra para todos os tipos de aves do céu, ou seja, no céu voam aves limpas e sujas.

Mateus 13: 31. Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; 32. O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.

Marcos 4: 30. E dizia: A que assemelharemos o reino de Deus? Ou com que parábola o representaremos? 31. É como um grão de mostarda, que, quando se semeia na terra, é a menor de todas as sementes que há na terra; 32. Mas, tendo sido semeado, cresce; e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra.

Entretanto, podemos interpretar que homens corruptos de entendimentos, (Aves sujas) se aproveitam da sombra do evangelho para se beneficiarem, juntamente com os sinceros de corações.(aves limpas) Existe as heresias, para que os sinceros se manifestem.

1 Coríntios 11: 19. E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.

Então, se nessa casa existem vasos de desonra e heresias, temos que se purificar, nos conservar, para não se tornarmos desonrados como eles. Nunca devemos ficar teimando com eles para aceitar nossas teses,temos que falar, mas, se não nos ouvir devemos deixá-lo de lado, porque sabemos que o homem natural não compreende as coisas do Espírito. E só irão conhecer se o Espírito o quiser revelar, para isso temos que ter certeza que temos a mente de Cristo, que sempre deve suportar tudo em amor.

1 Coríntios 2: 6. Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; 7. Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; 8. A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. 9. Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. 10. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. 11. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. 12. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. 13. As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as  coisas espirituais com as espirituais. 14. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 16. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

1 Coríntios 13: 4. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 5. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6. Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 7. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo conhecimento, desaparecerá; 9. Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; 10. Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. 11. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 12. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. 13. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Entenda, não estamos nesse estudo dizendo que não devemos denunciar e combater contra as heresias e apostasias, devemos sim, desmanchar as mentiras do sistema religioso, assim como Jesus fez e nos mostrou como deveríamos fazer. Se não quiserem ouvir devemos sacudir o pó dos nossos pés, e sairmos adiante deles. A casa pode ser interpretada como uma mente individual, e a cidade pode ser interpretada como um grupo que não querem receber o verdadeiro evangelho. Porque eles se parecem com uma cidade murada, assim são as suas mentes. E Jesus nos aconselha a sermos simples como a pomba e prudente como as serpentes e inofensivos como as pombas.

As vezes estamos atuando como pessoas insensatas, ao invés de sermos simples e prudentes. Batemos nas mesmas teclas, porque se os corações deles estão endurecido, somos nós os mortais que iremos amolecer?

Mateus 13: 14. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis. 15. Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. 16. Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. 17. Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.

Mateus 15: 7. Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: 8. Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. 10. E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei: 11. O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. 12. Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram? 13. Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada. 14. Deixai-os; são cegos condutores de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.

Romanos 11: 7. Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos. 8. Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje. 9. E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, e em tropeço, por sua retribuição;  10. Escureçam-se-lhes os olhos para não verem, e encurvem-se-lhes continuamente as costas.

Quem deu o espirito de profundo sono e endureceu os corações foi Deus, devemos resistir a vontade dele? Mas faremos sim conforme a reta justiça, sempre pela reta justiça, não mais pela dispensação da lei, mas pela graça e misericórdia.

João 7: 24. Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.

Porque este trabalho é do Espírito de Deus; somente ele nessa dispensação da graça que convence o homem do seu caminho errado, nós só devemos anunciar a verdade do Messias Jesus. Não somos nós que convencemos ninguém.

João 16: 8. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. 9. Do pecado, porque não crêem em mim; 10. Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; 11. E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

Devemos rejeitar as questões loucas e sem instruções e que produzem contendas, devemos instruir com mansidão. Para vermos se eles se arrependam e despertam. O restante quem completa é o Espírito de Deus.

2 Timóteo 2: 23. E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. 24. E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; 25. Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, 26. E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.

Há muitas outras passagens que mostram contra várias atitudes de negligência e falta de paciência com as pessoas que não chegaram ao patamar de glória que nos foi revelado. Mais é de glória em glória, não pela nossa ansiedade insignificante.

2 Coríntios 3: 14. Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento o qual foi por Cristo abolido; 15. E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. 16. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. 17. Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. 18. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.


Quando o véu for tirado assim como foi tirado o nosso, eles também serão transformados de glória em glória. Então devemos só informa as verdade do evangelho que nos foi proposta, e restante Deus os revelará. 

Até a próxima! 

David Bezerra de Melo.