Analisando 1 Coríntios 14:1-25 versículo por versículo.

Analisando 1 Coríntios 14:1-25 versículo por versículo.

Nota do autor: Neste estudo trabalho com duas versões: king James atualizada (kja) e a versão, nova tradução na linguagem de hoje, (ntlh) para poder explicar mais detalhadamente, os assuntos de maior relevância.

 1 Coríntios 14 do 1 ao 25

 Entenda, a igreja de Coríntios era na visão apurada de Paulo, uma igreja carnal e crianças na fé do Messias.(fé Cristã)

 Confira em 1 Coríntios 3:1-3 que diz:

 Versiculo 1, Na verdade, irmãos, eu não pude falar com vocês como costumo fazer com as pessoas que têm o Espírito de Deus. Tive de falar com vocês como se vocês fossem pessoas do mundo, como se fossem crianças na fé cristã. (ntlh)

Versiculo 2, Tive de alimentá-los com leite e não com comida forte, pois vocês não estavam prontos para isso. E ainda não estão prontos, (ntlh)

Versículo 3, porque vivem como se fossem pessoas deste mundo. Quando existem ciumeiras e brigas entre vocês, será que isso não prova que vocês são pessoas deste mundo e fazem o que todos fazem? (ntlh)

 Vamos  começar o  analise?

 Versiculo 1. Segui o caminho do amor e exercei com zelo os dons espirituais; contudo, especialmente o dom de profecia. (Kja)

 Explicação do versículo 1:

Cuidado, com a interpretação do dom de profetizar, não é a interpretação correta quando se trata de Deus usar alguém como usava os profetas no ministério antigos da lei.

Mas hoje no sentido de  dom de divulgar a palavra em público.

 Senão, as palavras de Jesus, se tornariam mentirosas, quando ele disse sobre o fim dos profetas da lei, e da própria lei.

 Confira em Lucas 16:16 A Lei e os Profetas profetizaram até João. Dessa época em diante estão sendo pregadas as Boas Novas do Reino de Deus, e todos tentam conquistar sua entrada no Reino.(kja)

 Entenda, que as escrituras, é um livro

que contém profecias divina, se nós estamos disseminando a palavra, então, estamos 'profetizando', no sentido etimológico da palavra. Vamos a ela:

Profetizar

Verbo transitivo direto e intransitivo

Disseminar (espalhar) a palavra de Deus.

Etimologia (origem da palavra profetizar). Do latim prophetizare.

 Etimologia. A palavra em português Profeta origina-se da palavra grega προφήτης (prophétes), seu significado vindo de advogar ou discursar em público.

 A versão ntlh, mostra isto com clareza, ela não usa a palavra 'profetizar.'

 1 Coríntios 14:1 Portanto, esforcem-se para ter amor. Procurem também ter dons espirituais, especialmente o de anunciar a mensagem de Deus.(ntlh).

 Versículo 2 . Porquanto quem se expressa em uma língua estranha, não fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o compreende, pois em espírito fala mistérios.  (Kja)

 Explicação do versículo 2: 

Bem, ao lermos este texto, de primeira vista, parece que o emissário Paulo, está dando ênfase ao falar em línguas assim como pensam em algumas denominações, mas se analisarmos com cuidado, veremos que, quem fala as verdades secretas é o Espírito Santo, ou seja, os segredos dos corações podem ser revelados (Kja)

 Veja, estes mesmos textos na versão da linguagem de hoje:

 1 Coríntios 14:2 Quem fala em línguas estranhas fala a Deus e não às pessoas, pois ninguém o entende. Pelo poder do Espírito Santo ele diz verdades secretas. (Ntlh)

 Entenda, se o Espírito santo diz verdades secretas, é porque,

tem que haver uma interpretação no que foi dito, outros idiomas humanos, é uma língua estranha para nós, se não for a nossa nativa. Mas o Espírito sabe todos seus  significados e os segredos dos homens.

 Versículo 3. Entretanto, quem profetiza o faz claramente para edificação, encorajamento e consolação de todas as pessoas.

 Explicação do versículo 3.:

Ora, quando se lê quem profetiza, vem logo na mente dos religiosos, "és meu servo, que falo contigo," "Ouvi igreja!" e depois fala em línguas como glossolalia em psicopatologia. Mas abaixo veja a explicação destes termos.

 Mas não é isto que Paulo está tentando dizer, e sim usando a palavra na sua forma etmologica, que é 'discursar em público', usada na forma grega. Repare que ele disse, edificação, encorajamento e  consolação, para todos presentes, sendo usado num idioma que se entendam.

 Versículo 4. Quem fala em uma determinada língua a si mesmo se edifica, mas quem profetiza edifica a Igreja.

Explicação do versículo 4:.

Paulo fala de uma determinada língua (idioma), não fala de glossolalia em  psicopatologia.

Veja o significado:

 Glossolalia

substantivo feminino

suposta capacidade de falar línguas desconhecidas quando em transe religioso (como no milagre do dia de Pentecostes).

 2. PSICOPATOLOGIA

distúrbio de linguagem observado em certos doentes mentais que creem inventar uma linguagem nova.

Veja se você entende, a glossolalia, vem te mostrar que é uma língua  estranha como no dia de pentecoste, por outro lado se não haver intérprete, é uma psicopatologia. Um distúrbio observado em doentes mentais.

 Esta língua, edifica a si mesmo, no caso a pessoa fica alegre por ser usado desta forma, mas quem 'dissemina a palavra,' edifica a igreja: 'profetiza'.

 Versículo 5 Gostaria que todos vós falásseis em línguas, todavia, muito mais que profetizásseis. Quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que as interprete para que toda a comunidade receba a palavra que edifica.

 Explicação do versículo 5:.

O apóstolo (emissário) Paulo, fala que gostaria que todas, falassem em línguas, não como a  glossolalia ou a psicopatologia, e sim como foi no pentecoste tendo intérprete, que no caso foi o Espírito Santo, na pregação de Pedro, ele falava na sua própria língua, mas quem o ouvia, ouvia na sua língua nativa, e assim se sucedeu por toda a igreja primitiva.

 Quem dissemina a palavra,a ensina, exponhe seus conhecimentos em público, é mais importante do que aquele que fala em línguas, mas  este deve saber o significado do que está falando, para que todos que estão reunidos receba edificação.

 Versiculo 6. Portanto, irmãos, se eu for até vós falando em línguas, que benefício vos trarei, se não vos falar por intermédio de revelação, ou de conhecimento, ou de profecia, ou, ainda, de ensino? (KJA)

 Explicação do versículo 6:

Entendeu? Paulo fala que,  falando em línguas, não trás benefício nenhum, mas pela revelação, expondo o seu conhecimento, ou pela, palavra explanada, e pelo ensino dela, é o correto.

 Versículo 7. Até mesmo considerando objetos sem vida, mas que produzem sons, tais como a flauta ou a harpa, como alguém poderá reconhecer a música que está sendo tocada, se os sons formados por elas não forem distintos? (Ntlh)

 Versículo 8. E mais, se a trombeta não emitir um som claro e correto, quem se preparará para a batalha?

9 Da mesma maneira vós, se com a língua não pronunciardes sons que se podem entender, como se compreenderá o que dizeis? Pois estareis como que jogando palavras ao vento.

 Explicação dos versículos 7, 8 e 9:.

Ora, o emissário Paulo, mostra nestes versículos, uma comparação de que  falar em línguas sem interpretação, é como uma pessoa tocar um istrumento, que podem produzir sons mas se esse não der as notas corretas, ninguém poderá reconhecer a música e nem se preparar para a batalha. Em outras palavras, é como se essas  pessoas estivem perdendo seu tempo, falando uma lingua que não se entende.

 Versículo 10. Realmente, há diversos idiomas no mundo; contudo, nenhum deles é sem sentido.

 Explicação do versículo 10. 

Confirmando o que o emissário Paulo disse:

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ethnologue em 2021, existem 7.139 idiomas no mundo! Somente os países do continente asiático e africano possuem 62% das línguas faladas ao redor do globo. Fonte: Ethnologue 2021.23 de jul. de 2021. Sendo que nenhum deles sem sentido, como a glossolalia na psicopatológia.

 Versículo 11. Porém, se eu não entendo a língua na qual alguém está falando comigo, então quem fala essa língua é estrangeiro para mim, e eu sou um estrangeiro para ele. (ntlh)

 Explicação do versículo 11:

Se você não tem nenhum conhecido em inglês, e um americano vier falar contigo, você vai estranhar o que ele está dizendo, e ele não vai te entender também. Ambos estão falando em línguas sem intérprete.

 A palavra estrangeiro nos vem do latim através do francês étranger, de étrange, que corresponde ao latim extranèus, a, um', o que é de fora, estranho.

 Versículo 12 .  Assim igualmente vós. Visto que estais desejosos por exercer os dons espirituais, procurai amadurecer naqueles que produzem edificação para todo o Corpo de Cristo.

 13 Sendo assim, aquele que fala em uma língua, ore para que possa interpretá-la corretamente.

 

Explicação do versículo 12 e 13: 

Reparou o que Paulo quis dizer? Se Você quer exercer os dons, tem que amadurecer nos que produzem edificação, não confusão, não glossolalia e psicopatologia. Se você quer falar em uma língua, fale, mas deve pedir a Deus para interpretá-la. Ou senão procure um curso para aprender um idioma.

 Versiculo 14. Porque, se eu orar em línguas estranhas, o meu espírito, de fato, estará orando, mas a minha inteligência não tomará parte nisso. (ntlh)

 Explicação do versículo 14: 

Uma interpretação errônea feita pela sistema religioso, é achar que Paulo, está dando ênfase ao falar em línguas, como eles pensam, e agen como glossolalia na  psicopatologia.

mas ele está dizendo ao contrário, o espírito ( sua consciência, entendimento da forma, que acha correto) ora, mas sua inteligência ( mas o que é correto não faz parte do que está fazendo) não toma parte disto.

