O EXTREMISMO E A ETIMOLOGIA BÍBLICA: NÃO EXISTEM DEMÔNIOS? 

O EXTREMISMO E A ETIMOLOGIA BÍBLICA: NÃO EXISTEM DEMÔNIOS?


Quem mais pregou sobre a graça de Deus nas escrituras do que Paulo?

E, ele diz em 1 Timóteo 4:1-5 O Espírito Santo afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns se desviarão da fé e darão ouvidos a espíritos enganadores e à doutrina de demônios... 2 sob a influência da hipocrisia de pessoas mentirosas, que têm a consciência cauterizada. 3 São líderes que proíbem o casamento e ordenam a abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ações de graças pelos que são fiéis e estão bem firmados na verdade. 4 Pois tudo o que Deus criou é bom, e, nada deve ser rejeitado, se puder ser recebido com ações de graças. 

Nos versos de Timóteo.4:1 diz que, são "espíritos enganadores,'' o sujeito da frase são os: " os espíritos enganadores e seus ensinamentos de demônios." Não está no sentido só de almas ou pessoas, mas, no sentido de que essas são influenciadas por esses tipos de pessoas,que usam os ensinamentos de demônios. Veja no verso 2,3 do mesmo citado acima. Observação: Cauterizar: *o mesmo que congelar, paralisar a mente ao ponto de não permitir que a pessoa tenha raciocínio próprio, está como que drogada, não consegue pensar corretamente. Quando alguém sofre uma amnésia e não consegue firmar sua mente, tem um apagão na mente cauterizada.

O que diz a etimologia do termo espírito: em Gênesis.2:7 que o sopro de vida dado ao homem o torna alma vivente, e o pó retorne a terra e o sopro volte para Deus. dito em Eclesiásticos.12:7. O "espirito" em hebraico transliterado é "Ruah", e significa: sopro divino, fôlego divino. No grego transliterado "Pneuma" com a mesma equivalência do hebraico. 

O termo grego  transliterado para demônio é "daimom" que significa: divindade, espírito, no plural daemones. É um tipo de ser na mitologia grega, assim como "Jinn"  "gênios" da mitologia árabe. O nome no latim é "daemom," de onde veio o vocábulo "demônio" em Português.Seu temperamento liga-se ao elemento natural ou vontade divina que o origina. Não se fala em "bem" ou "mau". Um mesmo daemon pode apresentar-se "bom" ou "mau" conforme as circunstâncias do relacionamento que estabelece com aquele ou aquilo que está sujeito à sua influência.

No plano teteológico os gregos falavam de eudaemon (εὐδαίμων, eu significando "bom", "favorável")e cacodaemon (κακοδαίμων,kakos significando "mau"): por isso, a palavra grega que designa o fenômeno da felicidade é Eudaimonia (εὐδαιμονία). Ser feliz para os gregos é viver sob a influência de um bom daemon. A palavra "daímôn", da qual se originou o termo demônio, não era, na Antiguidade, tomada à parte má, como nos tempos modernos. Não designava exclusivamente seres malfazejos, mas todos os Espíritos, em geral, dentre os quais se destacavam os Espíritos Superiores, chamados de Deuses, e os menos elevados, ou Demônios propriamente ditos, que se comunicavam diretamente com os homens. 

No livro de Jó no antigo testamento, há relato que um espírito conversou com Jó, e esse afirmou que Deus achou em seus anjos insensatez.

Jó 4:13 Em meio aos sonhos alarmantes da noite, quando cai sono profundo sobre os seres humanos, 14 temor e tremor se apoderaram da minha alma e fizeram.estremecer todos os meus ossos. 15 Um espírito, como um sopro, passou ante meu rosto e senti todos os pelos do meu corpo arrepiarem-se imediatamente. 16 Ele parou, mas não consegui identificá-lo. Um vulto se pôs diante dos meus olhos em meio ao silêncio, e escutei uma voz suave, que me indagava: 17 ‘Pode um ser mortal ser perfeitamente justo diante de Deus? Pode o ser humano se conservar puro em seus caminhos sob o olhar do Criador? 18 Se Deus não deposita confiança em seus próprios servos, percebe-se erro em seus anjos e os julga por insensatez, 19 quanto mais aos que habitam em casas de barro, cuja fundação está no pó, e são esmagados mais facilmente que uma traça! 20 Entre o raiar do dia e o pôr-do-sol são exterminados; perecem para sempre sem que sejam sequer notados. 21 A vida dos seres humanos se acaba como uma tenda que desmancha ao simples arrancar de uma de suas cordas, e morremos sem termos conquistado a sabedoria! * (Kja)

Em Hebreus.1:7 podemos entender mais sobre este assunto:

Quanto aos anjos, Ele afirma: “Ele faz dos seus anjos ventos, e dos seus servos, labaredas de fogo”.(kja) Entendemos que a expressão, ''faz dos seus anjos ventos,'' se refere ao seres incorpóreos,(invisíveis),''labareda de fogo'' que se refere no texto, aponta para os seres Corpóreos (visíveis,seres humanos), como a própria palavra se refere a ''uma chama de grande proporção,'' e que também no sentido figurado significa:*Força de um sentimento; ardor, impetuosidade, intensidade. Entendemos que nós os servos, somos motivados por uma força de sentimento,ardor,impetuosidade,e intensidade, quando se trata de proclamação do evangelho de Cristo (Messias) Jesus.

Nós somos compostos de Tricotomia: corpo, alma e espírito. Sendo que em geral todos os espíritos foram criados por Deus. Os de aparências corpórea, os humanos, assim como os incorpóreos, os anjos tanto caídos ou não. Colossenses.1:15-17.15 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação; 16 porquanto nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou dominações, sejam governos ou poderes, tudo foi criado por Ele e para Ele. 17 Ele existe antes de tudo o que há, e nele todas as coisas subsistem. (kja)

Paulo se referindo aos seres incorpóreos (invisíveis) e corpóreos (visíveis,seres humanos),disse que se estes vierem anunciar um evangelho diferente do que foi pregado por ele, seja amaldiçoado. Em Gálatas.1: 8 -9 - 8 Contudo, ainda que nós ou mesmo um anjo dos céus vos anuncie um evangelho diferente do que já vos pregamos, seja considerado maldito! 9 Conforme já vos revelei antes, declaro uma vez mais: qualquer pessoa que vos pregar um evangelho diferente daquele que já recebestes, seja amaldiçoado! 

Nossa luta não é contra os seres humanos dito em Efésios.6:12.12 Porquanto, nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. *(Kja) Novamente vemos claramente os termos, "dominadores", "força", e "príncipes."

1 Coríntios 10:19 Sendo assim, o que estou querendo dizer? Será que o sacrifício oferecido a um ídolo significa alguma coisa? Ou o ídolo tem algum valor? 20 Não! Quero enfatizar que o que os pagãos sacrificam é oferecido, isto sim, aos demônios e não a Deus. E não quero que tenhais qualquer comunhão com os demônios. 21 Não podeis beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios. Não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. *(Kja)

E podemos terminar dizendo que antes e depois da cruz, os demônios ainda operam influenciando pessoas. Nada neste sentido mudou na dispensação de graça. Atualizado em 25/06/2021


 *Bíblia: King James Atualizada. *Dicionário Online de Português 

Até a próxima !

David Bezerra de Melo

Abasteça seus conhecimentos com mais: