O Fariseu e o Publicano: Lucas 18: 9 ao 14

O Fariseu e o Publicano: Lucas 18: 9ao 14

E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:

Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.

O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.

Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.

O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!

Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado. Lucas 18:9-14 


A parábola do fariseu e do publicano Jesus contou para confrontar homens que confiavam em si mesmos e por se considerar justos desprezavam os outros.

As palavras do fariseu é semelhante às palavras de todo religioso que faz algo pra se aparecer e através das suas obras se julgam mais santos que os demais homens . Observem a oração do sujeito ,ele agradece a Deus porque ele não é como os demais homens, roubadores injustos e adúlteros , e ainda se exalta dizendo que jejua e dar dizimo de tudo que possuem.

Encontra partida o publicano de cabeça baixa sem nem ao menos levantar a cabeça aos céus, batia no peito e pedia a Deus pra ter misericórdia dele por ser pecador.

Infelizmente há religiosos que agem como o fariseu dessa parábola , se exaltam pq se julgam mais santos por realizar alguma coisa ,,,por fazer parte de uma grande denominação e possuir um cargo lá e tal acham que podem menosprezar os outros,,,parece que não sabem que qualquer um que a si mesmo se exalta será humilhado.

Jesus termina a parábola deixando claro que o fariseu não recebeu justificação porque se exaltou por suas obras , mais o publicano que pediu a misericórdia do Pai por ser pecador foi justificado.