 Versículo 15. Diante disso, o que fazer então? Orarei com o espírito, mas ao mesmo tempo com a mente; cantarei com o espírito, mas igualmente com a razão.

 Explicação do versículo 15: 

O que se deve fazer, simples, orarei com a consciência (espírito) mas ao mesmo tempo com a mente, no sentido de um conhecimento correto, (Razão) cantarei com a consciência e igualmente com a razão. Excluí de uma vez por todas a glossolalia em psicopatologia.

Versículo 16. Se você dá graças a Deus em línguas estranhas, como é que uma pessoa simples, que estiver na reunião, poderá dizer “amém” à oração de agradecimento que você fez? Ela não vai conseguir entender nada do que você está dizendo. (ntlh)

 17 É possível que estejas dando graças muito bem, mas o teu semelhante não está sendo edificado.

 Explicação dos versículos 16,17.:

 Digamos que você falou em línguas, graças a Deus em inglês, que quer dizer: 'thank God,' ou em alemão: 'Gott sei Dank.'

Ou em Russo:Слава Богу!! >Slava Bogu

sendo que uma pessoa simples, não vai entender o que você disse, como ele pode afirma 'assim seja!', ou 'e verdade!' Que é o 'amém,' agradecendo a Deus pela oração que você fez.  É possível que estejas certo no que está fazendo, mas a pessoa do seu lado, não foi em nada edificado.

 

Versículo 18  Dou graças a Deus por falar em línguas mais do que todos vós.

 Explicação do versículo 18:

Paulo não está falando de glossolalia em psicopatologia, ele está afirmando que ele era poliglota, falava mais de um idioma. E agradeceu a Deus por ter esse dom, mesmo que adquirido pelos estudos.

 

Versículo 19 No entanto, na igreja, prefiro comunicar cinco palavras compreensíveis, a fim de orientar os meus semelhantes, do que falar dez mil palavras em uma língua estranha.

 20 Irmãos, não sejais infantis em vossa maneira de pensar. Porém, quanto ao mal, sede como as crianças, contudo, adultos quanto ao entendimento.

 Explicação dos versículos 19, 20:

Ele prefere falar cinco palavras que se entenda, que falar em dez mil  palavras em alguns idiomas, ou também como glossolalia em  psicopatologia.

Prova que falar línguas desconhecida, é coisa infantil na maneira de pensar, porém se for a respeito de mal, sejamos como crianças, neste caso inocentes, mas que os coríntios deveriam ser adultos nas compreensão destas coisas, não com intendimento Infrutífero.

 Versículo 21 Pois está escrito na Lei: “Por meio de homens de outras línguas, e por intermédio de lábios de estrangeiros, falarei a este povo, todavia, mesmo assim, eles não me ouvirão”, diz o Senhor.

 22 Desse modo, as línguas são um sinal, não para os crentes, mas para os incrédulos. A profecia, entretanto, não é um sinal para os não crentes, mas para todos os cristãos.

 

Explicação dos versículos 21,22:

 Ora, Paulo usa um trecho da lei, para mostrar aos coríntios que o Espírito Santo, usou de maneira extraordinária para falar com o povo, através de lábios estrangeiros, ou seja o 'falar em línguas'. Mesmo sendo este sinal para eles, eles não ouvirão a mensagen da graça, sendo que os Coríntios achavam que era um sinal para os crentes, sendo que  era para os incrédulos. Mas o dom de anunciar a palavra de Deus, é para todos os cristãos.

 Versículo 23 Se, portanto, toda a igreja se reunir num lugar e todos falarem em línguas, e entrarem pessoas não instruídas ou descrentes, por acaso não dirão que estais loucos?

 Explicação do versículo 23:

 A igreja de Coríntios estavam fazendo esse tipo de coisa. Não podemos esquecer que, era uma advertência de Paulo contra esse tipos de erros cometidos por eles.

Todos já estavam em transe religioso em atos de glossolalia em psicopatologia. E se o descrente entrar não dirá que estão todos loucos.

 24 Mas, se todos profetizarem, e alguém incrédulo ou não instruído entrar, será por todos convencido de que é pecador e por todos será julgado.

 25 Os segredos do seu coração se tornarão manifestos. E assim, prostrando-se, rosto em terra, adorará a Deus, testemunhando que, em realidade, Deus está entre vós!

Explicação dos versículos versículo 24,25: 

Ora, se todos anunciar a palavra de Deus, e o segredo do seu coração for revelado, ele será convencido que é um pecador, e será julgado pelo que ouvir. E assim fará, colocará seu rosto em terra, a adorará a Deus, e vai testemunhar  que Deus está entre vós.

 Espero que tenham gostado e entendido o assunto.

 

Bíblias usadas: king James atualizada (kja)

Nova tradução na linguagem de hoje (ntlh)

 

Eu sou David Bezerra de Melo, um forte abraço e até a próxima!